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"A Grande Fita"

Texto do 1º ato, 3º quadro, "A Grande Fita". Tem carimbo do Museu Carlos Machado.
Título atribuído. Cópia manuscrita.

"A Ilha Sonora", 3º número

Documento com o "guião" do 3º número de "A Ilha Sonora". Os textos são intercalados com a indicação dos separadores musicais/sonoros e dos nomes dos colaboradores. Algumas das folhas têm colados os recortes do jornal com os artigos a ler. Não foi apurado a que número do jornal "A Ilha" correspondem nem a data de emissão. Engloba textos Camilo de Melo, Manuel Maria de Melo, Edgardo Nicolau Rodrigues, Pina Leal, Oliveira San-Bento, Carreiro da Costa, Agnelo Casimiro e Luís Bernardo Leite de Ataíde. Apresenta notas da secção "A Ilha feminina", de Manuel Inácio de Melo do sector da caça e recortes com "Anedotas" da rubrica "A Ilha Alegre".
Título formal. Cópia datilografada com anotações manuscritas e recortes de imprensa.

"A Ilha radiofónica", nº 2

Capa que contém dois documentos incompletos que correspondem ao segundo número de "A Ilha radiofónica" ou "A Ilha Sonora". Entre os textos datilografados estão anotados os nomes dos colaboradores que os leem, indicando separadores entre eles com momentos musicais ou gravações. Integra este número textos de Luís Bernardo leite Ataíde, entrevista de Carreiro da Costa ao mestre António Moniz, a reportagem "Raparigas do Tabaco" de António Horácio, "Um Poema Diferente" do colaborador Virgílio Filipe, entre outros. Alguns dos textos não constam nos documentos.
Estava programado que este número de "A Ilha radiofónica" fosse emitido a 17 de agosto de 1944, tendo sido adiado e emitido entre 19 e 26 de agosto.
Um tem carimbo do Museu Carlos Machado. As folhas estão machadas e apresentam marcas de oxidação.
Título formal. Cópias datilografadas.

"A bordo do Lima"

Capa com com texto do 2º quadro, "A bordo do Lima", do 1º ato. Na folha de capa indica o nome da peça com 3 atos, autoria de texto e da música e identifica o quadro e ato do texto. Regista, também, os quadros dos 3 atos: 1º ato, "Fundo do Mar" e "Bordo do Lima"; 1º ato, "Redação" e "Central"; 3 º atos, "Furnas", "Fantasia" e "Apoteose de Sto. Cristo". No canto superior esquero tem as iniciais de José Barbosa. Tem carimbo do Museu Carlos Machado. Apresenta manchas.
Título formal. Cópia manuscrita.

"Amor que morre"

Unidade de instalação que consiste num caderno com texto da peça "Amor que morre" de Manuel Francisco Tavares Barbosa. Integra personagens como "Maria Luísa", "Rapariga", "Júlia", "Seabra" e "Eduardo". O documento é uma cópia manuscrita com capa e 2 folhas com notas datilografadas com a autoria, título e a data de 1963. Esta data que poderá ser a data de publicação da peça. As folhas estão numeradas e soltas da encadernação. Apresentam marcas de oxidação devido ao uso de agrafos.
Título formal.

"As Cartas Anónimas"

Unidade de instalação que consiste num caderno com o texto da comédia em 1 ato, "As Cartas Anónimas" de Manuel Francisco Tavares Barbosa. A lista de personagens e o início do ato estão datilografados. Tem carimbo do Museu Carlos Machado. A data indicada poderá ser a data da publicação.
Tem marcas de oxidação pelo uso de agrafos. As folhas estão descoladas da lombada.
Título formal. Cópia manuscrita.

"Bota Abaixo Duplicados"

Capa que contém documentos com textos de diálogos e versos de momentos musicais dos diferentes quadros e cenas. Apresentam manchas e vincos.
Título formal. Cópias datilografadas.

"Contra-regra da Revista Bota Abaixo"

Contra regra dos 1º e 2º atos. Apresenta manchas e vincos. Tem carimbo do Museu Carlos Machado.
Título formal. Cópia datilografada com anotações manuscritas.

"Lanterna Mágica", 1º ato, 2º e 3º quadros

Capilha com textos do 1º ato: 1º quadro, "A bordo do Lima", e 2º quadro, "Na hora da chegada". Tem carimbo do Museu Carlos Machado.
Título atribuído. Cópia manuscrita.

"Lanterna Mágica", contra-regra

Documentos da contra regra dos 1º e 3º atos. A capilha tem vincos, manchas e as margens danificadas. Os documentos estavam fixados à capilha por "pins" metálicos e apresentam-se com vincos. Têm carimbo do Museu Carlos Machado.
Título formal. Cópias datilografadas.

"Lanterna Mágica", diálogos e versos

Textos com diálogos e versos. Têm marcas de oxidação devido à estrutura metálica da capa onde se encontravam.
Título formal. Cópias datilografadas.

"Manta de Retalhos", 1º e 2º atos

Documentos que dizem respeito aos 1º e 2º atos. Era uma unidade de instalação de origem que consistia numa capa com estrutura metálica muito oxidada que fixava os 5 documentos. Estavam unidos e diferenciados uns dos outros por "pins" metálicos. Folhas em maus estado, com machas, vincos e marcas de oxidação.
Título atribuído. Cópias datilografadas e manuscritas.

"Na Agência Geral de Turismo"

Documentos com versos e diálogos do quadro "Na Agência Geral de Turismo". Têm carimbo do Museu Carlos Machado. Apresentam manchas e vincos.
Título formal. Cópias manuscritas.

"Nas Furnas"

Caderno que contém texto do 1º quadro, "Nas Furnas", do 3º ato. As folhas estavam agrafadas de forma a criar um caderno. Apresentam marcas de oxidação. Tem carimbo do Museu Carlos Machado.
Título formal. Cópia manuscrita.

"Nas mãos da Mentira"

Caderno formado por folhas alinhavadas com diálogos da 1ª, 2ª 2 3ª cenas. A última página tem colada diálogo e versos "Alma Açoreana". O papel tem algumas manchas e vincos. Noutros documentos este texto surge sob a designação de "No jardim da Fantasia"
Título formal. Cópia datilografada.

"No Cabaret dos Sonhadores"

Caderno criado por folhas que foram alinhavadas. Integra texto do 3º ato, "No Cabaret dos Sonhadores". Papel com machas e vincos.
Título formal. Cópia manuscrita.

"O Amor chegou de comboio"

Unidade de instalação que consiste num caderno com o texto da comédia, com 1 ato, "O Amor chegou de comboio" da autoria de Manuel Francisco Tavares Barbosa. Integra as personagens "Luís", "Jorge", "Lili" e "Bonifácio". O documento é uma cópia manuscrita com capa e folha inicial datilografadas com a autoria, título e a data de 1964 que poderá ser a data de publicação da peça.
O documento tem carimbo do Museu Carlos Machado.
Título formal.

"O Marido de Duas Mulheres"

Unidade de instalação que consiste numa capa com 4 documentos incompletos com diálogos das diferentes cenas. A capa tem carimbo da Biblioteca do Museu Carlos Machado.
Várias folhas têm vincos, marcas de oxidação pelo uso de agrafos e margens danificadas.
Título formal. Cópias datilografadas.

"O Namoro à Açoreana"

Cena de rua do 1º quadro do 2º ato. Tem anotado: "passado a limpo". Uma das páginas tem uma colagem com parte do texto. O papel apresenta manchas e as margens estão vincadas. As folhas estão alinhavas de modo a criar um caderno.
Título formal. Cópia manuscrita.

"O País da Graxa"

Capa com textos incompletos, indicando o número de atos, autoria do texto e música e data. Papel machado, com margens danificadas e marcas de agrafos. A capa apresenta marcas de oxidação.
Título formal. Cópias datilografadas com anotações manuscritas.

"Papel de Fagundes"

Texto sobre o papel da personagem "Fagundes" do 1º ato, 2º quadro, "Dentro da Praça", cena I, "Fagundes e Pintassilgo". As folhas foram cortadas a meio no sentido horizontal e alinhavadas de modo a formar um pequeno caderno.
Título formal. Cópia manuscrita.

"Pontos nos is" - abertura da revista para baixo

Maço criado na origem que contém 17 partituras para violino da revista "Pontos nos is" [de José Barbosa de 1965]. Música de Manuel Rui das Neves. Partituras: Abertura; "Tento na Bola" - marcha brasileira; "Miss Carnaval" - marcha brasileira; "Moliendo Café" - samba; "Sertanejo" - marcha brasileira; "Coco e Banana" - samba-marcha; "Na Fonte"; "Chitas" - marcha popular; "Fado Falado"; "Mini-saia e Chaile e Lenço" - twist; "Rapariga e Calças" - fox; "Criadas" - marcha popular; "Amor Cigano" - tango; "Campónios"; "O Soldado que regressa" - fado-marcha; Ave Maria"; "Fado da Saudade"; "Os Bens" - tango; "Adeus" - marcha da apoteose final. Têm inscrições manuscritas de origem e carimbo do Centro de Documentação do Museu Carlos Machado e número antigo de inventário.
Documento originais manuscritos. Título atribuído.
As partituras estão unidas uma fita de nastro e entre duas folhas de cartolina que tem escrito "Aguas Passadas" e "Violino".

"Pontos nos is" - abertura da revista para trompete

Maço criado na origem que contém 16 partituras para trompete da revista "Pontos nos is" [de José Barbosa de 1965]. Música de Manuel Rui das Neves. Partituras: Abertura; "Tento na Bola" - marcha brasileira; "Miss Carnaval" - marcha brasileira; "Moliendo Café" - samba; "Sertanejo" - marcha brasileira; "Coco e Banana" - samba-marcha; "Na Fonte - dueto; "Chitas" - marcha popular; "Fado Falado"; "Mini-saia e Chaile e Lenço" - twist; "Rapariga e Calças" - fox; "Criadas" - marcha popular; "Amor Cigano" - tango; "Campónios"; "O Soldado que regressa" - fado-marcha; "Os bens" - tango. Têm inscrições manuscritas de origem e carimbo do Centro de Documentação do Museu Carlos Machado e número antigo de inventário.
Documento originais manuscritos. Título atribuído.
As partituras estão unidas uma fita de nastro e entre duas folhas de cartolina que tem escrito "Aguas Passadas" e "Trompete".
Algumas páginas manchadas.

"Pontos nos is" - abertura da revista para violino

Maço criado na origem que contém 17 partituras para violino da revista "Pontos nos is" [de José Barbosa de 1965]. Música de Manuel Rui das Neves. Partituras: Abertura; "Tento na Bola" - marcha brasileira; "Miss Carnaval" - marcha brasileira; "Moliendo Café" - samba; "Sertanejo" - marcha brasileira; "Coco e Banana" - samba-marcha; "Na Fontes; "Chitas" - marcha popular; "Fado Falado"; "Mini-saia e Chaile e Lenço" - twist; "Rapariga e Calças" - fox; "Criadas" - marcha popular; "Amor Cigano" - tango; "Campónios"; "O Soldado que regressa" - fado-marcha; Ave Maria"; e, "Fado da Saudade". Têm inscrições manuscritas de origem e carimbo do Centro de Documentação do Museu Carlos Machado e número antigo de inventário.
Documento originais manuscritos. Título atribuído.
As partituras estão unidas uma fita de nastro e entre duas folhas de cartolina que tem escrito "Aguas Passadas" e "Violino".

"Scena de Rua"

Textos com diálogos e versos respeitantes ao 1º ato, 2º quadro, "Scena de Rua".
Título formal. Cópias manuscritas.

"Águas Passadas, 2º arranjo"

Unidade de instalação de origem [com título formal] que consiste numa capa com argolas metálicas que contém o texto da peça de teatro de revista "Águas Passadas". Contém, também, um conjunto de documentos com letras de momentos musicais. Alguns destes documentos aparentam ser de outras peças.
Cópias datilografadas e manuscritas.

Album 4

Unidade de instalação [com título atribuído] que consiste num álbum criado na origem por Vera Wladimirovna Pouritz (1905/1977), a 2ª mulher de Canto da Maya com quem casou a 13 de outubro de 1938.
As fotografias que integram este álbum dizem respeito a Vera Pouritz, e amigos, seja em viagem ou outras atividades de lazer, em época anterior à vida em comum com Canto da Maya.
A maior parte das fotografias estão recortadas, algumas têm indicação de nomes e datas. Algumas com pouca nitidez.

Contribuições industriais e multas

Unidade de instalação [com título atribuído] que consiste num dossier em mau estado de conservação, faltando a capa. Tem a estrutura metálica oxidada. O conjunto de documentos que continha, na sua grande maioria, são relacionados com os serviços de Finanças e da Previdência Social, como multas e indemnizações a funcionários.
Há documentos originais e cópias, impressos datilografados e manuscritos.
Os documentos foram retirados a estrutura metálica e acondicionados num envelope.

Copiador de correspondência remetida

Unidade de instalação criada na origem que consiste num caderno com cópias de cartas remetidas com textos completos e assinados. Alguns dos destinatários são Oliveira Machado Irmãos, José de Brito, Ferin, Mac Andrew and Sons e José Pereira Santo Amaro. Nas páginas centrais há variadíssimas referências a espécies botânicas: listas de plantas recebidas ou enviadas (?), nomes científicos, referências a catálogos. Na 1ª página: “Ernesto do Canto- Londres 15 de setembro de 1862 – custou (?) com os cadernos de papel de sobrecellentes – […]”.
O papel é muito fino que com o texto escrito muitas vezes a lápis muito claro dificulta a leitura.
Documento original manuscrito em português. Título atribuído.

Correspondência recebida de Amélia Adelaide de Castro

Contém 5 cartas que, na origem, foram alinhavadas, criando desta forma, um pequeno caderno. São escritas a partir de Lisboa com notícias sobre amigos e conhecidos. O papel está frágil na dobra devido à linha que unia os documentos em formato caderno. Apresenta, também, lacunas e alguns rasgos.
Título atribuído.

Deputados eleitos, mapas, referências bibliográficas (e outros assuntos)

Unidade de instalação de origem que consiste um envelope do Banco Comercial dos Açores com a identificação manuscrita “Apontamentos de Ernesto do Canto”. Estes, que foram agrupados em dois documentos compostos, consistem num vasto conjunto de registos dos deputados eleitos pelos Açores às Cortes Constituintes e por documentos com informação sobre um atlas manuscrito.
Título atribuído.

Despesas de funeral

Unidade de instalação criada na origem, consistindo em vários documentos alinhavados em formato livro. Estes documentos dizem respeito às despesas do funeral do filho André do Canto. Documento original manuscrito em português. Título atribuído.

Despesas de viagem a Lisboa, França [e outros], Ernesto e Margarida do Canto

Livro de notas com o registo da viagem efetuada por Ernesto e Margarida do Canto a Lisboa, França, Inglaterra, Alemanha, Bélgica e Holanda. Tem registos de gastos com hotel, barbeiro e cabeleireiro, charutos e acessórios vários como malas e escovas de cabelo. Também está anotado a despesa com refeições. Para além das despesas efetuadas, tem quatro páginas onde se registam alguns apontamento e recordações da viagem.
Documento original manuscrito em português. Título formal.
Ernesto do Canto escreveu um texto sobre esta viagem que integra a Série 4 - Apontamentos e textos de Ernesto do Canto com a cota PT/MCM/ECM/B/Q/4/10

Diálogos e versos

Unidade de instalação de origem que consiste numa capa à qual o documento estava unido através de uma fita de tecido. Consta de versos de momentos musicais e diálogos entre personagens como "Bolo Doce", "Vira Casacas", "Campónio", "Maria" e "Cavador".
Faltam as primeis 14 folhas e a número 26. Tem várias anotações manuscritas e rasuras no texto. Três folhas estão, propositadamente de origem, coladas no sentido vertical. Tem uma folha manuscrita sem indicação do número de página.
O documento apresenta manchas, vincos e marcas devido ao uso de furador.
Título atribuído. Cópia datilografada e manuscrita.

Diálogos e versos

Unidade de instalação de origem que consiste numa capara com textos de diálogos e versos de diferentes quadros e cenas.
Título atribuído.
Cópias datilografadas com anotações manuscritas.

Diário de despesas

Caderno com o registo de despesas realizadas entre 1942 e dezembro de 1947. As despesas estão discriminadas mensalmente. Documento original manuscrito em português. Título atribuído.

Duque de Bragança em Ponta Delgada

Pequeno maço com capilha criado na origem com o título: “nº 19. Papeis relativos à estada do Duque de Bragança em Ponta Delgada”. Contém correspondência e dois documentos, correspondendo à lista de nomes da Câmara Imperial de Sua Majestade e um esquema onde se representa os lugares destes nomes em redor das mesas numa sala de jantar. Documentos originais e manuscritos.
Título formal.

Lanterna Mágica, 1º, 2º e 3º atos

Textos dos 3 atos da peça. Encontrava-se numa capa com estrutura metálica muito oxidada, acabando por manchar as folhas. Algumas destas têm numeração no canto superior direito. Existem algumas colagens de excertos de folhas com partes dos textos.
Título atribuído. Cópia datilografada com anotações manuscritas.

Lanterna Mágica, revista em 3 actos

Texto com os 3 atos da peça. As folhas estão numeradas no canto superior direito segundo os atos e quadros, não sendo por isso uma numeração sequencial das folhas que se encontravam unidas em maço por "pins" metálicos. Papel manchado e com marcas de oxidação dos "pins" e de uma estrutura metálica que teve anteriormente. Tem carimbo do Museu Carlos Machado.
Título formal. Cópia datilografada.

Lanterna Mágica, revista em 3 actos

Texto da peça "Lanterna Mágica". Na folha de rosto indica a autoria dos textos (José Leite Barbosa), da música (Ilídio de Andrade) e "mise en scene" de Dr. Castanheira Lobo. Indica, também, que é uma revista 3 atos, 1 prólogo e 17 (?) quadros. Folhas numeradas no canto superior direito. Numa das páginas está colado um recorte com verso de Oliveira San-Bento com o título de "Saudar a Bandeira". As folhas têm marca de água: "Grahams Bank Post". Estão manchadas e danificadas na margem esquerda devido à oxidação da estrutura metálica da capa.
Título formal. Cópia datilografada com anotações manuscritas.

Livro de registo de receitas e despesas

Livro com o registo de receitas e despesas. Regista-se quantias recebidas e entregues, entre outros, a familiares como Maria Libânia, Rita, Ana Adelaide, Isabel Maria, Inês ou Emília Carolina (irmãs) e filhos Ernesto, Honorato e Eugénio.

Livro do Tombo de diversos morgados e propriedades de que he adeministrador Andre Diogo Dias do Canto e Medeiros

Livro do Tombo onde estão registados os morgados e propriedades de que André Diogo Dias do Canto e Medeiros é administrador.
Este Livro está subdividido:

  1. Alvará de Sua Majestade que Deus grande por onde confirmou o morgado que instituíram André Diogo de Medeiros e sua mulher D. Isabel do Canto e Faria em seu filho André Diogo Dias do Canto e Medeiros (1724-07-08);
  2. Título de instituição do morgado de André Dias de Medeiros e sua mulher Dona Isabel do Canto e Faria em seu filho André Diogo Dias do Canto e Medeiros (1724-07-24);
  3. Testamento de Margarida Pacheco de Sousa , viúva do Capitão André Dias d’Araújo (1724-07-24);
  4. Folha da 3ª da defunta Margarida Pacheco de Sousa (1724-08-01);
  5. Folha da meança da 3ª de Margarida Pacheco de Sousa (1724-08-02);
  6. Doação que fez Ana de Medeiros de Sousa e seu segundo Marido o Capitão João de Melo de Arruda em seu filho João Jacome Raposo (1724-08-05);
  7. Doação que fez a Madre Maria da Encarnação a sua irmã Ana de Medeiros e Sousa (1724-08-08);
  8. Doação que fez a Madre Inês de Jesus a sua irmã Ana de Medeiros e Sousa (1724-08-16);
  9. Folha das três legítimas de Ana de Medeiros de Sousa e das Madres Maria da Encarnação e Inês de Jesus (1724-08-16);
  10. Escritura e partilhas amigáveis entre o Capitão João Jacome Raposo e seu irmão o Capitão André Dias de Medeiros (1724-08-17);
  11. Testamento do Capitão André da Ponte de Sousa (1724-08-22);
  12. Doação que fez Dona Mariana do Canto e Faria a seu sobrinho André Diogo Dias do Canto e Medeiros (1724-08-23);
  13. Doação que fez Dona Mariana do Canto e Faria a seu sobrinho André Diogo Dias do Canto e Medeiros (1724-08-26);
  14. Doação que fez a Madre Úrsula de São José a seu irmão o Capitão André da Ponte d’Sousa (1724-08-28);
  15. Doação que fez a Madre Apolónia de São Bento a seu irmão o Capitão André da Ponte de Sousa (1724-09-18);
  16. Legitima da Madre Úrsula de São José (1724-09-23);
  17. Legitima da Madre Apolónia de São Bento [?] (1724-10-03)

Apesar de as folhas estarem em bom estado, a lombada está danificada e tem em falta a contracapa.

No País da Graxa, contra-regra

Pequena capa com a contra regra da peça, indicando a autoria do texto e da música, para além do número de atos. Tem carimbo do Museu Carlos Machado.
Documentos danificados com manchas, vincos e rasgos.
Título formal. Original datilografado com anotações manuscritas.

Papeis relativos à questão [?] Duarte Borges

Unidade de instalação criada na origem que consiste num envelope com o título: “Estão aqui papeis relativos á questão [???] Duarte Borges. Devido às lacunas no papel do envelope não é possível ler o título original na totalidade. O envelope também tem escrita uma mensagem a José Caetano onde se informa que se junta o requerimento. No verso, para além de anotações a lápis de números, tem: “Illmo. Snr. Comendador Joze Caetano Dias do Canto e Medeiros” e assinatura L(?) J. Caza. Tem 6 documentos, um dos quais refere no início a terra das Feteiras sobre a qual pende uma “demanda”; um outro com registo das rendas das terras dos Mosteiros de Duarte Borges. Documento original manuscrito em português. Título formal.

Post-Karten Album

Álbum, criado na origem, com postais ilustrados, enviados a Canto da Maya na sua grande maioria, mas há também para Ana Bicudo (tia materna) e outros. Têm temas diversos como pessoas, monumentos, paisagens e obras de arte. As datas de produção indicadas referem-se às balizas cronológicas encontradas nos postais. O álbum está em mau estado de conservação com as lombada danificada e folhas soltas. Tem capa.
Documento original impresso. Título formal.

Programas de peças de teatro e outros eventos

Unidade de instalação [com título atribuído] criada na origem que contém vários programas de peças de teatro e outros eventos, que na sua maior parte tiveram lugar no Teatro Micaelense, e com outros quatro documentos que não fazem parte desta tipologia. Os documentos estão apresentados seguindo a ordem cronológica dos eventos:

• La Revoltosa, Recita Extraordinaria, Companhia Hespanhola de Opera e Zarzuela, Theatro Michaelense, 28 de Dezembro de 1901
• El Dominó Azul, , Companhia Hespanhola de Opera e Zarzuela, Theatro Michaelense, 5 de Fevereiro de 1902
• Cinematographo-Biographo Maravilhosainvenção do grande engenheiro electricista EDISON, Teatro Michaelense, 19 d’Abril de 1902
• Sarau Litterario-Musical, Anthero de Quental, Anniversario do Nascimento do Poeta, Teatro Michaelense, 18 de Abril de 1903
• 1.º Concerto BENSAUDE, Teatro Michaelense, 28 de Abril de 1903
• 2.º Concerto BENSAUDE, Teatro Michaelense, 30 de Abril de 1903 (três exemplares)
• Tournée aos Açores e Madeira, Companhia Dramatica Composta de Artistas da Companhia ROSAS E BRAZÃO, Ponta Delgada, 26 de Maio de 1903
• M.R ALPHONSE, Companhia Dramatica Portuguêsa, A 1ª representação da peça em 3 actos, de Alexandre Dumas, filho, Teatro Michaelense, 30 de Maio de 1903 + COMMISSARIO BOM RAPAZ, A 1ª representação da comedia em 1 acto de J. Courtline, arranjo de Camara Lima
• CASA de BONECA, Companhia Dramatica Portuguêsa, A 1ª representação da peça em 3 actos, de Henri Ibsen, Teatro Michaelense, 31 de Maio de 1903
• DEMI_MONDE, Festa Artistica da actriz Lucinda Simões, A 1ª representação da peça em 5 actos, original de Alexandre Dumas, filho, Companhia Dramatica Portuguêsa, Teatro Michaelense, 1 de junho de 1903
• BLANCHETTE, Festa Artistica do actor Christiano de Sousa, Ultima e definitiva representação da peça em 3 actos de Brieux, Companhia Dramatica Portuguêsa, Teatro Michaelense, 3 de junho de 1903
• O AMIGO DAS MULHERES, Única representação da peça em 5 actos de Alexandre Dumas, filho, Companhia Dramatica Portuguêsa, Teatro Michaelense, 4 de Junho de 1903
• A Vida de um rapaz pobre, ÚNICA REPRESENTAÇÃO da peça em 5 actos e 7 quadros, original de Octavio Fenillet, Companhia Dramatica Portuguêsa, Teatro Michaelense, 2 de junho de 1903
• A Vida de um rapaz pobre, a pedido, ÚNICA REPRESENTAÇÃO da peça em 5 actos e 7 quadros, original de Octavio Fenillet, Companhia Dramatica Portuguêsa, Teatro Michaelense, 7 de junho de 1903
• A LAGARTIXA, Ultimo Espectaculo e Despedida da Companhia, Companhia Dramatica Portuguêsa, Teatro Michaelense, 8 de junho de 1903
• A Morgadinha de Valflôr, A primeira representação do drama em 5 actos, original do falecido escriptor Manoel Pinheiro Chagas, Companhia Dramatica Portugueza, Teatro Michaelense, 28 de janeiro de 1904
• Carnaval de 1904, Teatro Michaelense , 3 Grandiosos espectaculos de gargalhada, A Voz do Sangue, 14 de Fevereiro de 1904 e Á Procura do Badalo; À Pesca d’Um Marido, 15 de Fevereiro e O Genro do Caetano; O Genro do Caetano, 2ª representação, e a 3ª representação da Revista À Procura do Badalo, 16 de Fevereiro
• 2.º Concerto BENSAUDE, Teatro Michaelense, 7 de Abril de 1904
• Verdadeiro Acontecimento Theatral, Grandioso Espectaculo para todos os gostosa apresentação da COMPANHIA DE VARIEDADES de que faz parte a celebridade universal TORESKY, Teatro Michaelense. 12 de Novembro de 1904
• RECITA ANNUAL DOS ESTUDANTES do Lyceu Central, revertendo o seu producto a favor do monumento do GRANDE POETA Anthero de Quental, Teatro Michaelense, 2 de Dezembro de 1902
• TOURNÉE ANGELA PINTO, 5-A RECITA, 30 de Junho de 1905, A AVENTUREIRA + AMOR DE PERDIÇÃO, Domingo, 2, COMPANHIA DRAMATICA PORTUGUEZA, Teatro Michaelense
• TOURNÉE ANGELA PINTO, 6-A RECITA, AMOR DE PERDIÇÃO, COMPANHIA DRAMATICA PORTUGUEZA, Teatro Michaelense, 2 de Julho de 1905
• FESTA ESCOLAR dada pelas alumnas do Collegio de A. Francisco Xavier em Ponta Delgada, 1906
• PERALTAS E SECIAS, RÉCITA DE AMADORES em benefício das Associações de caridade de O SECULO XX e COZINHA ECONOMICA, Teatro Michaelense, 20 de Janeiro de 1906 (dois exemplares)
• CARNAVAL DE 1906, Grande Batalha de Flores, Campo de S. Francisco, DECRETO, 24 de Fevereiro de 1906 (não é programa de evento)
• A BONECA, Estreia da Companhia d’Opera Comica do Theatro D. Amelia, Teatro Michaelense, 26 de Maio de 1906 + A PERCICHOLE, 27 de Maio de 1906
• A PERICHOLE, da Companhia d’Opera Comica do Theatro D. Amelia, Teatro Michaelense, 27 de Maio de 1906 + OS 28 DIAS DE CLARINHA, a representação da opereta em 3 actos, 28 de Maio de 1906
• OS 28 DIAS DE CLARINHA, a representação da opereta em 3 actos de Raymund E Mars, musica de Victor Roger, Companhia d’Opera Comica do Theatro D. Amelia, Teatro Michaelense, 28 de Maio de 1906 + O SOLAR DOS BARRIGAS, 30 de Maio de 1906
• O SOLAR DOS BARRIGAS, Companhia d’Opera Comica do Theatro D. Amelia, Teatro Michaelense, 30 de Maio de 1906 + A CIGARRA, 31 de Maio de 1906 (dois exemplares)
• A CIGARRA, Companhia d’Opera Comica do Theatro D. Amelia, Teatro Michaelense, 31 de Maio de 1906 + A GRÃ-DUQUEZA, 2 de Junho de 1906 (dois exemplares)
• A GRÃ-DUQUEZA de GEROLSTEIN, Companhia d’Opera Comica do Theatro D. Amelia, Teatro Michaelense, 2 de Junho de 1906 + A BONECA, 3 de Junho de 1906 (dois exemplares)
• A BONECA, Companhia d’Opera Comica do Theatro D. Amelia, Teatro Michaelense, 3 de Junho de 1906 + TIM-TIM POR TIM-TIM, 4 de Junho de 1906 (dois exemplares)
• DECLARAÇÃO (documento com 3 versos e assinado com as iniciais impressas F.C e S.B., 6-6-906) – não é programa de evento.
• TIÇÃO NEGRO, Companhia d’Opera Comica do Theatro D. Amelia, Teatro Michaelense, 7 de Junho de 1906 + DRAGÕES DE VILLARS, 9 de Junho de 1906
• O PERIQUITO, Companhia d’Opera Comica do Theatro D. Amelia, Teatro Michaelense, 11 de Junho de 1906 + O SOLLAR DAS BARRIGAS, 13 de Junho de 1906
• BARBA AZUL, Companhia d’Opera Comica do Theatro D. Amelia, Teatro Michaelense, 14 de Junho de 1906 + Dragões de Villars, 15 de junho
• A CASTELLÃ, Estrêa da Companhia Dramatica, Theatro Michaelense, 9 de Janeiro de 1907
• O ADVERSÁRIO, Theatro Michaelense, 12 de Janeiro de 1907
• OS CASTROS, A representação da comedia em 4 actos, original do festejado escriptor Marcelino Mesquita, Theatro Michaelense, 13 de Janeiro de 1907 (dois exemplares)
• A CEIA DOS CARDEAES, Theatro Michaelense, 15 de Janeiro de 1907 + O PASSADIÇO. Ordem dos espectaculo – 1.º Passadiço, 2.º Ceia dos Cardeaes
• O GENRO DO SR. POIRIER, Companhia Dramatica Portugueza, Theatro Michaelense, 17 de Janeiro de 1907
• AMOR FUNESTO, Companhia Dramatica Portugueza, Theatro Michaelense , 20 de Janeiro de 1907
• OS VELHOS, Companhia Dramatica Portugueza, Theatro Michaelense, 22 de Janeiro de 1907 (dois exemplares)
• AS CALÇAS DA AUCTORIDADE, Companhia Dramatica Portugueza, Theatro Michaelense, 24 de Janeiro de 1907
• ARTE DE AGRADAR e A Ceia dos Cardeaes, Festa artística do actor Lagos dedicada à Academia de Ponta Delgada, Companhia Dramatica Portugueza, Theatro Michaelense, 20 de fevereiro de 1907 + Amanhã 5.ª feira 21 de fevereiro Festa artistica de Elvira de Jesus e Ferreira d’Almeida dedicada ao ex.mo sr. Commendador João de Mello Abreu
• SAPHO, Ultimo espectaculo, despedida da companhia, grandiosa festa em homenagem á distincta actriz Maria Falcão, Companhia Dramatica Portugueza, Theatro Michaelense, 24 de fevereiro de 1907 (dois exemplares)
• HYMNO do talentoso causídico Ex.mo Sr. Dr. José Bruno Tavares Carreiro oferecido pela filarmónica UNIÃO FRATERNAL ((não é programa de evento)
• TIM-TIM POR TIM-TIM, Companhia d’Opera Comica do Theatro D. Amelia, Theatro Michaelense, 4 de Junho (???)
• SECÇÃO telegraphica, Serviço especial d’A REPUBLICA (não é programa de evento).

Recortes de jornais

Maço [com título atribuído] constituído, na origem, por colagens de vários recortes de jornais sobre Canto da Maya e sua obra. São muitas as referências ao “Salon des Indépendants”. Incluí a colagem de uma carta datilografada dirigida ao escultor, datada de 15 de novembro de 1934, de Fernand Demeure. Deste maço faz parte, também, cópias de duas cartas dirigidas à mulher Mathilde (estas notas estão escritas por Canto da Maya nas cópias) em francês e assinadas por Ro[??] Rolland e por Pierre Mille. Há uma cópia de projeto de artigo (também nota de Canto da Maya) de Fernand Divoire. Contém quatro páginas o “Journal Officiel de la Republique Française” sobre a Exposição Internacional de Paris de 1937. Este documento tem as margens das páginas muito danificadas. Há algumas, poucas, anotações de Canto da Maya como numeração das folhas, alguma numeração romana e indicação de nome de uma peça . “A Noite”. As colagens estão feitas por ordem cronológica.
As datas indicadas são as balizas cronológicas dos vários documentos. Os recortes foram extraídos de títulos vários como: “A Ilha”, “Alerte”, “Art e les Artists”, “Aube”, “Beaux Amis”, “Beaux Arts”, “Bulletim des Musées de France”, “Concours Medical”, “Correio dos Açores”; “Correspondance Havas”, “Daily Mail”, “Dernières Nouvelles”, “Diário de Lisboa”, “Diário de Notícias”, “Écho de la Loire”, “Echo de Paris”, “Excelsior”, “Express du Midi”, “Figaro”, “Griffe”, “Journal Officiel de la Republique Française”, “Journal ou Midi”, “La Croix”, “L`Ámi du Peuple”, “L'Art Vivant”, “Le Crapouillot”, “Le Jounal des Debats”, “Le Petit Courier”, “Le Petit Parisien”, “Le Quotidien”, “L'Echo Oran”, “Les Heures de Paris”, “Les Mois”, “Les Temps”, “L'Intransigeant”, “Mercadore de France”, “Minerva”, “Miroir du Monde”, “Mobilier er Décoration”, “Nacion”, “Nouvelle Revue”, “O Comércio do Porto”, “O Diabo”, “O Fixe”, “O Século”, “Paris – Médical”, “Paris Midi”, “Paris Programe”, “Petit Marseilles”
“Petit Parisien”, “Politique Nouvelle”, “Progress National”, “Semaine a Paris”, “Victoire” e “Ville de Paris”.
O álbum A/6-1/3, também com recortes de imprensa, tem uma organização semelhante, e igualmente, sobre a obra de Canto da Maya.

Recortes de jornais

Unidade de instalação [com título atribuído] que consiste num álbum contendo colagens de vários recortes de jornais sobre Canto da Maya e sua obra. Há alguns recortes que apenas mostram imagens de obras, não estando acompanhados de texto. As colagens estão feitas por ordem cronológica e as folhas estão numeradas. As datas indicadas são as balizas cronológicas dos vários documentos. O maço A/6-1/1, também com recortes de imprensa, tem uma organização semelhante, e igualmente, sobre a obra de Canto da Maya. Os recortes foram extraídos de títulos vários como: "Action Française", "Action Française", "Ami du Peuple", "Amour de l'Art", "Bonsoir", "Comoedia", "Daily Mail", "Diáro de Notícias", "Echo de Paris", "Europe Nouvelle", "France", "Humanite", "Journal du Midi", "Journal", "La Liberté", "L'Air", "L'Árt et les Artistes", "Le Crapouillot", "New York Herald", "Oeuvre", "Paris Weekly", "Paris-Soir", "Paris-Soir", "Revue de l'Art", "Revue Française", "Semaine a Paris", "Soir" e "Temps". Na guarda tem uma anotação: “[???] Forestier - architete des Jardins de Paris – André [?] director do Musée Jeux de [?]. O álbum está em mau estado, com a lombada danificada e a capa solta.

Registo de contas

Livro com registos de contas entre os anos de 1833 e 1861. Os registos são referentes a quantias gastas com, por exemplo, calçado e quantias recebidas do pai, algumas vendas ou juros. Tem anotado no verso da capa, a tinta verde, uma inscrição manuscrita: “Livro das Tias Cantos. Irmãs de meu avô Ernesto.” O documento é original manuscrito.

Registos de receita e despesa

Livro com os registos de receitas e despesas a partir de 19 de maio de 1845, discriminadas por mês e ano. Documento original manuscrito em português. Título atribuído.

Vínculos

Unidade de instalação criada na origem que consiste em documentos alinhavados de modo a formar um caderno. São referentes a questões e contendas sobre vínculos, direitos, rendimentos e abolições. José Caetano surge como administrador e suplicante.

Álbum

Álbum, criado na origem, com postais ilustrados, sem correspondentes, com tema variados relacionados com a Ilha de São Miguel (Açores). Encontram-se paisagens, costumes, pessoas tais como Hintze Ribeiro, Teófilo Braga, Manuel de Arriaga e Antero de Quental. Está em razoável estado de conservação, mas com algumas manchas e desgaste na capa a lombada está, também, um pouco frágil.
Documento original impresso.

Álbum

Álbum, criado na origem, com postais ilustrados sem correspondentes (apenas um o tem) com representações de paisagens, trajes, costumes, pessoas e edifícios da Ilha de São Miguel (Açores). Na primeira página do álbum está o cartão de contato de João Augusto Carreiro de Mendonça Júnior. O álbum tem capa e está em razoável estado de conservação, havendo algumas manchas e algum desgaste nos bordos da capa.
Documento original impresso. Título formal.

Álbum

Álbum, criado na origem, com 216 postais ilustrados. Alguns são correspondência para familiares de Canto da Maya, como António Cardoso (pai); Maria Ernestina (mãe) Ana Bicudo (tia materna), muitos dirigidos ao escultor e outros sem correspondentes; e alguns com selo e carimbo, mas sem mensagem ou correspondente. Os postais têm temas muito variados que vão desde paisagem, monumentos e pessoas, a cores e a preto e branco. O álbum não tem capa e está em mau estado, com folhas descoladas. As datas de produção indicadas são as balizas cronológicas encontradas nos postais. No interior está, também, um desenho (reprodução) que representará Antero de Quental.
Documento original impresso. Título atribuído.

Álbum 1

Álbum com albuminas referentes a elementos da família Dias do Canto e Medeiros, várias de Ernesto do Canto, ramos familiares mais afastados, amigos como os Condes de Jácome Correia e o Coronel Francisco Afonso Chaves, António Cardoso Machado de Faria e Maya e a mãe deste, entre outros. O álbum tem páginas com alguns rasgos e tem a lombada danificada. Na sua maioria são retratos de estúdio individuais ou em grupo. Foram identificadas algumas pessoas que, em alguns casos, não correspondem às inscrições posteriores feitas a lápis por Canto da Maya. Há inscrições nos versos dos documentos feitas, alguns casos, por Ana do Canto Bicudo (1863/1913) e Margarida Leite do Canto (1842/1915).

Álbum 2

Unidade de instalação [com título atribuído] que consiste num álbum com documentos fotográficos referentes a amigos e a vários familiares, seja do lado da família Dias Canto e Medeiros, seja da família Machado de Faria e Maya. Tem várias imagens das Irmãs Canto, avós de Canto da Maya, tios, primos, entre outros. Todos os documentos são albuminas, de diferentes dimensões, a preto e branco.

Álbum 3

Unidade de instalação [com título atribuído] que consiste num álbum com documento fotográficos que incidem na vida pessoal e familiar, com fotografias várias dos filhos Júlio António e Monique Violante e da 1ª mulher, Matilde. São todos os documentos são impressão em papel, a preto e branco, com dimensões variadas. Algumas das fotografias estão recortadas.

Álbum Pratique de L’Art Industriel et des Beaux-Arts

Encadernação de origem com números da publicação do ano de 1865, do número 49 a 53, de janeiro/fevereiro a novembro/dezembro. Tem, também, várias páginas com modelos de balaustradas, peças de mobiliário, ornamentos vegetalistas e outros modelos.
Documento original impresso em francês. Título formal.

Álbum de Collections

Álbum constituído, na origem, por vários recortes de publicações, apenas com as imagens e eventualmente com as pequenas legendas que as acompanham, com temas variados como reproduções de obras de arte e representações de pessoas e paisagens. As imagens são a preto e branco. Dentro deste álbum estão três postais sobre Londres.
Documentos originais e impressos em francês. Título formal.