- PT MCM JB/B/4/13/34
- UI
- 19 [?]
Parte de José Barbosa
Texto do 1º ato, 3º quadro, "A Grande Fita". Tem carimbo do Museu Carlos Machado.
Título atribuído. Cópia manuscrita.
5 resultados com objetos digitais Mostrar resultados com objetos digitais
Parte de José Barbosa
Texto do 1º ato, 3º quadro, "A Grande Fita". Tem carimbo do Museu Carlos Machado.
Título atribuído. Cópia manuscrita.
Parte de José Barbosa
Documento com o "guião" do 3º número de "A Ilha Sonora". Os textos são intercalados com a indicação dos separadores musicais/sonoros e dos nomes dos colaboradores. Algumas das folhas têm colados os recortes do jornal com os artigos a ler. Não foi apurado a que número do jornal "A Ilha" correspondem nem a data de emissão. Engloba textos Camilo de Melo, Manuel Maria de Melo, Edgardo Nicolau Rodrigues, Pina Leal, Oliveira San-Bento, Carreiro da Costa, Agnelo Casimiro e Luís Bernardo Leite de Ataíde. Apresenta notas da secção "A Ilha feminina", de Manuel Inácio de Melo do sector da caça e recortes com "Anedotas" da rubrica "A Ilha Alegre".
Título formal. Cópia datilografada com anotações manuscritas e recortes de imprensa.
Parte de José Barbosa
Capa que contém dois documentos incompletos que correspondem ao segundo número de "A Ilha radiofónica" ou "A Ilha Sonora". Entre os textos datilografados estão anotados os nomes dos colaboradores que os leem, indicando separadores entre eles com momentos musicais ou gravações. Integra este número textos de Luís Bernardo leite Ataíde, entrevista de Carreiro da Costa ao mestre António Moniz, a reportagem "Raparigas do Tabaco" de António Horácio, "Um Poema Diferente" do colaborador Virgílio Filipe, entre outros. Alguns dos textos não constam nos documentos.
Estava programado que este número de "A Ilha radiofónica" fosse emitido a 17 de agosto de 1944, tendo sido adiado e emitido entre 19 e 26 de agosto.
Um tem carimbo do Museu Carlos Machado. As folhas estão machadas e apresentam marcas de oxidação.
Título formal. Cópias datilografadas.
Parte de José Barbosa
Capa com com texto do 2º quadro, "A bordo do Lima", do 1º ato. Na folha de capa indica o nome da peça com 3 atos, autoria de texto e da música e identifica o quadro e ato do texto. Regista, também, os quadros dos 3 atos: 1º ato, "Fundo do Mar" e "Bordo do Lima"; 1º ato, "Redação" e "Central"; 3 º atos, "Furnas", "Fantasia" e "Apoteose de Sto. Cristo". No canto superior esquero tem as iniciais de José Barbosa. Tem carimbo do Museu Carlos Machado. Apresenta manchas.
Título formal. Cópia manuscrita.
Parte de José Barbosa
Unidade de instalação que consiste num caderno com texto da peça "Amor que morre" de Manuel Francisco Tavares Barbosa. Integra personagens como "Maria Luísa", "Rapariga", "Júlia", "Seabra" e "Eduardo". O documento é uma cópia manuscrita com capa e 2 folhas com notas datilografadas com a autoria, título e a data de 1963. Esta data que poderá ser a data de publicação da peça. As folhas estão numeradas e soltas da encadernação. Apresentam marcas de oxidação devido ao uso de agrafos.
Título formal.
Parte de José Barbosa
Unidade de instalação que consiste num caderno com o texto da comédia em 1 ato, "As Cartas Anónimas" de Manuel Francisco Tavares Barbosa. A lista de personagens e o início do ato estão datilografados. Tem carimbo do Museu Carlos Machado. A data indicada poderá ser a data da publicação.
Tem marcas de oxidação pelo uso de agrafos. As folhas estão descoladas da lombada.
Título formal. Cópia manuscrita.
Parte de José Barbosa
Capa que contém documentos com textos de diálogos e versos de momentos musicais dos diferentes quadros e cenas. Apresentam manchas e vincos.
Título formal. Cópias datilografadas.
"Contra-regra da Revista Bota Abaixo"
Parte de José Barbosa
Contra regra dos 1º e 2º atos. Apresenta manchas e vincos. Tem carimbo do Museu Carlos Machado.
Título formal. Cópia datilografada com anotações manuscritas.
"Lanterna Mágica", 1º ato, 2º e 3º quadros
Parte de José Barbosa
Capilha com textos do 1º ato: 1º quadro, "A bordo do Lima", e 2º quadro, "Na hora da chegada". Tem carimbo do Museu Carlos Machado.
Título atribuído. Cópia manuscrita.
"Lanterna Mágica", contra-regra
Parte de José Barbosa
Documentos da contra regra dos 1º e 3º atos. A capilha tem vincos, manchas e as margens danificadas. Os documentos estavam fixados à capilha por "pins" metálicos e apresentam-se com vincos. Têm carimbo do Museu Carlos Machado.
Título formal. Cópias datilografadas.
"Lanterna Mágica", diálogos e versos
Parte de José Barbosa
Textos com diálogos e versos. Têm marcas de oxidação devido à estrutura metálica da capa onde se encontravam.
Título formal. Cópias datilografadas.
"Manta de Retalhos", 1º e 2º atos
Parte de José Barbosa
Documentos que dizem respeito aos 1º e 2º atos. Era uma unidade de instalação de origem que consistia numa capa com estrutura metálica muito oxidada que fixava os 5 documentos. Estavam unidos e diferenciados uns dos outros por "pins" metálicos. Folhas em maus estado, com machas, vincos e marcas de oxidação.
Título atribuído. Cópias datilografadas e manuscritas.
Parte de José Barbosa
Documentos com versos e diálogos do quadro "Na Agência Geral de Turismo". Têm carimbo do Museu Carlos Machado. Apresentam manchas e vincos.
Título formal. Cópias manuscritas.
Parte de José Barbosa
Caderno que contém texto do 1º quadro, "Nas Furnas", do 3º ato. As folhas estavam agrafadas de forma a criar um caderno. Apresentam marcas de oxidação. Tem carimbo do Museu Carlos Machado.
Título formal. Cópia manuscrita.
Parte de José Barbosa
Caderno formado por folhas alinhavadas com diálogos da 1ª, 2ª 2 3ª cenas. A última página tem colada diálogo e versos "Alma Açoreana". O papel tem algumas manchas e vincos. Noutros documentos este texto surge sob a designação de "No jardim da Fantasia"
Título formal. Cópia datilografada.
Parte de José Barbosa
Caderno criado por folhas que foram alinhavadas. Integra texto do 3º ato, "No Cabaret dos Sonhadores". Papel com machas e vincos.
Título formal. Cópia manuscrita.
Parte de José Barbosa
Unidade de instalação que consiste num caderno com o texto da comédia, com 1 ato, "O Amor chegou de comboio" da autoria de Manuel Francisco Tavares Barbosa. Integra as personagens "Luís", "Jorge", "Lili" e "Bonifácio". O documento é uma cópia manuscrita com capa e folha inicial datilografadas com a autoria, título e a data de 1964 que poderá ser a data de publicação da peça.
O documento tem carimbo do Museu Carlos Machado.
Título formal.
Parte de José Barbosa
Unidade de instalação que consiste numa capa com 4 documentos incompletos com diálogos das diferentes cenas. A capa tem carimbo da Biblioteca do Museu Carlos Machado.
Várias folhas têm vincos, marcas de oxidação pelo uso de agrafos e margens danificadas.
Título formal. Cópias datilografadas.
Parte de José Barbosa
Cena de rua do 1º quadro do 2º ato. Tem anotado: "passado a limpo". Uma das páginas tem uma colagem com parte do texto. O papel apresenta manchas e as margens estão vincadas. As folhas estão alinhavas de modo a criar um caderno.
Título formal. Cópia manuscrita.
Parte de José Barbosa
Capa com textos incompletos, indicando o número de atos, autoria do texto e música e data. Papel machado, com margens danificadas e marcas de agrafos. A capa apresenta marcas de oxidação.
Título formal. Cópias datilografadas com anotações manuscritas.
Parte de José Barbosa
Texto sobre o papel da personagem "Fagundes" do 1º ato, 2º quadro, "Dentro da Praça", cena I, "Fagundes e Pintassilgo". As folhas foram cortadas a meio no sentido horizontal e alinhavadas de modo a formar um pequeno caderno.
Título formal. Cópia manuscrita.
"Pontos nos is" - abertura da revista para baixo
Parte de José Barbosa
Maço criado na origem que contém 17 partituras para violino da revista "Pontos nos is" [de José Barbosa de 1965]. Música de Manuel Rui das Neves. Partituras: Abertura; "Tento na Bola" - marcha brasileira; "Miss Carnaval" - marcha brasileira; "Moliendo Café" - samba; "Sertanejo" - marcha brasileira; "Coco e Banana" - samba-marcha; "Na Fonte"; "Chitas" - marcha popular; "Fado Falado"; "Mini-saia e Chaile e Lenço" - twist; "Rapariga e Calças" - fox; "Criadas" - marcha popular; "Amor Cigano" - tango; "Campónios"; "O Soldado que regressa" - fado-marcha; Ave Maria"; "Fado da Saudade"; "Os Bens" - tango; "Adeus" - marcha da apoteose final. Têm inscrições manuscritas de origem e carimbo do Centro de Documentação do Museu Carlos Machado e número antigo de inventário.
Documento originais manuscritos. Título atribuído.
As partituras estão unidas uma fita de nastro e entre duas folhas de cartolina que tem escrito "Aguas Passadas" e "Violino".
"Pontos nos is" - abertura da revista para trompete
Parte de José Barbosa
Maço criado na origem que contém 16 partituras para trompete da revista "Pontos nos is" [de José Barbosa de 1965]. Música de Manuel Rui das Neves. Partituras: Abertura; "Tento na Bola" - marcha brasileira; "Miss Carnaval" - marcha brasileira; "Moliendo Café" - samba; "Sertanejo" - marcha brasileira; "Coco e Banana" - samba-marcha; "Na Fonte - dueto; "Chitas" - marcha popular; "Fado Falado"; "Mini-saia e Chaile e Lenço" - twist; "Rapariga e Calças" - fox; "Criadas" - marcha popular; "Amor Cigano" - tango; "Campónios"; "O Soldado que regressa" - fado-marcha; "Os bens" - tango. Têm inscrições manuscritas de origem e carimbo do Centro de Documentação do Museu Carlos Machado e número antigo de inventário.
Documento originais manuscritos. Título atribuído.
As partituras estão unidas uma fita de nastro e entre duas folhas de cartolina que tem escrito "Aguas Passadas" e "Trompete".
Algumas páginas manchadas.
"Pontos nos is" - abertura da revista para violino
Parte de José Barbosa
Maço criado na origem que contém 17 partituras para violino da revista "Pontos nos is" [de José Barbosa de 1965]. Música de Manuel Rui das Neves. Partituras: Abertura; "Tento na Bola" - marcha brasileira; "Miss Carnaval" - marcha brasileira; "Moliendo Café" - samba; "Sertanejo" - marcha brasileira; "Coco e Banana" - samba-marcha; "Na Fontes; "Chitas" - marcha popular; "Fado Falado"; "Mini-saia e Chaile e Lenço" - twist; "Rapariga e Calças" - fox; "Criadas" - marcha popular; "Amor Cigano" - tango; "Campónios"; "O Soldado que regressa" - fado-marcha; Ave Maria"; e, "Fado da Saudade". Têm inscrições manuscritas de origem e carimbo do Centro de Documentação do Museu Carlos Machado e número antigo de inventário.
Documento originais manuscritos. Título atribuído.
As partituras estão unidas uma fita de nastro e entre duas folhas de cartolina que tem escrito "Aguas Passadas" e "Violino".
Parte de José Barbosa
Textos com diálogos e versos respeitantes ao 1º ato, 2º quadro, "Scena de Rua".
Título formal. Cópias manuscritas.
Parte de José Barbosa
Unidade de instalação de origem [com título formal] que consiste numa capa com argolas metálicas que contém o texto da peça de teatro de revista "Águas Passadas". Contém, também, um conjunto de documentos com letras de momentos musicais. Alguns destes documentos aparentam ser de outras peças.
Cópias datilografadas e manuscritas.
Parte de Ernesto Canto da Maya
Unidade de instalação [com título atribuído] que consiste num álbum criado na origem por Vera Wladimirovna Pouritz (1905/1977), a 2ª mulher de Canto da Maya com quem casou a 13 de outubro de 1938.
As fotografias que integram este álbum dizem respeito a Vera Pouritz, e amigos, seja em viagem ou outras atividades de lazer, em época anterior à vida em comum com Canto da Maya.
A maior parte das fotografias estão recortadas, algumas têm indicação de nomes e datas. Algumas com pouca nitidez.
Contribuições industriais e multas
Parte de José Barbosa
Unidade de instalação [com título atribuído] que consiste num dossier em mau estado de conservação, faltando a capa. Tem a estrutura metálica oxidada. O conjunto de documentos que continha, na sua grande maioria, são relacionados com os serviços de Finanças e da Previdência Social, como multas e indemnizações a funcionários.
Há documentos originais e cópias, impressos datilografados e manuscritos.
Os documentos foram retirados a estrutura metálica e acondicionados num envelope.
Copiador de correspondência remetida
Parte de Ernesto Canto da Maya
Unidade de instalação criada na origem que consiste num caderno com cópias de cartas remetidas com textos completos e assinados. Alguns dos destinatários são Oliveira Machado Irmãos, José de Brito, Ferin, Mac Andrew and Sons e José Pereira Santo Amaro. Nas páginas centrais há variadíssimas referências a espécies botânicas: listas de plantas recebidas ou enviadas (?), nomes científicos, referências a catálogos. Na 1ª página: “Ernesto do Canto- Londres 15 de setembro de 1862 – custou (?) com os cadernos de papel de sobrecellentes – […]”.
O papel é muito fino que com o texto escrito muitas vezes a lápis muito claro dificulta a leitura.
Documento original manuscrito em português. Título atribuído.
Deputados eleitos, mapas, referências bibliográficas (e outros assuntos)
Parte de Ernesto Canto da Maya
Unidade de instalação de origem que consiste um envelope do Banco Comercial dos Açores com a identificação manuscrita “Apontamentos de Ernesto do Canto”. Estes, que foram agrupados em dois documentos compostos, consistem num vasto conjunto de registos dos deputados eleitos pelos Açores às Cortes Constituintes e por documentos com informação sobre um atlas manuscrito.
Título atribuído.
Despesas de viagem a Lisboa, França [e outros], Ernesto e Margarida do Canto
Parte de Ernesto Canto da Maya
Livro de notas com o registo da viagem efetuada por Ernesto e Margarida do Canto a Lisboa, França, Inglaterra, Alemanha, Bélgica e Holanda. Tem registos de gastos com hotel, barbeiro e cabeleireiro, charutos e acessórios vários como malas e escovas de cabelo. Também está anotado a despesa com refeições. Para além das despesas efetuadas, tem quatro páginas onde se registam alguns apontamento e recordações da viagem.
Documento original manuscrito em português. Título formal.
Ernesto do Canto escreveu um texto sobre esta viagem que integra a Série 4 - Apontamentos e textos de Ernesto do Canto com a cota PT/MCM/ECM/B/Q/4/10
Despesas várias: mesadas, hospedaria, bagagem (entre outras).
Parte de Ernesto Canto da Maya
Pequeno maço criado na origem com vários recibos alinhavados sobre despesas várias.
Título atribuído.
Parte de José Barbosa
Unidade de instalação de origem que consiste numa capa à qual o documento estava unido através de uma fita de tecido. Consta de versos de momentos musicais e diálogos entre personagens como "Bolo Doce", "Vira Casacas", "Campónio", "Maria" e "Cavador".
Faltam as primeis 14 folhas e a número 26. Tem várias anotações manuscritas e rasuras no texto. Três folhas estão, propositadamente de origem, coladas no sentido vertical. Tem uma folha manuscrita sem indicação do número de página.
O documento apresenta manchas, vincos e marcas devido ao uso de furador.
Título atribuído. Cópia datilografada e manuscrita.
Parte de José Barbosa
Unidade de instalação de origem que consiste numa capara com textos de diálogos e versos de diferentes quadros e cenas.
Título atribuído.
Cópias datilografadas com anotações manuscritas.
Lanterna Mágica, 1º, 2º e 3º atos
Parte de José Barbosa
Textos dos 3 atos da peça. Encontrava-se numa capa com estrutura metálica muito oxidada, acabando por manchar as folhas. Algumas destas têm numeração no canto superior direito. Existem algumas colagens de excertos de folhas com partes dos textos.
Título atribuído. Cópia datilografada com anotações manuscritas.
Lanterna Mágica, revista em 3 actos
Parte de José Barbosa
Texto com os 3 atos da peça. As folhas estão numeradas no canto superior direito segundo os atos e quadros, não sendo por isso uma numeração sequencial das folhas que se encontravam unidas em maço por "pins" metálicos. Papel manchado e com marcas de oxidação dos "pins" e de uma estrutura metálica que teve anteriormente. Tem carimbo do Museu Carlos Machado.
Título formal. Cópia datilografada.
Lanterna Mágica, revista em 3 actos
Parte de José Barbosa
Texto da peça "Lanterna Mágica". Na folha de rosto indica a autoria dos textos (José Leite Barbosa), da música (Ilídio de Andrade) e "mise en scene" de Dr. Castanheira Lobo. Indica, também, que é uma revista 3 atos, 1 prólogo e 17 (?) quadros. Folhas numeradas no canto superior direito. Numa das páginas está colado um recorte com verso de Oliveira San-Bento com o título de "Saudar a Bandeira". As folhas têm marca de água: "Grahams Bank Post". Estão manchadas e danificadas na margem esquerda devido à oxidação da estrutura metálica da capa.
Título formal. Cópia datilografada com anotações manuscritas.
Parte de Ernesto Canto da Maya
Unidade de instalação [com título atribuído] que consiste num livro, original e manuscrito em português, por Ernesto do Canto (1831/1900). Trata-se de um livro em que Ernesto do Canto regista textos e apontamentos de assuntos muito variados e díspares sem critério que não seja a sequência das anotações. Assim são apresentadas notas que vão desde um remédio para a moléstia da vinha", para as dores de dentes, nota sobre o assassinato do juiz da Ribeira Grande em 1812 (?), sobre a mudança da sua livraria do 2ª andar para o 1ª no dia 11 de outubro de 1879, pedidos de Auguste Férin, rascunhos/cópias de cartas que terá remetido e transcrição das que recebeu, notas sobre abalos, temporais e meteorologia. Seguem-se mais temas como a medição da Lagoa das Sete Cidades, sobre "As Saudades da Terra e do [?] pelo D.o Gaspar Fructuoso", a distribuição da Biblioteca Açoriana. Consta, também a lista de artigos de Ernesto do Canto publicados nos jornais nacionais e índice de notas sobre o Arquivo dos Açores. Integra este livro o texto sobre a cultura do ananás que Ernesto do Canto apresentou numa palestra da Sociedade Promotora da Agricultura Micaelense a 26 de março de 1874 e uma nota sobre o Teatro Micaelense. Tem algumas referências a elementos da família. As notas terão sido registadas entre 1887 e 1 de maio de 1900.
Na folha 2 estão dois recortes com legenda na folha do álbum; na folha 52, está colocado um círculo recortado a partir de folha com lacuna e com a legenda que a justifica: "Furo que uma faísca eléctrica fez na madrugada de 15 d'Abril no Telegrapho de P. Delgada _ 1893". À folha 63 está colado um panfleto dos "Annales de Géographie" com nota de Ernesto do Canto.
Falta a capa do livro.
No País da Graxa, contra-regra
Parte de José Barbosa
Pequena capa com a contra regra da peça, indicando a autoria do texto e da música, para além do número de atos. Tem carimbo do Museu Carlos Machado.
Documentos danificados com manchas, vincos e rasgos.
Título formal. Original datilografado com anotações manuscritas.
Registo de despesas várias e quantias monetárias recebidas
Parte de Ernesto Canto da Maya
Pequeno livrode notas onde regista despesas com vestuário, tabaco, loiça, despesas denominadas de extraordinárias, quantias que deverá devolver e que tem a receber.
Documento original manuscrito em português. Título atribuído.
Parte de Ernesto Canto da Maya
Álbum com albuminas referentes a elementos da família Dias do Canto e Medeiros, várias de Ernesto do Canto, ramos familiares mais afastados, amigos como os Condes de Jácome Correia e o Coronel Francisco Afonso Chaves, António Cardoso Machado de Faria e Maya e a mãe deste, entre outros. O álbum tem páginas com alguns rasgos e tem a lombada danificada. Na sua maioria são retratos de estúdio individuais ou em grupo. Foram identificadas algumas pessoas que, em alguns casos, não correspondem às inscrições posteriores feitas a lápis por Canto da Maya. Há inscrições nos versos dos documentos feitas, alguns casos, por Ana do Canto Bicudo (1863/1913) e Margarida Leite do Canto (1842/1915).
Parte de Ernesto Canto da Maya
Unidade de instalação [com título atribuído] que consiste num álbum com documentos fotográficos referentes a amigos e a vários familiares, seja do lado da família Dias Canto e Medeiros, seja da família Machado de Faria e Maya. Tem várias imagens das Irmãs Canto, avós de Canto da Maya, tios, primos, entre outros. Todos os documentos são albuminas, de diferentes dimensões, a preto e branco.
Parte de Ernesto Canto da Maya
Unidade de instalação [com título atribuído] que consiste num álbum com documento fotográficos que incidem na vida pessoal e familiar, com fotografias várias dos filhos Júlio António e Monique Violante e da 1ª mulher, Matilde. São todos os documentos são impressão em papel, a preto e branco, com dimensões variadas. Algumas das fotografias estão recortadas.
Álbum Pratique de L’Art Industriel et des Beaux-Arts
Parte de Ernesto Canto da Maya
Encadernação de origem com números da publicação do ano de 1865, do número 49 a 53, de janeiro/fevereiro a novembro/dezembro. Tem, também, várias páginas com modelos de balaustradas, peças de mobiliário, ornamentos vegetalistas e outros modelos.
Documento original impresso em francês. Título formal.