Previsualizar a impressão Fechar

Mostrar 48 resultados

Descrição arquivística
Museu Carlos Machado Fotografia, pessoal ou familiar Texto
Opções de pesquisa avançada
Previsualizar a impressão Hierarchy Ver:

48 resultados com objetos digitais Mostrar resultados com objetos digitais

"Anica do Canto e marido Filomeno Bicudo e sobrinha Maria Helena Bicudo"

Retrato de estúdio de Ana do Canto Bicudo (1863/1913) acompanha pelo marido, Filomeno Bicudo (1862/1910) e pela sobrinha e afilhada, Maria Helena Borges Bicudo (1888/1884). No verso tem dedicatória para Maria Ernestina do Canto Faria e Maya (1866/1921), irmã de Ana do Canto Bicudo. No álbum, a lápis e abaixo da imagem, Canto da Maya identifica os retratados. Título formal.
Autoria de António José Raposo Photographia Artistica, Rua da Esperança, nº 19, Ponta Delgada.

"Ao meu amigo António Cardoso de Faria e Maia [...]"

Retrato de estúdio de homem não identificado. Tem dedicatória ao amigo António Cardoso Machado de Faria e Maya (1853/1930). No álbum, a baixo da imagem, está escrito "Filomeno Bicudo" mas que não será quem está retratado. Título formal.
Autoria de José Pacheco Toste - Photographia Central - Foto Toste, Rua do Valverde , nº 58.

"Avo Teresa mãe de Antonio Cardoso"

Retrato de estúdio de Teresa Clara de Jesus Machado de Faria e Maya Cardoso (1816/1901). Casou em 1837 com o sobrinho, Francisco Machado de Faria e Maya (1815/1890). São os primeiros Viscondes de Faria e Maya e os avós paternos de Canto da Maya.
No verso, escrito por Canto da Maya encontra-se a identificação. Tem impresso, também, a identificação do estúdio de fotográfico: Rapozo Photographia_artistica, Rua da Esperança nº 19, Ponta Delgada.
Título formal.

"Avô Ernesto e a Tia Anica"

Retrato de estúdio de Ernesto do Canto (1831/1900) com a filha mais velha ao colo, Ana do Canto Bicudo (1863/1913).
Na folha do álbum Canto da Maya escreve, a lápis, a inscrição que dá o título a este documento.
Título formal.
No verso tem uma impressão com as iniciais "EC" dentro de um círculo, encimado por um leão.

"Belonha"

Retrato de estúdio de um animal. Tem inscrição a lápis de Canto da Maya, na folha do álbum, abaixo da imagem."Belonha cadela que minha mãe gostava muito". No verso, escrito por Maria Ernestina do Canto Faria e Maya, está a data e o nome da cadela.
Título formal.
Autoria de José Pacheco Toste - Photographia Central - Foto Toste [Rua do Valverde , nº 58].

"D. Anna Adelaide do Canto"

Retrato de estúdio de Ana Adelaide Dias do Canto e Medeiros (1816/1913), filha do Morgado José Caetano Dias do Canto e Medeiros (1786/1856) e de sua primeira mulher, Margarida Isabel Botelho (1793/1827).
Tem inscrição manuscrita do verso que indica o nome a data e que foi oferecido este retrato à sobrinha Maria Ernestina do Canto de Faria e Maya (1866/1921) a 5 de abril de 1881. Na frente tem inscrição manuscrita de Canto da Maya, indicando o ano de nascimento e que tinha 53 anos (à data da fotografia). Título formal.
Autoria de C. F. J. Reeckll [Carl Fredrich Johann Reeckell], Photographo Volante, Ponta Delgada.

"D. Augusta Olímpia do Canto"

Retrato de estúdio de Augusta Olímpia Dias do Canto e Medeiros (1815/1889), filha do Morgado José Caetano Dias do Canto e Medeiros (1786/1856) e de sua primeira mulher, Margarida Isabel Botelho (1793/1827).
Tem inscrição manuscrita do verso que indica o nome a data e que foi oferecido este retrato à sobrinha Maria Ernestina do Canto de Faria e Maya (1866/1921) a 5 de abril de 1881. Na frente tem inscrição manuscrita de Canto da Maya, indicando o ano de nascimento e que tinha 54 anos (à data da fotografia). Título formal.
Autoria de C. F. J. Reeckll [Carl Fredrich Johann Reeckell], Photographo Volante, Ponta Delgada.

"D. Izabel Maria do Canto"

Retrato de estúdio de Isabel Maria Dias do Canto e Medeiros (1815/1889), filha do Morgado José Caetano Dias do Canto e Medeiros (1786/1856) e de sua primeira mulher, Margarida Isabel Botelho (1793/1827).
Tem inscrição manuscrita do verso que indica o nome a data e que foi oferecido este retrato à sobrinha Maria Ernestina do Canto de Faria e Maya (1866/1921) a 5 de abril de 1881. Na frente tem inscrição manuscrita de Canto da Maya, indicando o ano de nascimento e que tinha 47 anos (à data da fotografia). Título formal.
Autoria de C. F. J. Reeckll [Carl Fredrich Johann Reeckell], Photographo Volante, Ponta Delgada.

"D. Margarida Izabel do Canto"

Retrato de estúdio de Margarida Isabel Dias do Canto e Medeiros (1824/1924?), filha do Morgado José Caetano Dias do Canto e Medeiros (1786/1856) e de sua primeira mulher, Margarida Isabel Botelho (1793/1827).
Tem inscrição manuscrita do verso que indica o nome a data e que foi oferecido este retrato à sobrinha Maria Ernestina do Canto de Faria e Maya (1866/1921) a 5 de abril de 1881. Na frente tem inscrição manuscrita de Canto da Maya, indicando o ano de nascimento e que tinha 45 anos (à data da fotografia). Título formal.
Autoria de C. F. J. Reeckll [Carl Fredrich Johann Reeckell], Photographo Volante, Ponta Delgada.

"D. Margarida do Canto, mulher de Ernesto do Canto"

Retrato de estúdio de Margarida Leite do Canto (1842/1915), mulher e sobrinha de Ernesto do Canto (1831/1900).
No verso tem inscrição que dá o título a este documento.
Título formal.
Impresso no verso tem a identificação do autor/produtor: Photographie Maucomble Ulric. Grob, Boulevart Montmartre, Nº 3. Paris
Margarida Leite do Canto era filha de André Dias do Canto e Medeiros (1814/1848) e de Ana Carlota Leite Botelho de Teive (1816/1842).

"D. Maria Cruz"

Retrato de estúdio, e conforma a inscrição no verso, de D. Maria Cruz, viúva de D. Pedro Brito Rio,
Título formal.

"Diogo Henrique Xavier Nogueira"

Retrato de estúdio de Diogo Henrique Xavier Nogueira que, conforme a inscrição no verso, oferece ao seu "discípulo" António Cardoso Machado de Faria e Maya (1853/1930). Título formal.
Tem no verso a impressão do estúdio fotográfico na Praça do Príncipe Real, nº 20 em Lisboa.

"Elisa Amaral da Silva Cabral"

Retrato de estúdio de Elisa Amaral da Silva Cabral. Título formal. No verso tem escrito o nome e a data. No álbum, abaixo da imagem. está escrito: "Elisa Amaral da Silva Cabral".
Autoria de José Pacheco Toste - Photographia Central - Foto Toste, Rua do Valverde , nº 58.

"Ernesto do Canto"

Retrato de estúdio de Ernesto do Canto (1831/1900). Título formal. No verso tem escrito "Ernesto do Canto" e impresso a identificação do autor/produtor:
Photographie Maucomble Ulric. Grob, Boulevart Montmartre, Nº 3. Paris
Ernesto do Canto casou com a sobrinha Margarida Leite do Canto (1843/1915) e era o avô materno de Canto da Maya. Era filho do Morgado José Caetano Dias do Canto e Medeiros (1786/1858) e de sua segunda mulher, Francisca Vicência Botelho (1799/1865).

"Henrique [?]"

Retrato de estúdio de Henrique [?]. Tem esta inscrição no verso.
Título formal.
A albumina foi, na origem, recortada de modo a ser colocada na página do álbum.

"Jacinto(?) Machado"

Retrato de estúdio que será de Jacinto Gago Machado de Faria e Maya . No verso tem dedicatória para António Cardoso Machado de Faria e Maya (1853/1930), seu tio. No álbum, abaixo da imagem e a lápis, está escrito: "Jacinto (?) Machado.
Adriano da Silva e Sousa, Phtographia Academica Conimbricense, Rua do Museu, Coimbra.
Título formal.
Jacinto Gago Machado de Faria e Maya nasce a 7 de outubro de 1874 na freguesia de São José em Ponta Delgada. Foi bacharel em Direito pela Universidade de Coimbra. Casa em 1920 com Katrina Albertina Fritz (1887/1966). More15 de outubro de 1925. Era um dos filhos de Francisco Machado de Faria e Maya (1841/1923) e de Mariana da Silveira Gago da Câmara (1856/1909).

"José Maria L. Borges"

Retrato de estúdio de José Maria L. Borges que o oferece, conforme dedicatória no verso, a António Cardoso Machado de Faria e Maya, assinado e datando.
Título formal.
Autoria de A. J. Rapozo, Photographo, S. Miguel [António José Raposo].

"L. S. Albergaria"

Retrato de estúdio de L. S. Albergaria que, conforme inscrição no verso, oferece a Filomeno Bicudo. Acrescenta "aos 41 anos".
Título formal.
Autor/produtor: Photographia Mendonça. Largo da Matriz, 67, Ponta Delgada

"Laura Borges [?]"

Retrato de estúdio de Laura Borges [?]. A inscrição no verso é de difícil leitura por ser feita a lápis em fundo escuro. Foi oferecido o retrato a 24 de março de 1885 a Ana do Canto Bicudo (1863/1913), autora da inscrição. Título formal.
Autoria de António José Raposo Photographia Artistica, Rua da Esperança, nº 19, Ponta Delgada.

"Lembrança de Clara Isabel à sua Tia Margarida Leite do Canto"

Retrato de estúdio de Clara Isabel Eugénia do Canto Brum (n.1877 ou 1879). No verso tem dedicatória à tia Margarida Leite do Canto (1842/1915).
Título formal
Neta de José do Canto e filha de José do Canto Brum (1847/1916) e de Clara Júlia de Medeiros e Albuquerque (n. 1849). Clara Isabel foi freira num convento francês. Morre em Madrid.
Produzido por Augusto Bobone (1825-1910) - "ATELIER FILLION / A. BOBONE" "87, RUA SERPA PINTO, / LISBOA"

"Margarida Leite do Canto, esposa de Ernesto do Canto"

Retrato de estúdio de Margarida Leite do Canto aos 45 anos. No verso tem dedicatória escrita pela própria: "Ao seu Ex.mo e Futuro Genro offerece. Data e assina. A oferta foi feita a António Cardoso Machado de Faria e Maya que, em 1887, casa com a filha mais nova de Margarida Leite do Canto (1842/1915) e Ernesto do Canto (1831/1900), Maria Ernestina do Canto de Faria e Maya (1866/1915).
Na página do álbum, abaixo da imagem, Canto da Maya identifica a avó.
Título formal.
Autoria de José Pacheco Toste - Photographia Central - Foto Toste [Rua do Valverde , nº 58].
Na origem, a albumina foi recortada de modo a poder ser colocada no espaço respetivo na página.

"Maria Anna d'Albuquerque"

Retrato de estúdio de, conforme inscrição no verso, de Maria Anna d'Albuquerque com a data do retrato e data de nascimento (1881).
Título formal.
Autoria/produtor: Camacho, Chiado, Lisboa

"Marqueza da Praia e Monforte"

Retrato de estúdio de Maria José Coutinho Maldonado de Albergaria Freire (1833/1893), mulher de António Borges de Medeiros Dias da Câmara e Sousa (1829/1913), 1º Marquês da Praia e Monforte. No verso escrito a caneta, está: "Marqueza da Praia e Monforte"; o mesma inscrição, mas a lápis e de Canto da Maya, no álbum abaixo da imagem.
Título formal.
Autoria de A. J. Rapozo, Photographo, S. Miguel [António José Raposo].

"Moisés Bensaúde".

Retrato de estúdio , encenação, de Moisés Bensaúde relacionado com uma peça que terá feito (no verso tem inscrito: "1º acto - [?] [?]. ara além desta inscrição tem uma dedicatória a Filomeno Bicudo (1862/1910).
Autoria de Leopoldo Cirne & Ca, Rua da Picaria nº 1, Porto
Moisés Bensaúde nasceu na ilha de São Miguel, Açores, a 13 de fevereiro de 1863, vindo a morreu em Lisboa 22 de dezembro de 1912. Foi um cantor lírico de ator reconhecido internacionalmente, tendo adotado o nome artístico de Maurício Bensaude.

"Mulher do Eugénio Pacheco, filho da Tia Emília"

Retrato de estúdio de Maria Hortênsia Ferreira Pacheco de Castro nascida em 1867 em Vila do Porto, ilha de Santa Maria. Foi a segunda mulher de Eugénio Vaz Pacheco do Canto e Castro (1863/1911) que, anteriormente havia sido casado com Margarida Rebelo de Chaves (1864/1890).
Eugénio Pacheco é filho de Emília Carolina do Canto (1819/1900-04-07) e de João Silvério Vaz Pacheco de Castro (1810/1866).
Tem inscrição de Canto da Maya (que dá o título a este documento) na folha do álbum, a lápis, abaixo da imagem. No verso escreve a avó deste, Margarida Leite do Canto (1842/1915), que foi esta albumina oferecida pela sua filha e mãe de Canto da Maya, Maria Ernestina, assina e data.
Título formal.

"Mãe de Laureana Aguiar"

Retrato de estúdio que Canto da Maya identifica na inscrição que fez, no álbum abaixo da imagem, como a mãe de Laureana Aguiar. No verso tem inscrição com o nome.
Título formal.
Autoria de António José Raposo Photographia Artistica, Rua da Esperança, nº 19, Ponta Delgada.

"Tia Anica com o marido Filomeno Bicudo"

Retrato de estúdio de Ana Leite Dias do Canto Bicudo (1863/1913) e do marido, Filomeno Bicudo (1862/1910). No verso tem inscrição da mãe daquela, Margarida Leite do canto (1842/1915): "Offerecido pelos meus Caros Filhos." Acrescenta a data e assinatura. Na folha do álbum, a lápis, a inscrição é de Canto da Maya que abaixo da fotografia identifica os tios.
Título formal.
Autoria de António José Raposo Photographia Artistica, Rua da Esperança, nº 19, Ponta Delgada.

"Tia Margarida"

Retrato de estúdio. Tem inscrição no verso indicando nome e parentesco e data.
Título formal.

"e a Irmã Rosinha"

Retrato de estúdio de mulher que Canto da Maya identifica, a lápis na folha do álbum abaixo da imagem, como Irmã Rosinha.
Título formal.
Autoria de José Pacheco Toste - Photographia Central - Foto Toste [Rua do Valverde , nº 58].

"à nossa bôa amiga como testemunho de [?]

Retrato de estúdio de duas mulheres que não foram identificadas. No verso tem inscrição que consiste numa dedicatória cujo destinatário também não se identificou: "á nossa boa amiga como testemunho de verdadeira (amizade?)". Título formal.
Autoria de José Pacheco Toste - Photographia Central - Foto Toste, Rua do Valverde , nº 58.

Amadeu Pinto

Retrato de estúdio de Amadeu Pinto que tem no verso dedicatória para Filomeno Bicudo (1862/1910). Título atribuído.
Vidal N. Fonseca, C. do Combo, 29-R. Relver, 6, Lisboa [Fotógrafos da Casa Real].

Criança

Retrato de estúdio de uma criança não identificada.
Título atribuído.
Autoria de A. J. Rapozo, Photographo, S. Miguel [António José Raposo].

Ernesto do Canto

Retrato de estúdio de Ernesto do Canto.
Título atribuído.
Autor/produtor: A. J. Rapozo PHOT. Açores S. Miguel [António José Raposo]
Ernesto do Canto casou com a sobrinha Margarida Leite do Canto (1843/1915) e era o avô materno de Canto da Maya. Era filho do Morgado José Caetano Dias do Canto e Medeiros (1786/1858) e de sua segunda mulher, Francisca Vicência Botelho (1799/1865).

Genoveva Carvalhal do Canto Brum

Retrato de estúdio de Genoveva Carvalhal do Canto Brum (1876/1958), uma das netas de José do Canto (1820/1898). Casou com Pedro Álvares da Câmara Paim de Bruges (1872/1910). Era filha de António do Canto Brum (1845/1927) e de Genoveva das Mercês Leite Carvalhal (1846/1918).
No verso há uma inscrição que indica o nome, data do documento fotográfico e data de nascimento da retratada.
Título atribuído.

Honorato do Canto

Retrato de estúdio de Honorato do Canto (1834/1864), filho do Morgado José Caetano Dias do Canto e Medeiros (1786/1858) e da 2ª mulher, Francisca Vicência Botelho (1799/1865). Casou com Maria Teodora Botelho do Canto (1840/1916).
No folha do álbum, a lápis, Canto da Maya escreveu: "e o Marido creio eu". No verso, manuscrito, encontra-se a inscrição: "Honorato do Canto, casado com D. Maria Theodora Botelho".
Título atribuído.

Jacinto de Andrade Albuquerque Bettencourt

Retrato de estúdio de Jacinto de Andrade Albuquerque Bettencourt. No álbum, acima da imagem, Canto da Maya escreve :" Creio José Maria Raposo". Contudo, no verso, Ana do Canto Bicudo escreve o nome de Jacintho Andrade de Albuquerque e indica datas de nascimento e morte. Acrescenta que a albumina foi oferecida pela sobrinha Maria do Carmo de Andrade a 19 de maio de 1903.
Título atribuído.
Autoria de José Pacheco Toste - Photographia Central - Foto Toste [Rua do Valverde , nº 58].

José de Sousa Canavarro

Retrato de estúdio de José de Sousa Canavarro. No verso tem dedicatória a António Cardoso de Machado de Faria e Maya (1853/1930), data e assina. Título atribuído.
Produção/autoria de Loureiro, Calçada do Duque, 18, Lisboa

Margarida Pacheco

Retrato de estúdio de Margarida Pacheco aos 6 anos, sobrinha de Ana do Canto Bicudo, conforme inscrição escrita por esta no verso. No álbum, Canto da Maya escreve "Tia Anica irmã de minha mãe".
Título atribuído.
Autoria de José Pacheco Toste - Photographia Central - Foto Toste [Rua do Valverde , nº 58].

Maria Guilhermina Carvalhal do Canto Brum

Retrato de estúdio de Maria Guilhermina Carvalhal do Canto Brum, uma das netas de José do Canto (1820/1898). Casou com Augusto de Almeida Monjardino (1871/1941). Era filha mais velha de António do Canto Brum (1845/1927) e de Genoveva das Mercês Leite Carvalhal (1846/1918). Tem inscrição de Canto da Maya acima da imagem : "Creio uma Primas Carvalhal". No verso tem inscrito a data do documento e nome. Com a letra de Ana do Canto Bicudo tem apontada a data de nascimento.
Título atribuído.

Maria Luiza Soares Mota

Retrato de estúdio de Maria Luiza Soares Mota. Tem no verso dedicatória a Ana do Canto Bicudo (1863/1913) "(...) como prova de verdadeira amizade e gratidão", com data e assinatura. Ana do Canto Bicudo acrescenta a data da morte (1884-08-09). Título atribuído.
Atelier Fillon Photographe, 46, Rua Nova dos Martyres, Lisboa. No álbum, a lápis e abaixo da imagem, escreve Canto da Maya: "Maria Luiza Soares Motta".

Maria Teodora Botelho do Canto

Retrato de estúdio de Maria Teodora Botelho Pacheco do Canto (1840/1916), mulher de Honorato do Canto (1834-1864), sendo este filho do Morgado José Caetano Dias do Canto e Medeiros (1786/1858) e de sua 2ª mulher, Francisca Vicência Botelho (1799/1865).
Na folha do álbum, está escrito por Canto da Maya "Tia Ignez". No verso está manuscrito "D. Maria Theodora Botelho Pacheco".
Título atribuído.
Autoria de Photographia Fillon (no verso); à frente: "Henrique Nunes, Phot.".

Retrato de mulher

Retrato de estúdio de uma mulher que não foi possível identificar.
Título atribuído.
Autoria de Photographia Lusitana de J. A. Madeira, Rua do Tesouro Velho, 27, Lisboa.

Retrato de um homem

Retrato de um homem não identificado. Título atribuído.
Autoria/produção de Muniz Martinez, Photographia Central, Rua de Serpa Pinto, nº 66, Largo da Abegoaria nº 4, Lisboa

Retrato de um homem

Retrato de estúdio de um homem não identificado. Título atribuído.
Produção de Carlos Severino d’Avellar, Photographo, Galeria Photographica, Açores

Retrato de uma mulher

Retrato de estúdio de uma mulher que não foi identificada.
Título atribuído.
No verso tem a impressão da autoria/produção: António José Raposo Photographia Artistica, Rua da Esperança, nº 19, Ponta Delgada.

Retrato de uma mulher

Retrato de estúdio de uma mulher que não foi possível identificar. Albumina colada em cartão.
Título atribuído.
Autoria de José Pacheco Toste - Photographia Central - Foto Toste [Rua do Valverde , nº 58].

Rita do Canto [?]

Retrato de estúdio que poderá ser de Rita do Canto (1838-1861), filha de José Caetano Dias do Canto e Medeiros (1786/1858) e de sua 2.ª mulher Francisca Vicência Botelho (1799/1865). Morreu solteira.
No verso tem uma impressão com as iniciais "EC" dentro de um círculo, encimado por um leão.
Título atribuído.

Vicente Machado de Faria e Maya

Retrato de estúdio de Vicente Machado de Faria e Maya, filho mais velho de Francisco Machado de Faria e Maya (1815/1890), 1º Visconde de Faria e Maya e de sua mulher, e tia, Teresa Clara de Jesus Machado de Faria e Maya Cardoso (1816/1901).
No verso tem dedicatória para o irmão mais novo, António Cardoso Machado de Faria e Maya, a quem oferece provavelmente por ocasião de término de curso Direito pela Universidade de Coimbra. Foi o 2º Visconde de Faria e Maya. No álbum, a lápis e abaixo da imagem, Canto da Maya escreve: "Vicente Faria e Maia".
Título atribuído.
Autoria de José Maria dos Santos, Photographia Conimbricense, Coimbra.