Barbosa, José Leite. 1893/1972, dramaturgo, poeta, jornalista

Área de elementos

Taxonomia

Código

Nota(s) de âmbito

  • José Leite Barbosa foi autor de várias peças de teatro de revista, obras de poesia e textos vários. Foi jornalista e diretor do jornal “A Ilha”, fundador e diretor da revista "Açores" Exerceu atividade comercial na área das artes gráficas com a firma “Foto Gráfica” na Rua dos Mercadores em Ponta Delgada. Também na área comercial, foi produtor e exportador de ananás com morada na Rua João Chagas, também em Ponta Delgada. Nasceu em São Paulo, no Brasil, a 22 de janeiro de 1893 e morre a 13 de março de 1972 em Ponta Delgada, ilha de São Miguel.

Nota(s) da fonte

    Mostrar nota(s)

      Termos hierárquicos

      Barbosa, José Leite. 1893/1972, dramaturgo, poeta, jornalista

        Termos equivalentes

        Barbosa, José Leite. 1893/1972, dramaturgo, poeta, jornalista

        • UP José Barbosa

        Termos associados

        Barbosa, José Leite. 1893/1972, dramaturgo, poeta, jornalista

          808 Descrição arquivística resultados para Barbosa, José Leite. 1893/1972, dramaturgo, poeta, jornalista

          808 resultados diretamente relacionados Excluir termos específicos
          "(...) dança é a síntese (…)"
          PT MCM JB/B/4/31/38 · DS · 19 [?]
          Parte de José Barbosa

          Não apurado se os versos pertencem a alguma obra poética ou peça. Tem carimbo do Museu Carlos Machado. Apresenta manchas de oxidação, vincos, marcas pelo uso de furador e está rasgado no canto superior esquerdo.
          Título formal. Original manuscrito.

          " O Flirt"
          PT MCM JB/B/4/18/27 · DC · 19 [?]
          Parte de José Barbosa

          Versos do 2º ato. Têm carimbo do Museu Carlos Machado. Apresentam manchas.
          Título formal. Cópias datilografadas.

          1º e 2º atos, quadros
          PT MCM JB/B/4/7/45 · DS · 19 [?]
          Parte de José Barbosa

          Documento incompleto. Papel com manchas e marcas pelo uso de furador.
          Título atribuído. Cópia datilografada com anotações manuscritas.

          1º e 2º atos, versos
          PT MCM JB/B/4/7/46 · DC · 19 [?]
          Parte de José Barbosa

          Versos do 1º ato, quadro 1 ("No Planeta Marte") e quadro 3 ("Em Frente a Gonçalo"); e do 2º ato, 1º quadro ("No Mercado da Graça"). Dois têm carimbo do Museu Carlos Machado. Apresentam manchas e vincos.
          Título atribuído. Cópias datilografadas.

          1º e 2º atos, versos
          PT MCM JB/B/4/7/44 · DC · 19 [?]
          Parte de José Barbosa

          Versos de momentos musicais de diferentes quadros: "Freirinhas", ""A Tecedeira", "Orquídeas", "Cavador", "Malvões" e "Sob os telhados da Cidade". Tem carimbo do Museu Carlos Machado, à exceção de um documento.
          Título atribuído. Originais manuscritos.

          1º e 2º atos, versos
          PT MCM JB/B/4/7/47 · DC · 19 [?]
          Parte de José Barbosa

          Versos do 1º ato, 3º quadro ("Em Frente a Gonçalo") e "Apoteose"; do 2º ato, 1º quadro ("No Mercado da Graça"). Têm carimbo do Museu Carlos Machado. Apresentam manchas, vincos e marcas pelo uso de furador.
          Título atribuído. Cópias datilografadas.

          2º ato
          PT MCM JB/B/4/28/34 · DS · 19 [?]
          Parte de José Barbosa

          Documento incompleto com versos e diálogos de diferentes quadros do 2º ato. As folhas estão numeradas no canto superior direito.
          Título formal. Cópia datilografada.

          2º e 3º Cientistas
          PT MCM JB/B/4/7/50 · DS · 19 [?]
          Parte de José Barbosa

          Versos do quadro 1, "No Planeta Marte", do 1º ato.
          Título atribuído. Cópia manuscrita.

          "3º Acto"
          PT MCM JB/B/4/13/109 · DS · 19 [?]
          Parte de José Barbosa

          Documento com a discriminação dos quadros do 3º ato. Tem carimbo do Museu Carlos Machado.
          Título formal. Original datilografado.

          "A Água da Praça Velha"
          PT MCM JB/B/4/28/2 · DS · 19 [?]
          Parte de José Barbosa

          Versos do 7º quadro, "Na Rua", do 2º ato. No canto superior direito está registado: "Nr. 18". Tem carimbo do Museu Carlos Machado.
          O documento apresenta vincos.
          Título formal. Cópia manuscrita.

          "A Bicha"
          PT MCM JB/B/4/28/3 · DC · 19 [?]
          Parte de José Barbosa

          Verso do número musica do 1º ato, 1º quadro - "No «Reino de Pantagruel»". Têm carimbo do Museu Carlos Machado. Os documentos apresentam manchas, vincos, marcas de oxidação e marcas pelo uso de furador.
          Título formal. Cópias datilografadas com anotações manuscritas e cópias manuscritas.

          "A bordo do Lima"
          PT MCM JB/B/4/13/10 · UI · 19 [?]
          Parte de José Barbosa

          Capa com com texto do 2º quadro, "A bordo do Lima", do 1º ato. Na folha de capa indica o nome da peça com 3 atos, autoria de texto e da música e identifica o quadro e ato do texto. Regista, também, os quadros dos 3 atos: 1º ato, "Fundo do Mar" e "Bordo do Lima"; 1º ato, "Redação" e "Central"; 3 º atos, "Furnas", "Fantasia" e "Apoteose de Sto. Cristo". No canto superior esquero tem as iniciais de José Barbosa. Tem carimbo do Museu Carlos Machado. Apresenta manchas.
          Título formal. Cópia manuscrita.

          "A Carne e o Bacalhau"
          PT MCM JB/B/3/12 · DC · 19[?]
          Parte de José Barbosa

          Partituras para piano, violino, clarinete, trompete, sax-alto, trombone e baixo da dança fox "A Carne e o Bacalhau". Versos de José Barbosa e música de Manuel Rui das Neves. Tem algumas anotações manuscritas de origem, carimbo do Centro de Documentação do Museu Carlos Machado e número antigo de inventário.
          Documentos originais manuscritos. Título formal.

          "A Cruz de Cristo"
          PT MCM JB/B/4/31/37 · DS · 19 [?]
          Parte de José Barbosa

          Não foi apurado se os versos integram alguma obra poética ou peça. Tem carimbo do Museu Carlos Machado. Papel vincado, com manchas, marcas pelo uso de furador e margens danificadas.
          Título formal. Original manuscrito.

          "A Dança das Horas"
          PT MCM JB/B/4/28/13 · DC · 19 [?]
          Parte de José Barbosa

          Documentos com versos do 2º ato, 11º quadro, "Moinhos de Vento". Têm carimbo do Museu Carlos Machado. Os exemplares datilografados têm marca de água: "Imperial".
          Apresentam machas, vincos e marcas pelo uso de furador.
          Título formal. Cópia manuscrita e cópias datilografadas, algumas, com anotações manuscritas.

          "A empoadeira e o Pó d'Arroz"
          PT MCM JB/B/4/17/5 · DS · 19 [?]
          Parte de José Barbosa

          Versos de momento musical do VI quadro da cena "Borla e Pó d'Arroz". Apresenta carimbo do Museu Carlos Machado.
          Tem vincos e manchas.
          Título formal. Cópia datilografada.

          "A Grande Fita"
          PT MCM JB/B/4/13/34 · UI · 19 [?]
          Parte de José Barbosa

          Texto do 1º ato, 3º quadro, "A Grande Fita". Tem carimbo do Museu Carlos Machado.
          Título atribuído. Cópia manuscrita.

          "A Guarda da Chuva"
          PT MCM JB/B/4/13/35 · DC · 19 [?]
          Parte de José Barbosa

          Versos da cena X do 2º ato, "Na Avenida Marginal. Um é um documento incompleto (folha 20), sendo metade de uma folha cortada no sentido vertical e com danos na margem inferior. O outro documento está redigido num fragmento de folha. Têm carimbo do Museu Carlos Machado.
          Título formal. Cópias manuscritas.

          "A Ilha radiofónica", nº 2
          PT MCM JB/1/2 · UI · 1944
          Parte de José Barbosa

          Capa que contém dois documentos incompletos que correspondem ao segundo número de "A Ilha radiofónica" ou "A Ilha Sonora". Entre os textos datilografados estão anotados os nomes dos colaboradores que os leem, indicando separadores entre eles com momentos musicais ou gravações. Integra este número textos de Luís Bernardo leite Ataíde, entrevista de Carreiro da Costa ao mestre António Moniz, a reportagem "Raparigas do Tabaco" de António Horácio, "Um Poema Diferente" do colaborador Virgílio Filipe, entre outros. Alguns dos textos não constam nos documentos.
          Estava programado que este número de "A Ilha radiofónica" fosse emitido a 17 de agosto de 1944, tendo sido adiado e emitido entre 19 e 26 de agosto.
          Um tem carimbo do Museu Carlos Machado. As folhas estão machadas e apresentam marcas de oxidação.
          Título formal. Cópias datilografadas.

          "A Ilha Sonora" ou "A Ilha radiofónica"
          PT MCM JB/1 · SR · 1944
          Parte de José Barbosa

          Série que engloba documentos relacionados com a atividade jornalística de José Leite Barbosa, concretamente, o projeto "A Ilha Sonora" ou "Ilha Radiofónica". Constam os 3 primeiros números e um diálogo radiofónico. "A Ilha Sonora" consistia na transmissão, através do Emissor Regional dos Açores, dos textos do jornal "A Ilha" com fundos e separadores musicais e gravações do ruído característico de uma redação de jornal, incluindo o barulhos das máquinas. Os vários colaboradores do jornal faziam, muitas vezes, a leitura dos artigos dos quais eram autores; noutras ocasiões alguns colaboradores liam textos de outros. "A Ilha Sonora" ou "Ilha Radiofónica" levava a «"A Ilha" falada e musicada» aos ouvintes. [A Ilha, A. 6, Nº 639 (1944-07-01)]. A 1º emissão vai para o ar a 5 de julho de 1944. À época era diretor do jornal José Leite Barbosa. Este projeto radiofónico levava, aos habituais leitores e aos ouvintes, as páginas do jornal através da leitura de crónicas, entrevistas, reportagens e artigos dedicados ao púbico feminino, sobre caça, cinema, etnografia regional, entre outras várias temáticas.

          "A Ilha Sonora", 3º número
          PT MCM JB/1/3 · UI · 1944
          Parte de José Barbosa

          Documento com o "guião" do 3º número de "A Ilha Sonora". Os textos são intercalados com a indicação dos separadores musicais/sonoros e dos nomes dos colaboradores. Algumas das folhas têm colados os recortes do jornal com os artigos a ler. Não foi apurado a que número do jornal "A Ilha" correspondem nem a data de emissão. Engloba textos Camilo de Melo, Manuel Maria de Melo, Edgardo Nicolau Rodrigues, Pina Leal, Oliveira San-Bento, Carreiro da Costa, Agnelo Casimiro e Luís Bernardo Leite de Ataíde. Apresenta notas da secção "A Ilha feminina", de Manuel Inácio de Melo do sector da caça e recortes com "Anedotas" da rubrica "A Ilha Alegre".
          Título formal. Cópia datilografada com anotações manuscritas e recortes de imprensa.

          "A Ilha Sonora", nº 1
          PT MCM JB/1/1 · DC · 1944
          Parte de José Barbosa

          "Guião" do número 1 da "A Ilha Sonora" emitido a 5 de julho de 1944 com textos das páginas do número 640 do jornal "A Ilha" publicado no dia 8 seguinte. O número 640 do jornal "A Ilha", publicado a 8 de julho de 1944 corresponde a este programa radiofónico, tendo sido publicada neste número uma extensa reportagem sobre a primeira emissão acima referida. Foram, entre outros, colaboradores desta emissão, através da leitura de textos, artigos ou entrevistas, José Leite Barbosa, Luís Bernardo Leite de Ataíde, Manuel Inácio Melo, Agnelo Casimiro que entrevista Beatriz Consiglieri Pedroso Pina, António Horácio, Virgílio Filipe e Manuel da Silva Melo. Alguns do colaboradores leram textos de, por exemplo, Oliveira San-Bento, Virgínia Moreira, Diogo Ivens ou Virgílio de Oliveira. A leitura dos vários textos teve como pano de fundos vários momentos musicais interpretados ao vivo.
          Entre os textos datilografados estão anotados os nomes dos colaboradores que os leem, indicando separadores entre eles como momentos musicais ou gravações como o soar de trovões ou ruído de máquinas. Alguns dos artigos são recortes do jornal colados nas folhas antecedidos peça sua apresentação. A introdução engloba a leitura de palavras do Padre Moreira das Neves (chefe de redação do jornal "As Novidades", Acurcio Pereira (chefe de redação do jornal "O Século" ou Pedro Correia Marques (chefe de redação do jornal "A Voz") por colaboradores de a "A Ilha Sonora". O 1º artigo é da autoria e lido por José Leite Barbosa sob o título "Aqui Ponta Delgada". Segue-se os vários textos, das diferentes rubricas do jornal, por ordem de leitura e com anotação dos separadores entre eles. Alguns dos textos estão em falta. A entrevista que consta deste número é realizada por Agnelo Casimiro a Beatriz Consiglieri Pedroso Pina em que esta fala das impressões da sua viagem pelos Açores. Está datilografada em metade de folhas A4 que foram agrafadas e que se encontravam dentro do guião.
          É um documento incompleto. Tem carimbo do Museu Carlos Machado. As folhas estão manchas e marcas de oxidação devido ao uso de agrafador.
          Título formal. Cópia datilografada com anotações manuscritas e recortes de imprensa.

          "A Lá Minute (Quadro de Rua)"
          PT MCM JB/B/4/28/18 · DS · 19 [?]
          Parte de José Barbosa

          Documento incompleto com diálogos e versos do 2º ato. Tem rubrica no canto superior direito. O documento tem marcas de oxidação e pelo uso de furador. As margens estão danificadas.
          Título formal. Cópia datilografada com anotações manuscritas.

          "À Larga Coração À Larga"
          PT MCM JB/B/4/1/13 · DC · 19 [?]
          Parte de José Barbosa

          Documentos com versos do momento musical "À Larga Coração À Larga". São versos da Cena V [Regresso à terra Natal].
          Os documentos apresentam manchas, vincos e lacunas.
          Título formal. Cópias datilografadas.

          "À Larga, Coração à Larga"
          PT MCM JB/B/3/29 · DS · 19[?]
          Parte de José Barbosa

          Partituras para piano, sax-alto, trompete, violino e baixo do "slow" "À Larga, Coração à Larga". Tem algumas anotações manuscritas de origem, carimbo do Centro de Documentação do Museu Carlos Machado e número antigo de inventário.
          Documentos originais manuscritos. Título formal.
          Algumas das filhas estão muito manchadas.

          "A Menina Cinéfila"
          PT MCM JB/B/3/32 · DS · 1946-11
          Parte de José Barbosa

          Partitura do Grupo Teatral "Pé de Vento" (conforme inscrição manuscrita no cabeçalho) de "A Menina Cinéfila" [fox e swing]. Letra de José Barbosa e música de Manuel Rui das Neves. Peça: "Toma Lá Dá Cá" de 1950.
          Tem impresso: "Olímpio Medina - Músicos e Instrumentos - Praça 8 de Maio, 28 - Coimbra". Tem algumas anotações manuscritas de origem, carimbo do Centro de Documentação do Museu Carlos Machado e número antigo de inventário.
          Cópia manuscrita. Título formal.

          "A Menina Cinéfila"
          PT MCM JB/B/4/17/8 · DS · 19 [?]
          Parte de José Barbosa

          Versos do 2º quadro, conforme alguns documentos destas subsérie; segundo outros pertence ao 15º quadro. Tem carimbo do Museu Carlos Machado.
          Título formal. Cópia datilografada.

          "A Migalha"
          PT MCM JB/B/4/13/68 · DC · 19 [?]
          Parte de José Barbosa

          Versos da cena VI, "os mesmos e Migalha e Pobreza" do 3º ato, 3º quadro, "Romaria do Senhor". Em outros documentos, está indicado que p 3º ato tem a designação de "Na Barraca". Texto escrito em metade de uma folha A4 que foi cortada no sentido vertical. Tem parte de uma marca de água que não foi possível identificar. Um tem carimbo do Museu Carlos Machado.
          Título formal. Cópias manuscritas.

          "A Minha Aldeia"
          PT MCM JB/B/4/14/22 · DC · 19 [?]
          Parte de José Barbosa

          Verso de momento musical da cena VI, "Pintassilgo e Soldado", do 1º ato. Têm carimbo do Museu Carlos Machado. Apresentam vincos e manchas.
          Título formal. Cópias datilografadas e manuscritas.

          "A minha casa"
          PT MCM JB/B/4/31/72 · DS · 19 [?]
          Parte de José Barbosa

          Poema que poderá ser da autoria de José Leite Barbosa. Uma das folhas tem no número 25, e outra o número 2, no canto superior direito. Tem carimbo do Museu Carlos Machado.
          Título formal. Cópia manuscrita.

          "A moda das saias compridas"
          PT MCM JB/B/4/31/116 · DC · 19 [?]
          Parte de José Barbosa

          Integram o 2º ato, 2º quadro, conforme um dos documentos ["Lanterna Mágica"?]. Um tem carimbo do Museu Carlos Machado. Apresentam vincos e algumas manchas.
          Título formal. Cópia datilografada e cópia manuscrita.

          "A Música Nova - Terceto"
          PT MCM JB/B/4/18/46 · DS · 19 [?]
          Parte de José Barbosa

          Versos do 2º ato, "Na Fantástica Exposição Comemorativa do Duplo Centenário". Papel manchado e com danos na margem esquerda.
          Título formal. Cópia datilografada.

          "A Neve"
          PT MCM JB/B/4/31/83 · DS · 1971-04
          Parte de José Barbosa

          Versos da autoria de José leite Barbosa. Tem carimbo do Museu Carlos Machado.
          Título formal. Cópia datilografada.

          "A Nossa Fajã"
          PT MCM JB/B/4/17/14 · DC · 19 [?]
          Parte de José Barbosa

          Três exemplares dos versos de número musical do 9º quadro. Têm carimbo do Museu Carlos Machado.
          Apresentam manchas de oxidação, vincos e marcas pelo uso de furador.
          Título formal. Cópias datilografadas.

          "A Nossa Fajã"
          PT MCM JB/B/4/17/13 · DS · 19 [?]
          Parte de José Barbosa

          Diálogos entre as personagens "Zé da Fajã", "Agente", "Caturra" e "Sã Bichão" do quadro VII, "A Nossa Fajã". Algumas folhas têm numeração no canto superior direito.
          Título formal. Cópia manuscrita.

          "A nossa terra é do mar, (...)"
          PT MCM JB/B/4/31/89 · DS · 19 [?]
          Parte de José Barbosa

          Versos que poderão ser da autoria de José Leite Barbosa. Tem carimbo do Museu Carlos Machado.
          Título atribuído. Original manuscrito.

          "A Nossa Vida"
          PT MCM JB/B/4/28/25 · DC · 19 [?]
          Parte de José Barbosa

          Versos do 2º ato, 11º quadro, "Moinhos de Vento (apoteose). Têm carimbo do Museu Carlos Machado. As folhas apresentam manchas, vincos e algumas marcas de oxidação.
          Título formal. Cópia manuscrita e cópias datilografadas com anotações manuscritas.

          "A Papa e a Açorda"
          PT MCM JB/B/4/14/31 · DS · 19 [?]
          Parte de José Barbosa

          Documento incompleto com letra de dueto do 2º ato. Tem carimbo do Museu Carlos Machado. Tem algumas manchas e marcas e marcas pelo uso de agrafador.
          Título formal. Cópia datilografada.

          "A Pecureira"
          PT MCM JB/B/4/20/1 · DS · 19 [?]
          Parte de José Barbosa

          Texto da opereta com 1 ato "A Pecureira". Autoria de Martins de Almeida, música de Filipe Duarte. Tem carimbo do Museu Carlos Machado. As folhas têm marca de água: "Grahams Bond Registered".
          O documento tem marcas de oxidação e pelo uso de furador. A capa apresenta manchas e lacunas, estando colada à 1ª página.
          Título formal. Cópia datilografada.

          "A Pecureira"
          PT MCM JB/B/4/20 · SSR · 19 [?]
          Parte de José Barbosa

          Subsérie com um documento da opereta com 1 ato da autoria de Martins de Almeida e com música de Filipe Duarte.
          Título formal. Cópia datilografada.

          "A Pipoca Americana"
          PT MCM JB/B/3/43 · DC · 19[?]
          Parte de José Barbosa

          Partituras para piano, violino, clarinete, trompete, sax-alto, trombone e baixo da marcha "A Pipoca Americana". Versos de José Barbosa e música de Manuel Rui das Neves. Tem inscrições manuscritas de origem. Tem carimbo do Centro de Documentação do Museu Carlos Machado e número antigo de inventário.
          Documento original manuscrito. Título formal.

          "À Porta da Graça (Quadro de Rua)"
          PT MCM JB/B/4/28/29 · DS · 19 [?]
          Parte de José Barbosa

          Diálogo do 2º ato, 2º quadro, "À Porta da Graça". à exceção da 1ª, as folhas estão numeradas no canto superior direito.
          Título formal. Cópia manuscrita.

          "A Rainha e as Ninfas"
          PT MCM JB/B/3/54 · DC · 19[?]
          Parte de José Barbosa

          Partituras para piano, violino, clarinete, trompete, sax-alto, trombone e baixo de "A Rainha e as Ninfas". Versos de José Barbosa e música de Manuel Rui das Neves.
          Tem inscrições manuscritas de origem. Tem carimbo do Centro de Documentação do Museu Carlos Machado e número antigo de inventário.
          Documentos originais manuscritos. Título formal.

          "A Tradição"
          PT MCM JB/B/4/31/133 · DS · 19 [?]
          Parte de José Barbosa

          Não apurado se os versos integram alguma peça e sem evidência de autoria. Tem carimbo do Museu Carlos Machado.
          Título formal. Cópia datilografada.

          "A Tragédia do Impedido"
          PT MCM JB/B/4/29/7 · DC · 19 [?]
          Parte de José Barbosa

          Versos de momento musical. O documento manuscrito está em muito mau estado de conservação. Tem carimbo do Museu Carlos Machado.
          Título formal. Original manuscrito; cópia datilografada.

          Acto I
          PT MCM JB/B/4/15/1 · DS · 19 [?]
          Parte de José Barbosa

          Documento incompleto com diálogos do 1º ato. Integra personagens como "Gertrudes", "Crispim", "Januário", "Procópio" e "Clotilde", entre outras. As folhas estão numeradas no canto superior direito. Apresentam o carimbo ou selo branco da Comissão de Exame e Classificação da Inspeção de Espetáculos.
          O documento tem machas, vincos e marcas pelo uso de furador.
          Título atribuído. Cópia datilografada com anotações manuscritas.

          "Açucenas"
          PT MCM JB/B/4/28/1 · DS · 19 [?]
          Parte de José Barbosa

          Documento incompleto do 1º ato, 5º quadro, "Açucenas". A folha está rasgada. Tem carimbo do Museu Carlos Machado.
          Título formal. Cópia datilografada com anotações manuscritas.

          Acusa receção de documentação
          PT MCM JB/B/1/1/14 · DS · 1966-01-14
          Parte de José Barbosa

          Cópia ou rascunho, sem assinatura e datilografado, de carta enviada por José Leite Barbosa ao Diretor Tesoureiro sobre a receção de documentação.
          Título atribuído.

          "Adeus"
          PT MCM JB/B/3/48 · DC · 19[?]
          Parte de José Barbosa

          Partituras para violino, 1º clarinete, 2º clarinete e trompete do tango "Adeus". Música de Teófilo Frazão e letra de José Barbosa.
          Têm carimbo do Centro de Documentação do Museu Carlos Machado e número antigo de inventário.
          Documentos originais manuscritos. Título formal.

          "Adeus"
          PT MCM JB/B/4/7/1 · DC · 19 [?]
          Parte de José Barbosa
          Adjectivos"
          PT MCM JB/B/4/18/1 · DC · 19 [?]
          Parte de José Barbosa

          Versos do 2º ato. Os documentos têm carimbo do Museu Carlos Machado. Apresentam vincos e manchas.
          Título formal. Cópias manuscritas e datilografadas.

          "Agência Futurama"
          PT MCM JB/B/4/14/1 · DS · 19 [?]
          Parte de José Barbosa

          Diálogos do 2º ato, 1 º quadro - "Agência Futurama". Tem carimbo do Museu Carlos Machado. Uma das folhas é constituída por colagens e está danificada na parte inferior. Têm as folhas marcas pelo uso de furador.
          Título formal. Cópia datilografada.

          "Agente" e "Outeiro"
          PT MCM JB/B/4/1/1 · DS · 19 [?]
          Parte de José Barbosa

          Documento incompleto (páginas 2 e 3) com diálogo entre as personagens "Agente" e "Outeiro". Não foi aferido o quadro ou cena que integra. As folhas têm marca de água: ""Grahams Bond Registered".
          Título atribuído. Cópia datilografada.
          O documento tem vincos, algumas manchas e as margens estão fragilizadas.

          "Agua Santa"
          PT MCM JB/B/4/13/1 · DC · 19 [?]
          Parte de José Barbosa

          Versos da cena VII, "os mesmos e Agua Santa", 3º ato, do quadro I, "Nas Furnas". Um dos documentos tem carimbo do Museu Carlos Machado.
          Título formal. Cópias manuscritas.

          "Águas Passadas"
          PT MCM JB/B/4/1 · SSR · 19 [?]
          Parte de José Barbosa

          Subsérie com documentos relativos à peça de teatro de revista "Águas Passadas" da autoria de José Barbosa. A revista terá sido escrita em 1967 e terá sido representada pelo Grupo Teatral das Casa do Povo da Fajã de Baixo. Em 1968, é levada à cena nos E.U.A.
          Integra personagens como o "Bolo Doce", "Dr. Escobar", "Sertanejo", "Vira Casacas", "Menina das Calças", "Médico", "Enfermeiro" ou "Francisco do Outeiro", entre outras. Para além de textos com os diálogos, engloba também os versos dos momentos musicais.
          Título formal. São cópias manuscritas e datilografadas. Os documentos apresentam manchas, vincos e marcas devido ao uso de furador e agrafador.

          "Águas Passadas"
          PT MCM JB/B/4/1/3/1 · DS · 1967
          Parte de José Barbosa

          Texto da revista "Águas Passadas". Na folha de rosto indica que a peça tem 9 quadros e que a autoria é de José Barbosa. Apresenta a aprovação da Comissão de Exame e Classificação após "cortes" nas folhas indicadas. A informação está manuscrita sobre os dois carimbos daquele organismo. Tem, também, carimbada a informação de que é um espetáculo para maiores de 12 anos. Apresenta, igualmente, o salo branco da já referida Comissão.
          A data associada a esta documento é a data da aprovação da Comissão de Exame e Classificação
          Título formal. Cópia datilografada com anotações manuscritas.

          "Águas Passadas"
          PT MCM JB/B/4/1/2 · DS · 19 [?]
          Parte de José Barbosa

          Documento com a lista de quadros e momentos musicais. A folha tem marca de água pouco percetível.
          Título formal. Cópia datilografada com pequena anotação manuscrita.
          O documento tem vincos, manchas e marcas de oxidação devido ao uso de agrafos.

          "Águas Passadas, 2º arranjo"
          PT MCM JB/B/4/1/3 · UI · 19 [?]
          Parte de José Barbosa

          Unidade de instalação de origem [com título formal] que consiste numa capa com argolas metálicas que contém o texto da peça de teatro de revista "Águas Passadas". Contém, também, um conjunto de documentos com letras de momentos musicais. Alguns destes documentos aparentam ser de outras peças.
          Cópias datilografadas e manuscritas.

          "Aleluia"
          PT MCM JB/B/4/31/1 · DS · 1940-06-11 - 1944-08-02
          Parte de José Barbosa

          Poema assinado por José Leite Barbosa com dedicatória ao Governador do Distrito Autónomo de Ponta Delgada entre 1940 e 1944, o Capitão Rafael Sérgio Vieira (1895/1946). Tem carimbo do Museu Carlos Machado. Apresenta algumas manchas, vincos e marcas pelo uso de furador.
          Título formal. Original manuscrito.

          "Alindado"
          PT MCM JB/B/3/2 · DS · 19[?]
          Parte de José Barbosa

          Partitura com o título "Alindado" do teatro de revista musicado "Lanterna Mágica" de 1931 da autoria de José Barbosa e música de Ilídio Andrade. Tem algumas anotações manuscritas de origem, carimbo do Centro de Documentação do Museu Carlos Machado e número antigo de inventário.
          Documento original manuscrito. Título formal.

          "Alma Açôreana"
          PT MCM JB/B/4/13/3 · DS · 19 [?]
          Parte de José Barbosa

          Versos e excerto de diálogo entre as personagens "Mentira", "Pintassilgo" e "Alma Açoreana" do quadro "Nas Mãos da Mentira". Tem carimbo do Museu Carlos Machado.
          Título formal. Cópia datilografada.

          "Ameijoas á Espanhola"
          PT MCM JB/B/4/31/2 · DS · 19 [?]
          Parte de José Barbosa

          Versos de momento musical não tendo sido apurada a peça a que pertence. Tem carimbo do Museu Carlos Machado. Apresenta vincos, manchas e marcas pelo uso de furador.
          Título formal. Cópia datilografada.

          "Amor Miniatura"
          PT MCM JB/B/4/31/5 · DS · 19 [?]
          Parte de José Barbosa

          Documento incompleto (página 3) com versos de momento musical de peça não identificada.
          Título formal. Cópia datilografada.

          "Amor Perfeito"
          PT MCM JB/B/4/31/6 · DS · 19 [?]
          Parte de José Barbosa

          Versos de momento musical de peça não identificada. Tem manchas, vincos e marcas pelo uso furador.
          Título formal. Cópia datilografada com anotações manuscritas.

          "Amor que morre"
          PT MCM JB/B/4/3 · SSR · 19 [?]
          Parte de José Barbosa

          Documentos relativos à peça, com 1 ato, da autoria de Manuel Francisco Tavares Barbosa.
          Título formal. Cópias manuscritas e datilografadas.

          "Amor que morre"
          PT MCM JB/B/4/3/2 · DS · 19 [?]
          Parte de José Barbosa

          Documento incompleto com texto da peça em 1 ato de Manuel Francisco Tavares Barbosa. Documento com marcas devido ao uso de agrafos.
          Título formal. Cópia datilografada.

          "Amor que morre"
          PT MCM JB/B/4/3/1 · UI · 1963
          Parte de José Barbosa

          Unidade de instalação que consiste num caderno com texto da peça "Amor que morre" de Manuel Francisco Tavares Barbosa. Integra personagens como "Maria Luísa", "Rapariga", "Júlia", "Seabra" e "Eduardo". O documento é uma cópia manuscrita com capa e 2 folhas com notas datilografadas com a autoria, título e a data de 1963. Esta data que poderá ser a data de publicação da peça. As folhas estão numeradas e soltas da encadernação. Apresentam marcas de oxidação devido ao uso de agrafos.
          Título formal.

          "Angra"
          PT MCM JB/B/4/31/7 · DS · 19 [?]
          Parte de José Barbosa

          Não foi apurado se os versos apresentados integram alguma peça ou obra poética. Sem evidência de autoria. Tem carimbo do Museu Carlos Machado. Apresenta manchas, vincos e marcas pelo uso de furador.
          Título formal. Original manuscrito.

          "Antes só que mal acompanhado"
          PT MCM JB/B/4/4/2 · DS · 19 [?]
          Parte de José Barbosa

          Diálogo entre as personagens "Criada" e "Hóspede". As folhas estão numeradas no canto superior direito. A 1ª apresenta marca de oxidação devido ao uso de "clip". Tem carimbo do Museu Carlos Machado.
          Título formal. Cópia datilografada.

          "Antes só que mal acompanhado"
          PT MCM JB/B/4/4/1 · DC · 19 [?]
          Parte de José Barbosa

          Dois documentos, idênticos, com diálogos entre as personagens "Criada" e "Hóspede".
          Os documentos apresentam manchas, vincos e marcas de oxidação. Um deles tem numeração anterior.
          Título formal. Cópias datilografadas.

          "Antes só que mal acompanhado"
          PT MCM JB/B/4/4 · SSR · 19 [?]
          Parte de José Barbosa

          Documentos com diálogos da "comédia-relâmpago" "Antes só que mal acompanhado". não há evidência de autoria mas será de José Leite Barbosa.
          Título formal. Cópias datilografadas.

          "Antes só que mal acompanhado", Papel da Criada
          PT MCM JB/B/4/4/3 · DS · 19 [?]
          Parte de José Barbosa

          Documento com diálogo e que se refere ao papel da personagem "Criada". Tem carimbo do Museu Carlos Machado.
          Tem marca de oxidação devido ao uso de "clip".
          Título formal. Cópia datilografada.

          "Antes só que mal acompanhado", Papel do Hóspede
          PT MCM JB/B/4/4/4 · DS · 19 [?]
          Parte de José Barbosa

          Documento com diálogo e que se refere ao papel da personagem "Hóspede". Tem carimbo do Museu Carlos Machado.
          Tem marca de oxidação devido ao uso de "clip".
          Título formal. Cópia datilografada.

          "Ao Canto do Clube"
          PT MCM JB/B/4/13/5 · DS · 19 [?]
          Parte de José Barbosa

          Documento incompleto com diálogos de diferentes cenas do quadro "Ao Canto do Clube". Tem carimbo do Museu Carlos Machado. As folhas apresentam marcas pelo uso de furador.
          Título formal. Cópia datilografada.

          "Ao Canto do Clube"
          PT MCM JB/B/4/13/4 · DC · 19 [?]
          Parte de José Barbosa

          Documentos relativos ao quadro "Ao Canto do Clube" com o papel das personagens "Venezuelana", "Mulher do Campónio", "Homem do Povo" e "Azilado". Têm carimbo do Museu Carlos Machado. Apresentam marcas de oxidação devido ao uso de "clips".
          Título formal. Cópias datilografadas.

          "Ao Raiar da Manhã"
          PT MCM JB/B/4/18/2 · DC · 19 [?]
          Parte de José Barbosa

          Dois documento sob o título "Ao Raiar da Manhã". Num é identificado como sendo do 2º quadro (diálogos e versos), noutro como sendo do 3º quadro (versos da cena I, "Os Graxas"). Serão do 1º ato e apresentam carimbo ou selo branco que não foi identificado e carimbo do Museu Carlos Machado.
          Os documentos estão machados e com vincos.
          Título formal. Cópias datilografadas com anotações manucritas.

          "Apoteose"
          PT MCM JB/B/3/3 · DC · 19[?]
          Parte de José Barbosa

          Conjunto de partituras para violino, clarinete, trompete, sax-alto, trombone baixo e piano. Tem algumas anotações de origem, carimbo do Centro de Documentação do Museu Carlos Machado e número antigo de inventário.
          Documento original manuscrito. Título formal.

          "Apoteose"
          PT MCM JB/B/4/31/9 · DS · 19 [?]
          Parte de José Barbosa

          Versos aos quais não foi associada nenhuma peça. Tem carimbo do Museu Carlos Machado.
          Título formal. Cópia manuscrita.

          "Apoteose ao heroi"
          PT MCM JB/B/4/31/10 · DS · 19 [?]
          Parte de José Barbosa

          Versos que pertencem a um final de ato de peça que não foi identificada. Tem carimbo do Museu Carlos Machado.
          Título formal. Cópia manuscrita.

          "Apoteose Final"
          PT MCM JB/B/4/17/1 · DS · 19 [?]
          Parte de José Barbosa

          Documento com algumas manchas e vincos.
          Título formal. Original manuscrito.

          "As Aguas"
          PT MCM JB/B/4/13/2 · DC · 19 [?]
          Parte de José Barbosa

          Versos do 3º ato, quadro I "Nas Furnas", cena IV, "Os mesmos o Terceto das Águas". Dois dos documentos têm carimbo do Museu Carlos Machado.
          Título formal. Cópias manuscritas e cópia datilografada.

          "As Águas "
          PT MCM JB/B/3/1 · DS · 19[?]
          Parte de José Barbosa

          Partitura para piano com o título "As Águas", (Azêda, Camarça e P.e Zé). Terceto do teatro de revista musicado "Lanterna Mágica" de 1931. Letra de José Barbosa e música de Ilídio Andrade. Tem algumas anotações de origem, carimbo do Centro de Documentação do Museu Carlos Machado e número antigo de inventário.
          Documento original manuscrito. Título formal.

          "As Azuis e as Vermelhas (...)"
          PT MCM JB/B/4/13/9 · DS · 19 [?]
          Parte de José Barbosa

          Documento incompleto (folhas 1 e 4) com versos de momento musical da cena II "Os mesmos e Cobrador do Varela", do quadro "Ao Canto do Clube". Tem carimbo do Museu Carlos Machado. Apresenta algumas manchas e marcas pelo uso de furador.
          Título atribuído. Cópia manuscrita.

          "As camponezas (...)"
          PT MCM JB/B/4/31/16 · DS · 19 [?]
          Parte de José Barbosa

          Versos de momento musical. Não foi apurada a peça a que pertencerão. Tem carimbo do Museu Carlos Machado.
          Título atribuído. Cópia manuscrita.

          "As Cartas Anónimas"
          PT MCM JB/B/4/8 · SSR · 1963
          Parte de José Barbosa

          Subsérie constituída por uma unidade de instalação que consiste num caderno com texto da peça com ato único de Manuel Francisco Tavares Barbosa.
          Título formal. Cópia manuscrita.

          "As Cartas Anónimas"
          PT MCM JB/B/4/8/1 · UI · 1963
          Parte de José Barbosa

          Unidade de instalação que consiste num caderno com o texto da comédia em 1 ato, "As Cartas Anónimas" de Manuel Francisco Tavares Barbosa. A lista de personagens e o início do ato estão datilografados. Tem carimbo do Museu Carlos Machado. A data indicada poderá ser a data da publicação.
          Tem marcas de oxidação pelo uso de agrafos. As folhas estão descoladas da lombada.
          Título formal. Cópia manuscrita.

          "As Chitas"
          PT MCM JB/B/3/14 · DS · 1963-03-14
          Parte de José Barbosa

          Partitura da marcha "As Chitas" com letra de José Barbosa e música de Teófilo Frazão. Tem manuscrito: "Copiada em 14/3/63 por (?)". Da revista "Pontos no is".
          Tem algumas anotações manuscritas de origem, carimbo do Centro de Documentação do Museu Carlos Machado e número antigo de inventário. No verso tem a letra da marcha.
          Cópia manuscrita. Título formal.

          "As Chitas"
          PT MCM JB/B/4/21/1 · DC · 19 [?]
          Parte de José Barbosa

          Versos de momento musical "As Chitas". Têm carimbo do Museu Carlos Machado.
          Documentos com manchas e vincos. Um apresenta marcas de oxidação pelo uso de "clip"; outro tem marcas devido ao uso de furador. Na Secção B, Série 3 há partituras deste título.
          Título firmal. Original manuscrito e cópia datilografada com anotações manuscritas.

          "As Cores"
          PT MCM JB/B/4/18/14 · DS · 19 [?]
          Parte de José Barbosa

          Versos do 1º quadro manuscritos num fragmento de folha. Tem carimbo do Museu Carlos Machado.
          Título formal. Cópia manuscrita.

          "As Lapas"
          PT MCM JB/B/4/13/65 · DS · 19 [?]
          Parte de José Barbosa

          Versos da cena IX, "os mesmos, as Lapas e Caranguejo" do I quadro, "Na Mansão das Sereias", do 1º ato. Tem carimbo do Museu Carlos Machado. Papel com algumas manchas.
          Título formal. Cópia datilografada.

          "As Raparigas do Chá"
          PT MCM JB/B/3/55 · DS · 19[?]
          Parte de José Barbosa

          Partitura da marcha popular "Raparigas do Chá". Versos de José Barbosa e música de Manuel Rui das Neves.
          Tem inscrições manuscritas de origem. Tem carimbo do Centro de Documentação do Museu Carlos Machado e número antigo de inventário.
          Documento original manuscrito. Título formal.

          "As Sandwiches"
          PT MCM JB/B/4/13/97 · DC · 19 [?]
          Parte de José Barbosa

          Poemas de momento musical da cena VI, "os mesmos e as Sandwiches, do 2º ato, 2º quadro, "No Café Central". Têm carimbo do Museu Carlos Machado. Um dos documentos tem margens inferior e superior danificadas.
          Título formal. Cópia manuscrita e cópia datilografada.

          "As Vilas"
          PT MCM JB/B/4/18/82 · DC · 19 [?]
          Parte de José Barbosa

          Versos do 1º quadro. Os documentos têm carimbo do Museu Carlos Machado. Apresentam vincos e margens danificadas.
          Título formal. Cópias datilografadas.

          "Astrólogo" e "Observador"
          PT MCM JB/B/4/7/2 · DS · 19 [?]
          Parte de José Barbosa

          Documento incompleto com diálogo entre as personagens "Astrólogo" e "Observador" do número "Coro de Espadas" do 1º ato.
          As folhas apresentam vincos nas margens e marca de oxidação pelo uso de "clip".
          Título atribuído. Cópia datilografada.

          "Átomos d'Alma"
          PT MCM JB/B/4/5 · SSR · 19 [?]
          Parte de José Barbosa

          Subsérie com apenas um documento da obra poética de Jose Barbosa ""Átomos de Alma" de 1914.
          Título formal.

          Atrizes - nomes
          PT MCM JB/B/4/13/6 · DS · 19 [?]
          Parte de José Barbosa

          Será uma lista com nomes de atrizes subdividida em 3 grupos.
          Título atribuído. Original manuscrito.

          Atrizes - nomes e quadros
          PT MCM JB/B/4/13/7 · DS · 19 [?]
          Parte de José Barbosa

          Lista com nomes de atrizes e identificação dos quadros ou cenas em que participarão. Tos os parágrafos estão riscados. Tem carimbo do Museu Carlos Machado.
          Título atribuído. Original manuscrito.

          "Auto do Boticário"
          PT MCM JB/B/4/6/1 · DS · 19 [?]
          Parte de José Barbosa

          Documento com o texto da peça o "Auto do Boticário", indicando as personagens: "O Avarento", "Inveja", "Amâncio André" (Boticário), "Comilão", "A velha Ira", "Sineiro", "O fidalgo" e "Margarida". Tem carimbo do Museu Carlos Machado.
          As folhas estão manchadas e apresentam marcas de oxidação e do uso de agrafos.
          Título formal. Cópia datilografada.