Mostrar 815 resultados

Descrição arquivística
José Barbosa
Opções de pesquisa avançada
Previsualizar a impressão Hierarchy Ver:

51 resultados com objetos digitais Mostrar resultados com objetos digitais

"A Pecureira"

Texto da opereta com 1 ato "A Pecureira". Autoria de Martins de Almeida, música de Filipe Duarte. Tem carimbo do Museu Carlos Machado. As folhas têm marca de água: "Grahams Bond Registered".
O documento tem marcas de oxidação e pelo uso de furador. A capa apresenta manchas e lacunas, estando colada à 1ª página.
Título formal. Cópia datilografada.

Papel de Francisco

Folhas numeradas no canto superior direito. Documento apresenta alguns vincos e manchas.
Título formal. Cópia datilografada.

"O Snr. Comissário é uma prenda"

Documento com texto da peça. Tem no canto superior direito da folha de rosto as iniciais "JM.". Apresenta manchas e marcas de oxidação nesta folha devido a uma estrutura metálica onde estaria arquivado.
Título formal. Cópia datilografada.

"Recompensa"

Texto da peça cuja folha de rosto apresenta o título, episódio com um ato e é um original de Francisco Inácio Machado dedicado "A José Leite Barbosa _ Amigo e Mestre" Indica, também, a data.
As folhas apresentam danos nas margens esquerdas devido ao uso de "clip".
Título formal. Cópia datilografada.

"A Ilha Sonora", nº 1

"Guião" do número 1 da "A Ilha Sonora" emitido a 5 de julho de 1944 com textos das páginas do número 640 do jornal "A Ilha" publicado no dia 8 seguinte. O número 640 do jornal "A Ilha", publicado a 8 de julho de 1944 corresponde a este programa radiofónico, tendo sido publicada neste número uma extensa reportagem sobre a primeira emissão acima referida. Foram, entre outros, colaboradores desta emissão, através da leitura de textos, artigos ou entrevistas, José Leite Barbosa, Luís Bernardo Leite de Ataíde, Manuel Inácio Melo, Agnelo Casimiro que entrevista Beatriz Consiglieri Pedroso Pina, António Horácio, Virgílio Filipe e Manuel da Silva Melo. Alguns do colaboradores leram textos de, por exemplo, Oliveira San-Bento, Virgínia Moreira, Diogo Ivens ou Virgílio de Oliveira. A leitura dos vários textos teve como pano de fundos vários momentos musicais interpretados ao vivo.
Entre os textos datilografados estão anotados os nomes dos colaboradores que os leem, indicando separadores entre eles como momentos musicais ou gravações como o soar de trovões ou ruído de máquinas. Alguns dos artigos são recortes do jornal colados nas folhas antecedidos peça sua apresentação. A introdução engloba a leitura de palavras do Padre Moreira das Neves (chefe de redação do jornal "As Novidades", Acurcio Pereira (chefe de redação do jornal "O Século" ou Pedro Correia Marques (chefe de redação do jornal "A Voz") por colaboradores de a "A Ilha Sonora". O 1º artigo é da autoria e lido por José Leite Barbosa sob o título "Aqui Ponta Delgada". Segue-se os vários textos, das diferentes rubricas do jornal, por ordem de leitura e com anotação dos separadores entre eles. Alguns dos textos estão em falta. A entrevista que consta deste número é realizada por Agnelo Casimiro a Beatriz Consiglieri Pedroso Pina em que esta fala das impressões da sua viagem pelos Açores. Está datilografada em metade de folhas A4 que foram agrafadas e que se encontravam dentro do guião.
É um documento incompleto. Tem carimbo do Museu Carlos Machado. As folhas estão manchas e marcas de oxidação devido ao uso de agrafador.
Título formal. Cópia datilografada com anotações manuscritas e recortes de imprensa.

Sociedade de Escritores e Compositores Teatrais Portugueses

  • PT MCM JB/B/1/1
  • SSR
  • 1956-10-02 - 1966-01-24
  • Parte de José Barbosa

Conjunto de correspondência que foi remetida à Sociedade de Escritores e Compositores Teatrais Portugueses (Sociedade Portuguesa de Autores) ou por esta recebida.
Há documentos originais e cópias, datilografados e com informações manuscritas. Título atribuído.

"Lanterna Mágica"

Programa do teatro de revista "Lanterna Mágica", um original de José Barbosa, referente à exibição a 29 de janeiro de 1936 no Coliseu Avenida.
Documento original impresso. Título atribuído.
O papel apresenta vincos.

"As Águas "

Partitura para piano com o título "As Águas", (Azêda, Camarça e P.e Zé). Terceto do teatro de revista musicado "Lanterna Mágica" de 1931. Letra de José Barbosa e música de Ilídio Andrade. Tem algumas anotações de origem, carimbo do Centro de Documentação do Museu Carlos Machado e número antigo de inventário.
Documento original manuscrito. Título formal.

"Antes só que mal acompanhado"

Dois documentos, idênticos, com diálogos entre as personagens "Criada" e "Hóspede".
Os documentos apresentam manchas, vincos e marcas de oxidação. Um deles tem numeração anterior.
Título formal. Cópias datilografadas.

"Dar corda para se enforcar"

Texto da comédia em 3 atos com adaptação e arranjo de José Leite Barbosa. É uma cópia datilografada com carimbo ou selo branco da Inspeção dos Espetáculos: "Aprovado".
Na capa, para além do título e outras informações, tem 3 carimbos. Um indica a peça para maiores de 12 anos. Dois são da Comissão de Exame e Classificação dos Espetáculos. Indica um deles que houve cortes nas folhas 2, 6 e 13 e, manuscrito, encontra-se a nota de que o termo "negreiro" deve ser, em todo o texto, substituído. Segundo o outro carimbo a peça foi examinada para a Casa do Povo da Fajã de Baixo, indicando que foi o grupo teatral desta Instituição que levou a peça à cena.
A data indicada refere-se à aprovação das 29 páginas.
Título formal.

"O Chicharro e o Atum"

Dois documentos com versos de momento musical. Um dos documentos é uma cópia manuscrita; outro cópia datilografada com, no canto superior direito e manuscrito, o nome da peça. Este documento tem, também, datilografado a autoria de José Barbosa e a da de junho de 71. Tem carimbo do Museu Carlos Machado e anterior numeração de inventário. Título formal.

"Agência Futurama"

Diálogos do 2º ato, 1 º quadro - "Agência Futurama". Tem carimbo do Museu Carlos Machado. Uma das folhas é constituída por colagens e está danificada na parte inferior. Têm as folhas marcas pelo uso de furador.
Título formal. Cópia datilografada.

Acto I

Documento incompleto com diálogos do 1º ato. Integra personagens como "Gertrudes", "Crispim", "Januário", "Procópio" e "Clotilde", entre outras. As folhas estão numeradas no canto superior direito. Apresentam o carimbo ou selo branco da Comissão de Exame e Classificação da Inspeção de Espetáculos.
O documento tem machas, vincos e marcas pelo uso de furador.
Título atribuído. Cópia datilografada com anotações manuscritas.

Adjectivos"

Versos do 2º ato. Os documentos têm carimbo do Museu Carlos Machado. Apresentam vincos e manchas.
Título formal. Cópias manuscritas e datilografadas.

Despesas e pagamentos

Série [com título atribuído] constituída por documentação relativa a despesas e pagamentos e fazer como multas, indemnizações ou contribuições fiscais.
Há documentos originais e cópias, impressos, datilografados e manuscritos.

"Águas Passadas"

Subsérie com documentos relativos à peça de teatro de revista "Águas Passadas" da autoria de José Barbosa. A revista terá sido escrita em 1967 e terá sido representada pelo Grupo Teatral das Casa do Povo da Fajã de Baixo. Em 1968, é levada à cena nos E.U.A.
Integra personagens como o "Bolo Doce", "Dr. Escobar", "Sertanejo", "Vira Casacas", "Menina das Calças", "Médico", "Enfermeiro" ou "Francisco do Outeiro", entre outras. Para além de textos com os diálogos, engloba também os versos dos momentos musicais.
Título formal. São cópias manuscritas e datilografadas. Os documentos apresentam manchas, vincos e marcas devido ao uso de furador e agrafador.

"Agente" e "Outeiro"

Documento incompleto (páginas 2 e 3) com diálogo entre as personagens "Agente" e "Outeiro". Não foi aferido o quadro ou cena que integra. As folhas têm marca de água: ""Grahams Bond Registered".
Título atribuído. Cópia datilografada.
O documento tem vincos, algumas manchas e as margens estão fragilizadas.

"O Preço da Vida"

Documento incompleto diálogo entre as personagens "Médico" e "Marido". Tem carimbo do Museu Carlos Machado.
O papel está danificado nas margens e apresenta manchas.
Título formal. Cópia datilografada com anotações manuscritas.

"Quem tem telhados de vidro"

Texto do 1º ato.
Apresenta manchas e marcas de oxidação devido à peça metálica que unia as folhas.
Título formal. Original manuscrito.

"A Ilha Sonora" ou "A Ilha radiofónica"

Série que engloba documentos relacionados com a atividade jornalística de José Leite Barbosa, concretamente, o projeto "A Ilha Sonora" ou "Ilha Radiofónica". Constam os 3 primeiros números e um diálogo radiofónico. "A Ilha Sonora" consistia na transmissão, através do Emissor Regional dos Açores, dos textos do jornal "A Ilha" com fundos e separadores musicais e gravações do ruído característico de uma redação de jornal, incluindo o barulhos das máquinas. Os vários colaboradores do jornal faziam, muitas vezes, a leitura dos artigos dos quais eram autores; noutras ocasiões alguns colaboradores liam textos de outros. "A Ilha Sonora" ou "Ilha Radiofónica" levava a «"A Ilha" falada e musicada» aos ouvintes. [A Ilha, A. 6, Nº 639 (1944-07-01)]. A 1º emissão vai para o ar a 5 de julho de 1944. À época era diretor do jornal José Leite Barbosa. Este projeto radiofónico levava, aos habituais leitores e aos ouvintes, as páginas do jornal através da leitura de crónicas, entrevistas, reportagens e artigos dedicados ao púbico feminino, sobre caça, cinema, etnografia regional, entre outras várias temáticas.

"As Chitas"

Versos de momento musical "As Chitas". Têm carimbo do Museu Carlos Machado.
Documentos com manchas e vincos. Um apresenta marcas de oxidação pelo uso de "clip"; outro tem marcas devido ao uso de furador. Na Secção B, Série 3 há partituras deste título.
Título firmal. Original manuscrito e cópia datilografada com anotações manuscritas.

"Vira o Disco"

Versos de momentos musicais [como "As lavadeiras", "Rosa do Adro", "Cosido à Portuguesa" e "Bordadeiras", entre outros) e diálogos entre personagens como "Frank Costa", "Gira Discos" e "Homem Casado". Pode ser uma peça "relâmpago" cuja atuação se proceda em intervalo de outra peça de maior dimensão. Tem carimbo do Museu Carlos Machado.
As folhas têm marcas devido ao uso de agrafos e manchas de oxidação.
Título formal. Cópia datilografada.

"As Cartas Anónimas"

Unidade de instalação que consiste num caderno com o texto da comédia em 1 ato, "As Cartas Anónimas" de Manuel Francisco Tavares Barbosa. A lista de personagens e o início do ato estão datilografados. Tem carimbo do Museu Carlos Machado. A data indicada poderá ser a data da publicação.
Tem marcas de oxidação pelo uso de agrafos. As folhas estão descoladas da lombada.
Título formal. Cópia manuscrita.

"Copo-fonia"

Dois exemplares de versos do 7º quadro, "Isto é que é festa", conforme documento PT/MCM/B/JB/4/11/2. Têm carimbo do Museu Carlos Machado. Um dos exemplares tem manuscrito no canto superior direito: "É de Gritos".
Título formal. Cópias datilografadas.

"Na Boca do Lobo"

Texto da comédia em 2 atos com personagens como "Matilde", "Henrique" e "D. Catarina", entre outras. Tem carimbo do Museu Carlos Machado. As páginas estão numeradas na margem superior.
Apresenta várias marcas de oxidação devido ao uso de agrafos.
Título formal. Cópia datilografada.

"Recibo do Vale nº 021447"

Recibo de vale referente ao registo de carta para o Sindicato dos Profissionais das Artes Gráficas, conforme inscrição manuscrita no verso. Documento original impresso com preenchimento manuscrito. Título formal.

"Mapa de férias"

Mapa de férias carimbado e assinado.
Documento original impresso com preenchimento manuscrito. Título formal.
O documento tem as margens laterais danificadas.

Correspondência

Conjunto de correspondência, recebida e enviada, relacionada com peças de teatro, direitos de autor e a Sociedade de Escritores e Compositores Teatrais Portugueses e com o Grupo Teatral da Casa do Povo da Fajã de Baixo.
Tem documentos originais e cópias, impressos datilografados e manuscritos. Título atribuído.

"Grupo Teatral da Casa do Povo da Fajã de Baixo"

Carta remetida pela Casa do Povo da Fajã de Baixo sem destinatário identificado. Tem uma pequena descrição do percurso do seu Grupo Teatral que iniciou atividade em 1962, indicando valores despendidos e saldos dos anos de 1964, 1965 e 1966.
Será uma cópia ou rascunho datilografados sem assinatura. Título formal.

Diálogos e versos

Documento incompleto com diálogos entre as personagens "Pai" e "Locutora" e versos do momento musical "Alunas de Enfermagem".
O documento apresenta algumas manchas e marcas pelo uso de furador.
Título atribuído. Cópia datilografada

"O Amor chegou de comboio"

Unidade de instalação que consiste num caderno com o texto da comédia, com 1 ato, "O Amor chegou de comboio" da autoria de Manuel Francisco Tavares Barbosa. Integra as personagens "Luís", "Jorge", "Lili" e "Bonifácio". O documento é uma cópia manuscrita com capa e folha inicial datilografadas com a autoria, título e a data de 1964 que poderá ser a data de publicação da peça.
O documento tem carimbo do Museu Carlos Machado.
Título formal.

"Amor que morre"

Unidade de instalação que consiste num caderno com texto da peça "Amor que morre" de Manuel Francisco Tavares Barbosa. Integra personagens como "Maria Luísa", "Rapariga", "Júlia", "Seabra" e "Eduardo". O documento é uma cópia manuscrita com capa e 2 folhas com notas datilografadas com a autoria, título e a data de 1963. Esta data que poderá ser a data de publicação da peça. As folhas estão numeradas e soltas da encadernação. Apresentam marcas de oxidação devido ao uso de agrafos.
Título formal.

"Onde está o mal?"

Diálogo entre as personagens "Mãe" e "Filha". Na última página tem manuscrita uma nota de texto para intercalar no último parágrafo. Tem marca de água: "Imperial".
Título formal. Cópia datilografada com anotações manuscritas.

"Açucenas"

Documento incompleto do 1º ato, 5º quadro, "Açucenas". A folha está rasgada. Tem carimbo do Museu Carlos Machado.
Título formal. Cópia datilografada com anotações manuscritas.

"O Bife e as Bifanas"

Versos de momento musical. Um dos documentos é formado por colagens de folhas datilografadas no verso com texto não relacionado com a peça. Têm carimbo do Museu Carlos Machado. Os documentos datilografados têm marca de água: "Imperial".
os documentos apresentam manchas e vincos.
Título formal. Original manuscrito e cópias datilografadas.

"Aleluia"

  • PT MCM JB/B/4/31/1
  • DS
  • 1940-06-11 - 1944-08-02
  • Parte de José Barbosa

Poema assinado por José Leite Barbosa com dedicatória ao Governador do Distrito Autónomo de Ponta Delgada entre 1940 e 1944, o Capitão Rafael Sérgio Vieira (1895/1946). Tem carimbo do Museu Carlos Machado. Apresenta algumas manchas, vincos e marcas pelo uso de furador.
Título formal. Original manuscrito.

Contribuições, indemnizações, multas ou taxas

O conjunto de documentos são relacionados com os serviços de Finanças e da Previdência Social, como multas e indemnizações a funcionários, guias de depósito, ofícios e mapas de indemnizações e de quotizações para Fundo de Desemprego.
Há documentos originais e cópias, impressos datilografados e manuscritos. Título atribuído.

Contribuições industriais e multas

Unidade de instalação [com título atribuído] que consiste num dossier em mau estado de conservação, faltando a capa. Tem a estrutura metálica oxidada. O conjunto de documentos que continha, na sua grande maioria, são relacionados com os serviços de Finanças e da Previdência Social, como multas e indemnizações a funcionários.
Há documentos originais e cópias, impressos datilografados e manuscritos.
Os documentos foram retirados a estrutura metálica e acondicionados num envelope.

Contribuição Industrial, recolha de elementos

Formulário do Serviços de Divulgação e Esclarecimento da Direção Geral das Contribuições e Impostos [Ministério das Finanças] preenchido aquando da visita feita por aqueles serviços para recolha de informação no âmbito da Contribuição Industrial.
Documento original impresso com preenchimento manuscrito. Título atribuído.
A margem esquerda tem lacunas e marcas de oxidação.

Envio de documentos aos serviços de censura

Carta remetida por José Barbosa que informa o destinatário que enviou, aos serviços de censura da Inspeção Geral dos Espetáculos, a documentação referentes a duas peças a serem levadas à cena pela Casa do Povo da Fajã de Baixo. Pede a intervenção de Nuno Bettencourt no sentido de agilizar o processo para que os espetáculos aconteçam nas datas previstas.
Documento original manuscrito. Título atribuído.
O documentos tem lacunas e marcas de oxidação causadas pelo uso de "clips".

"Águas Passadas"

Texto da revista "Águas Passadas". Na folha de rosto indica que a peça tem 9 quadros e que a autoria é de José Barbosa. Apresenta a aprovação da Comissão de Exame e Classificação após "cortes" nas folhas indicadas. A informação está manuscrita sobre os dois carimbos daquele organismo. Tem, também, carimbada a informação de que é um espetáculo para maiores de 12 anos. Apresenta, igualmente, o salo branco da já referida Comissão.
A data associada a esta documento é a data da aprovação da Comissão de Exame e Classificação
Título formal. Cópia datilografada com anotações manuscritas.

"Excerto da Canção do Coveiro"

Documento com excerto do poema "Canção do Coveiro". Integra a obra poética de Jose Barbosa ""Átomos de Alma" de 1914 onde este poema é dedicado a Carlos Chaves Costa.
O documento apresenta manchas.
Título formal. Cópia datilografada.

"Auto do Boticário"

Documento com o texto da peça o "Auto do Boticário", indicando as personagens: "O Avarento", "Inveja", "Amâncio André" (Boticário), "Comilão", "A velha Ira", "Sineiro", "O fidalgo" e "Margarida". Tem carimbo do Museu Carlos Machado.
As folhas estão manchadas e apresentam marcas de oxidação e do uso de agrafos.
Título formal. Cópia datilografada.

"Conselho"

Poema da página 19 do livro publicado em 1959, "Coração nas Mãos". O documento tem vincos e marcas pelo uso de furador.
Título formal. Original manuscrito. Tem carimbo do Museu Carlos Machado.

"Agua Santa"

Versos da cena VII, "os mesmos e Agua Santa", 3º ato, do quadro I, "Nas Furnas". Um dos documentos tem carimbo do Museu Carlos Machado.
Título formal. Cópias manuscritas.

"Apoteose Final"

Documento com algumas manchas e vincos.
Título formal. Original manuscrito.

"Champanhe"

Versos do 1º atos, 1º quadro, No Reino de Pantagruel". Os documentos datilografados têm carimbo do Museu Carlos Machado.
Título formal. Cópia manuscrita e cópias datilografadas.

"Apoteose ao heroi"

Versos que pertencem a um final de ato de peça que não foi identificada. Tem carimbo do Museu Carlos Machado.
Título formal. Cópia manuscrita.

"Declaração para efeito de liquidação da colecta"

Declaração no âmbito da Contribuição Industrial (Grupo B) da Direção Geral das Contribuições e Impostos do Ministério das Finanças referente ao ano de 1968. Identifica a atividade comercial/industrial exercida e organismos de coordenação económica ou corporativa onde o contribuinte, José Leite Barbosa, está inscrito: Grémio dos Industriais de Fotografia e Grémio do Comércio. Estão registados os valores das compras e dos serviços prestados. Identifica, também, a sede [Rua dos Mercadores, nº 22] e o domicílio [Rua da Mãe de Deus, nº 36]. Ma 1ª página , manuscrito, está a indicação assinada pelo Chefe da Repartição de que a muta foi paga voluntariamente.
Documento original impresso com preenchimento manuscrito. Título formal.

"Candeia de 3 Bicos"

Partitura para piano da canção "Candeia de 3 Bicos". Versos da autoria de José Barbosa e música de Evaristo Pacheco de Sousa. Tem algumas anotações manuscritas de origem, carimbo do Centro de Documentação do Museu Carlos Machado e número antigo de inventário.
Documento original manuscrito. Título formal.

Diálogos e versos

Documento incompleto [apenas as páginas 16 e 17] com excerto da Cena X ("Os mesmos e a Menina de Calças") e da Cena XI ("Vendedor de Plantas"). Uma das folhas tem carimbo ou selo branco da Comissão de Exame e Classificação da Inspeção dos Espetáculos.
O documentos apresenta manchas e e marcas pelo uso de furador.
Título atribuído.
Cópia datilografada com anotações manuscritas.

"Tio Sam e as Luzes de Broadway"

Documentos com versos da abertura da peça conforme documento PT/MCM/B/JB/4/11/2. Um dos documento tem manuscrito o nome da peça e "Nr. 2". Têm carimbo do Museu Carlos Machado.
Os documentos apresentam vincos e machas de oxidação.
Título formal. Cópias datilografadas.

"Dar corda para se enforcar"

Subsérie com apenas um documento da comédia em 3 atos com adaptação e arranjos de José Leite Barbosa.
Título formal. Cópia dartilografada.
Conforme documento PT/MCM/JB/4/1/2, surge este título a anteceder os quadros da peça "Águas Passadas".

"Gato Pingado Amador"

Versos do 1º ato, "Na Mansão da Saudade". Têm carimbo do Museu Carlos Machado. Têm vincos e manchas.
Título formal. Cópia datilografada.

"Cena VII Carroceiro e Salvador"

Documento incompleto com excerto de diálogo e versos do momento musical "Menina da aldeia e Rapariga". Uma das folhas tem uma colagem em branco. Apresenta vincos, manchas e marcas pelo uso de furador, estas numa das folhas.
Título formal. Cópia datilografada com anotações manuscritas.

"Varredor"

Documentos com versos de momento musical. São cópias datilografadas mas um tem anotações manuscritas. Dois têm carimbo do Museu Carlos Machado. Apresentam vincos e marcas de oxidação devido ao uso de furador e "clip".
Título formal.

Direitos teatrais

  • PT MCM JB/B/1/1/10
  • DC
  • 1964-04 - 1965-08-24
  • Parte de José Barbosa

Carta original datilografada, com carimbo e assinatura, enviada a José Leite Barbosa pelo Conselho Diretor da Sociedade de Escritores e Compositores Teatrais Portugueses. Tem anexados vários documentos, originais e cópias de impressos com preenchimento manuscrito, com resumos de conta corrente, créditos e direitos de representação: "Açucenas de S. Miguel", "Café e para ti", "Coração à Larga", "Não me chamo Margarida", Saudades", "Emigrante", "Toma lá Dá cá", "Sereias", "Chá chá chá da Gorreana", "Festa Brava em S. Miguel" e "Lagosta e Camarão".
Têm marcas de oxidação do "clip" e agrafos que agrupavam a documentação. Título atribuído.

"Os Cientistas"

Versos do número "Cientistas e Bombas" do quadro 1, "No Planeta Marte", do 1º ato. As folhas apresentam machas e vincos.
Título formal. Cópias datilografadas.

"A bordo do Lima"

Capa com com texto do 2º quadro, "A bordo do Lima", do 1º ato. Na folha de capa indica o nome da peça com 3 atos, autoria de texto e da música e identifica o quadro e ato do texto. Regista, também, os quadros dos 3 atos: 1º ato, "Fundo do Mar" e "Bordo do Lima"; 1º ato, "Redação" e "Central"; 3 º atos, "Furnas", "Fantasia" e "Apoteose de Sto. Cristo". No canto superior esquero tem as iniciais de José Barbosa. Tem carimbo do Museu Carlos Machado. Apresenta manchas.
Título formal. Cópia manuscrita.

"Scena do Central"

Documento incompleto com diálogo entre as personagens "Polícia", "Fernando" e "Carneiro" que pertencerá ao 2ºa to, 2º quadro, "Café Central". Apresenta machas e vincos.
Título atribuído. Cópia manuscrita.

"Professor de Culinária"

Documento incompleto (folha 4) com versos de número musical, provavelmente da autoria de José Leite Barbosa, mas sem ter sido apurado que peça integrarão. Tem carimbo do Museu Carlos Machado.
Título formal. Cópia datilografada.

"Professor de línguas"

Documento sobre o papel do "Professor de línguas" de peça não identificada.
Título formal. Cópia datilografada.

"O Sem trabalho"

Versos do 2º ato, do quadro "Na Rua", cena VI, "os mesmos e sem Trabalho". Tem carimbo do Museu Carlos Machado. Texto escrito em metade de uma folha A4 que foi cortada ao meio no sentido vertical. Apresenta manchas.
Título formal. Cópia manuscrita.

Senhor Cosme e D. Rosa

Textos com diálogos e versos da cena II, "Senhor Cosme e D. Rosa" do I quadro, "Nas Furnas", do 3º ato. Têm carimbo do Museu Carlos Machado.
Título formal. Cópias manuscritas e cópia datilografada.

"Prólogo"

Texto do prólogo que poderá ser da autoria de José Leite Barbosa, mas não tendo sido identificada a que peça pertencerá. Tem carimbo do Museu Carlos Machado.
Título formal. Original manuscrito.

"Proscrita"

Versos de momento musical de peça que não foi identificada. A autoria será de José Leite Barbosa e música de Rui Neves. Tem o último nome deste escrito no cato inferior direito e, acima, escrito: "vou compôr agora". Tem carimbo do Museu Carlos Machado.
Título formal. Cópia datilografada com anotações manuscritas.

"Sereias do Mar"

Versos da cena I, "Neptuno e as Sereias", do I quadro, "Na Mansão das Sereias", do 1º ato. Tem carimbo do Museu Carlos Machado.
Título formal. Cópia datilografada.

"Quando beberes champanhe, (...)"

Documento incompleto (folha 2) com versos de número musical que serão da autoria de José Leite Barbosa. Tem carimbo do Museu Carlos Machado.
Título atribuído. Cópia manuscrita.

"Sereias Modernas"

Versos, escritos em fragmento de folha, do 1º ato, 1º quadro, "Na Mansão das Sereias". Tem carimbo do Museu Carlos Machado.
Título formal. Cópia datilografada.

"Sereias Modernas"

Lista com nomes das atrizes (?) intervenientes em números como "Sereias Modernas", "Suspiros" e "Estrelas". Tem carimbo do Museu Carlos Machado.
Título formal. Original manuscrito.

"Que elas são bonitas (…)"

Versos de momento musical que poderão ser da autoria de José Leite Barbosa. Tem carimbo do Museu Carlos Machado.
Título atribuído. Cópia manuscrita.

"Sineiro"

Versos e excertos de diálogos do quadro "Um passeio ao campo". Duas da folhas têm colagens. Tem carimbo do Museu Carlos Machado. Folhas com marcas devido ao uso de fita adesiva.
Título formal. Cópia datilografada.

"Quem acaba o resto"

Versos que poderão ser da autoria de José Leite Barbosa. Não apurado se integram alguma obra poética ou peça. Tem carimbo do Museu Carlos Machado. Papel manchado e danificado nas margens.
Título formal. Cópia datilografada..

"Solar da Graça"

Documento com os papéis das personagens "Locutor", do "Viajante" (do quadro "Solar da Graça")e do "Menino Jorge" (quadro "Nas Furnas"). As folhas estavam agrupadas por "clips", ficando por essa razão com marcas de oxidação.
Título formal. Cópias datilografadas.

"Suspiros"

Versos do quadro VI, "A Tradição", do 2º ato. Têm carimbo do Museu Carlos Machado. Um dos documentos está rasgado na margem inferior.
Título formal. Cópias manuscritas.

"Quem foi que disse"

Versos de momento musical que poderão ser da autoria de José Leite Barbosa. Dois dos documentos têm carimbo do Museu Carlos Machado.
Título formal. Cópias datilografadas.

"3º Acto"

Documento com a discriminação dos quadros do 3º ato. Tem carimbo do Museu Carlos Machado.
Título formal. Original datilografado.

"Recitativo"

Texto que poderá ter a autoria de José Leite Barbosa. Não apurado se integra alguma obra ou peça teatral. No verso tem uma quadra manuscrita.
Título formal. Cópia datilografada com anotações manuscritas

"Cantiga da Rua"

Cópia manuscrita de partitura para piano da canção "Cantiga da Rua" do filme "O Costa do Castelo". Música de António de Melo. Tem algumas anotações manuscritas de origem [na última página: "Fernando da Silva Melo"], carimbo do Centro de Documentação do Museu Carlos Machado e número antigo de inventário.
Título formal.

Diálogos e versos

Unidade de instalação de origem que consiste numa capa à qual o documento estava unido através de uma fita de tecido. Consta de versos de momentos musicais e diálogos entre personagens como "Bolo Doce", "Vira Casacas", "Campónio", "Maria" e "Cavador".
Faltam as primeis 14 folhas e a número 26. Tem várias anotações manuscritas e rasuras no texto. Três folhas estão, propositadamente de origem, coladas no sentido vertical. Tem uma folha manuscrita sem indicação do número de página.
O documento apresenta manchas, vincos e marcas devido ao uso de furador.
Título atribuído. Cópia datilografada e manuscrita.

"Na Zona dos Tufões", Quadro 5º

Diálogos do 5º quadro. As folhas estão numeradas no canto superior direito.
O documento apresenta vincos, manchas e rasgos.
Título formal. Cópia manuscrita.

Direitos teatrais

Carta original datilografada com informações manuscritas, com carimbo e assinatura, enviada a José Leite Barbosa pelo Diretor Tesoureiro da Sociedade de Escritores e Compositores Teatrais Portugueses sobre a conta de direitos de autor do ano de 1965. Tem anexados vários documentos, originais e cópias de impressos com preenchimento manuscrito, com resumos de créditos e direitos de representação: "Açucenas de S. Miguel", "Café e para ti", "Coração à Larga", "Flausina da Fajã", "Saudades", "Toma lá Dá cá", "Chá chá chá da Gorreana", "Não me chamo Margarida" e "Lagosta e Camarão".
Têm marcas de oxidação do "clip" e agrafos que agrupavam a documentação. A carta apresenta manchas.
Título atribuído

"Aviador"

Documento incompleto (página 27) com versos para voz e estribilho. Peça não identificada. Tem carimbo do Museu Carlos Machado. Apresenta manchas e vincos.
Título formal. Cópia datilografada.

"O Centenário"

Versos do 2º ato, "Na Fantástica Exposição Comemorativa do Duplo Centenário". Um dos documentos tem marca de água ("Grahams Bank Post") e todos têm carimbo do Museu Carlos Machado. Apresentam manchas e vincos.
Título formal. Cópias datilografadas.

"O Champanhe e o Vinho"

Versos do 1º ato, 1º quadro, No Reino de Pantagruel". O documento tem carimbo do Museu Carlos Machado.
Título formal. Cópia datilografada.

"Contra-regra da Revista Bota Abaixo"

Contra regra dos 1º e 2º atos. Apresenta manchas e vincos. Tem carimbo do Museu Carlos Machado.
Título formal. Cópia datilografada com anotações manuscritas.

"Café Central"

Documentos referentes ao 2º quadro, "Café Central", do 2º ato com recitativos, versos e diálogos. Os documentos apresentam machas e vincos.
Título formal. Cópias manuscritas.

"João" e "Pintassilgo"

Documento incompleto com a cena VII do 1º ato, "Na Mansão da Saudade". Tem carimbo do Museu Carlos Machado. Apresenta manchas e vincos.
Título atribuído. Cópia datilografada.

"Declaração para efeito de liquidação da colecta"

Declaração no âmbito da Contribuição Industrial (Grupo B) da Direção Geral das Contribuições e Impostos do Ministério das Finanças referente ao ano de 1967. Identifica a atividade comercial/industrial exercida e organismos de coordenação económica ou corporativa onde o contribuinte, José Leite Barbosa, está inscrito: Grémio dos Industriais de Fotografia e Grémio do Comércio. Estão registados os valores das compras, vendas e dos serviços prestados. Identifica, também, a sede [Rua dos Mercadores, nº 22] e o domicílio [Rua da Mãe de Deus, nº 36]. A 1º página tem carimbo, selo branco e assinatura.
Documento original impresso com preenchimento manuscrito. Título formal.

"É de Gritos"

Documentos referentes à revista fantasia com 1 ato e 7 quadros, "É de Gritos". Original de José Leite Barbosa e com música de Manuel Ruy das Neves. Não há indicação do ano em que foi escrita mas em 1965. Em 1971 é feita uma digressão aos E.U.A.
Título formal. Cópias datilografadas e originais manuscrito.

"Toureiros"

Versos do 6º quadro, "Na Cidade", conforme documento PT/MCM/B/JB/4/11/2. Um tem anotações manuscritas; os outros dois têm carimbo do Museu Carlos Machado.
Título formal. Cópias datilografadas.

"Recitativo"

Versos que aludem às descobertas, caravelas, Açores e Infante D. Henrique.
Título formal. Cópia manuscrita.

"Velho"

Não identificado o quadro ou ato a que pertencerá o texto. Tem carimbo do Museu Carlos Machado.
Título formal. Cópia manuscrita.

"Recitativo"

Texto que será da autoria de José Leite Barbosa, não tendo sido apurado a que peça pertencerá. O texto manuscrito está no verso de folha de um texto datilografado. Têm carimbo do Museu Carlos Machado.
Título formal. Cópias datilografadas e manuscrita.

Resultados 1 a 100 de 815