Carta de felicitações de melhores a Ernesto do Canto por ocasião da chegada de Paris em outubro de 1896, onde foi operado. Documento original manuscrito em português. Título atribuído.
Faz algumas referências bibliográficas. Tem alguma dificuldade de leitura devido à letra. Será pelo tipo de letra, o mesmo remetente da carta PT/MCM/ECM/B-Q/2-1/58-9. Documento original manuscrito em português. Título atribuído.
Pelo tipo de letra, o remetente será o mesmo da carta PT/MCM/ECM/B-Q/2-1/58-8. Apresenta dificuldade de leitura. Faz algumas referências bibliográficas. Documento original manuscrito em português. Título atribuído.
Transcrição impressa de carta datada de 16 de abril de 1913. Título atribuído. Descreve as visitas que fez ao Petit Palais, ao museu Invalides e a parte oriental do museu do Louvre. Refere que visitou Notre-Dame e o Cemitério Père Lachaise. Continua com outros assuntos.
Retrato de estúdio de Vicente Machado de Faria e Maya, filho mais velho de Francisco Machado de Faria e Maya (1815/1890), 1º Visconde de Faria e Maya e de sua mulher, e tia, Teresa Clara de Jesus Machado de Faria e Maya Cardoso (1816/1901). No verso tem dedicatória para o irmão mais novo, António Cardoso Machado de Faria e Maya, a quem oferece provavelmente por ocasião de término de curso Direito pela Universidade de Coimbra. Foi o 2º Visconde de Faria e Maya. No álbum, a lápis e abaixo da imagem, Canto da Maya escreve: "Vicente Faria e Maia". Título atribuído. Autoria de José Maria dos Santos, Photographia Conimbricense, Coimbra.
Ofício da delegação de Ponta Delgada do Instituto Nacional do Trabalho e Previdência [Ministério das Corporações e Previdência Social] em que o referido organismo revela "(...) a existência de indemnizações a favor do pessoal ao serviço (...)" da firma Foto Gráfica de José Leite Barbosa no valor líquido de 8.280$00. refere um mapa em anexo que será o documento com o código de referência PT MCM JB/A/1/1/1/26/5. No final do documento menciona anexos que poderão ser alguns dos documentos integrados no documento composto com o código de referência PT MCM JB/A/1/1/1/26. Documento original impresso.
Contém carta enviada pela Secretaria de Estado da Informação e Turismo, para aquisição de uma colcha regional para o Museu de Arte Popular, a requisição que acompanhou esta e cópia do recibo que Maria Luísa Ataíde enviou ao referido Museu no valor de 600$.
Ofício do Diretor interino do Museu de Arte Popular, em resposta a carta anteriormente enviada, em que sugere o contato com a Direção Geral do Ensino Superior e de Belas Artes para prestar esclarecimentos sobre instalação de um posto de vendas. A sugestão advém do facto de nem no Museu de Arte Popular nem no Museu de Nacional de Arte Antiga se conheçam tais condições.
Maria Luísa Soares d' Albergaria Ataíde da Costa Gomes
Documento em mau estado de conservação com manchas, vincos e margens danificadas. Documento original manuscrito em português e francês. Título atribuído.
Sendo o texto maioritariamente ilegível, não se consegue especificar um assunto. Percebe-se o nome “Eduardo Manuel Maurício Medeiros” e as palavras “minha irmã” ou “Museu”. Cartão enviado a Maria Luísa Ataíde. Assinatura ilegível.
Maria Luísa Soares d' Albergaria Ataíde da Costa Gomes
Retrato de estúdio que poderá ser de Rita do Canto (1838-1861), filha de José Caetano Dias do Canto e Medeiros (1786/1858) e de sua 2.ª mulher Francisca Vicência Botelho (1799/1865). Morreu solteira. No verso tem uma impressão com as iniciais "EC" dentro de um círculo, encimado por um leão. Título atribuído.
[Lisboa] Carta para destinatário não identificado. Refere o estado de incerteza sobre a colocação no "corpo de engenharia civil". Acrescenta que lhe consta que a classificação está feita pela comissão para tal nomeada. Continua com outras informações. Documento original manuscrito em português. Título atribuído.
Retrato de estúdio de uma mulher que não foi identificada. Título atribuído. No verso tem a impressão da autoria/produção: António José Raposo Photographia Artistica, Rua da Esperança, nº 19, Ponta Delgada.
Retrato de estúdio de uma mulher que não foi possível identificar. Albumina colada em cartão. Título atribuído. Autoria de José Pacheco Toste - Photographia Central - Foto Toste [Rua do Valverde , nº 58].
Retrato de um homem não identificado. Título atribuído. Autoria/produção de Muniz Martinez, Photographia Central, Rua de Serpa Pinto, nº 66, Largo da Abegoaria nº 4, Lisboa
Retrato de estúdio de uma mulher que não foi possível identificar. Título atribuído. Autoria de Photographia Lusitana de J. A. Madeira, Rua do Tesouro Velho, 27, Lisboa.
Documento em que Hugo Moreira retifica e acrescenta peças à lista das que tem em depósito no Museu Carlos Machado e que, por lapso, não integraram lista anteriormente facultada por esta última Instituição.
Maria Luísa Soares d' Albergaria Ataíde da Costa Gomes
Escreve sobre um negócio. Refere que deu andamento ao pedido mas que o Ministro da Fazenda enviou requerimento para o Reino. Continua com informações sobre este assunto. Documento original manuscrito em português. Título atribuído.
O remetente informa que no dia seguinte o Sr. Pinto lhe remeterá o certificado. É uma carta postal. Documento original manuscrito em português. Título atribuído.
Relação com peças pedidas por Hugo Moreira para restituição. Refere a oferta dos dísticos e memórias que estão na Secção de Arte e Geologia, mas com devolução das que estão na Secção de Epigrafia.
Anotação manuscrita de uma relação de objetos usuais na ilha de São Miguel para classificar para integração no Museu. São 31 itens. No item nº 18 está acrescentado a lápis, a informação que os objetos eram da posse dos revoltosos fuzilados no Castelo de S. Braz (informação que já constava originalmente no documento).
Registo de assuntos a lembrar e tarefas a executar, contas (por exemplo com José do Canto) e registo de algumas espécies botânicas. Documento original manuscrito em português. Título atribuído.
Indica os nomes das mulheres que entraram no Hospício [?], alguns dados familiares e datas de nascimento e morte ou saída. A baliza cronológica dos dados apresentados situa-se entre 1869 e 1907. O papel tem várias lacunas e marcas de oxidação. Documento original manuscrito em português. Título atribuído.
Caderno de notas com o registo de espécies botânicas, nomes científicos; registo de espécies que Ernesto do Canto tem e em que data; plantas compradas e data e plantas – onde e quando. Documento original manuscrito em português. Título atribuído.
Pequeno livrode notas onde regista despesas com vestuário, tabaco, loiça, despesas denominadas de extraordinárias, quantias que deverá devolver e que tem a receber. Documento original manuscrito em português. Título atribuído.
Registos de despesas com mesadas, viagem a Madrid, casa dos Prestes, entre outras. O papel apresenta lacunas e manchas. Documento original manuscrito em português. Título atribuído.
Documento enviado a Ernesto do Canto que comprova o pagamento de 50 francos referidos na anotação da carta PT/MCM/ECM/B-Q/2-1/20-1. Recibo impresso com preenchimento manuscrito, escrito em francês. Título atribuído.
Cópia datilografada, sem assinatura, de recibo passado por colaboradora a José Leite Barbosa, na qualidade de proprietário da "Foto Gráfica" no valor de 8.280$00 relativos à diferença salarial entre 1 de dezembro de 1968 a 32 de 12 de 1969. Título formal. Há outros documentos relativos a esta indeminização com os códigos de referência: PT MCM JB/A/1/1/1/26 e PT MCM JB/A/1/1/26
Rascunho de carta dirigida ao Diretor de Museu Carlos Machado onde expressa o desejo de inaugurar parte da Secção do Museu da Criança a 19 de março. Coloca igualmente ao Diretor, um conjunto de questões de organização do evento para que este seja possível.
Maria Luísa Soares d' Albergaria Ataíde da Costa Gomes
Informa que pedido de demissão não havia sido ainda deferido e que envia a cópia do ofício que a pediu. Faz referência a um incidente na Secção de Arte, do qual não foi atempadamente informada, mas que levou a que o Presidente da Direção do Museu expulsasse alguém e, para mais, um licenciado em Belas Artes. Refere, também, que teve obstáculos para a inauguração do Museu Biblioteca Infantil. É documento manuscrito e assinado.
Rascunho da carta remetida ao Eng.º José Maria Álvares Cabral que é respeitante a pedido da Academia Musical de novembro de 1962 para se preparar uma sala da Secção de Arte para conferência e concertos.
Guia do Fundo de Desemprego com a indicação da contribuição para aquela instituição relativa à quotização de um funcionário. Formulário impresso, original, com preenchimento manuscrito. Não tem assinatura. Título atribuído.
Carta que Canto da Maya recebe da mãe, Maria Ernestina do Canto Machado Faria e Maya (1866/1921). Dá notícias da sua saúde e da várias elementos da família como do Mário, Beatriz, tias Isabel e Margarida. Documento original manuscrito em português. Título atribuído.
Pequeno bilhete dirigido a uma das irmãs onde acusa a receção e agradece o presente, umas peúgas feitas pela irmã. Documento original manuscrito em português. Título atribuído.
Acusa a circular que lhe foi enviada e agradece o convite para ajudar a Sociedade . Refere a criação de uma comissão auxiliar. Documento original manuscrito em português. Título atribuído.
Pedido para que as peças que foram recuperadas do fundo de mar por mergulhadores e as que ainda serão retiradas, não sendo de grande relevância para a Marinha, que possam ser entregues ao Museu. Poderá ser a título definitivo ou, nessa impossibilidade, como depósito. As peças interessam à Secção Etnográfica que não tem ainda nenhum objeto relacionado com a epopeia marítima. O verso desta carta encontra-se com vários desenhos e anotações.
Maria Luísa Soares d' Albergaria Ataíde da Costa Gomes
Documento memorando em que se copia carta de Hugo Moreira data de 1957 para Maria Luísa Ataíde, a lista que a esta estava anexada e a relação das peças a serem devolvidas e a oferecer.
Carta dirigida ao Eng.º Deodato Chaves de Magalhães Sousa, Presidente da Junta Geral do Distrito Autónomo de Ponta Delgada. É proposto à Comissão Executiva a aquisição de peças, no valor de 5.957$50, para a exposição dos 24 quadros de Morgado de Setúbal. As peças são de cobre, estanho, ferro e latão. Pede uma especial atenção a este assunto uma vez que esta coleção de quadros é a mais valiosa da Secção de Artes.
Carta remetida ao Dr. Ernesto Alves da Veiga Oliveira do Centro de Estudos de Antropologia Cultural em Oeiras. Indaga-se do interesse do Centro de Estudos em adquirir um Capote e Capelo antigos no valor de 300$. Oferece-se, caso haja interesse, em procurar mais peças de indumentária antiga regional. Procura saber, também, se há interesse em cópias de roupões e camisas antigas, salientando o preço elevado dos bordados à mão.
Refere negócios e o envio da mesada. O papel tem algumas lacunas e as linhas de escrita que sobrepõem entre as duas páginas dificultam um pouco a leitura. Documento original manuscrito em português. Título atribuído.
Cópia da carta datilografada da que foi enviada ao Bispo Coadjutor de Angra de Heroísmo, D. Manuel Afonso de Carvalho na qual e em sequência das diretivas indicadas, pede autorização para contatar o clero da Ilha. O objetivo é pedir informações para classificar e fazer a relação de obras de arte que por há tanto tempo estarem “arrecadadas” se possam perder. Informa que criada esta relação lhe será enviada com a indicação da localização e estado de conservação. Salienta que, permanecendo a Igreja como proprietária, em qualquer altura se pode proceder ao seu levantamento para caso de serem necessárias as peças para um ato de culto.
Maria Luísa Soares d' Albergaria Ataíde da Costa Gomes
Carta, que poderá ser um rascunho ou cópia manuscrita assinados, que terá enviado ao Diretor do Museu de Arte Popular em Lisboa, Manuel Hintze Ribeiro de Melo Corrêa. Uma vez que não tem conhecimento dos procedimentos, solicita informações sobra as condições para instalação de um “lugar de vendas”.
Cópia da carta datilografada da que foi enviada ao Bispo Coadjutor de Angra de Heroísmo. Maria Luísa Ataíde dá a conhecer que as duas dalmáticas e as duas casulas que se encontram na Igreja Matriz de Ponta Delgada (valiosas e do século XIV) foram identificadas com a ajuda de diligências efetuadas pelo Coronel Francisco Afonso Chaves junto do Diretor do Museu de Belas Artes de Boston. Como irá decorrer para o ano o centenário do seu nascimento e sendo continuador do Dr. Carlos Machado no Museu por este fundado, pede que os citados paramentos pudessem ser cedidos a título de depósito para conhecimento do público. Solicita, também e nos mesmos termos, objetos como imagens e quadros religiosos de valor e que não estejam a ser usados nos cultos. Pedido feito no espírito de salvaguardar o património artístico “que se encontra deteriorado e em condições de irreparável ruína”.
Maria Luísa Soares d' Albergaria Ataíde da Costa Gomes
Documento em que são transcritos parte de dois ofícios: o enviado da Junta Geral para o Museu Carlos Machado que a certificação do acervo de Hugo Moreira neste Museu; e o ofício de resposta desta instituição à Junta Geral em que informa a lista de bens.
Maria Luísa Soares d' Albergaria Ataíde da Costa Gomes
Carta enviada a Maria Luísa Ataíde dando conta do pedido que foi feito para se proceder a alterações ao 1º orçamento. Refere, também, que a lanterna estará pronta na semana seguinte. No canto superior direito está escrito a lápis “respondida”.
Maria Luísa Soares d' Albergaria Ataíde da Costa Gomes
Carta dirigida ao Presidente da Direção do Museu Carlos Machado. Incide sobre um pedido da Academia Musical de novembro de 1962 para se preparar uma sala da Secção de Arte para conferência e concertos.
Nota enviada a Maria Luísa Ataíde de que a conta na casa de fotografias Nóbrega é de 541.00. Informa que não se conseguindo saber que parte pertence à Arte e qual a que pertencerá a Ciências, e por sugestão do Eng.º José Maria e tendo concordância, far-se-á o pagamento dividido entre as duas secções – 270$00. Indica que junto vai a conta de um livro encomendado pelo Sr. Joviano, sobre aquários, para a Secção de Arte.
Maria Luísa Soares d' Albergaria Ataíde da Costa Gomes
É um fragmento, faltando a parte inicial, de um regimento de Ordenanças de D. Sebastião. É uma cópia manuscrita, com título formal, do documento datado de 10 de dezembro de 1570 [Almeirim]. Martim Gonçalves da Câmara foi o escrivão da Puridade de D. Sebastião. No cabeçalho da última página está registado o título, podendo ter sido anotado por Ernesto do Canto (1831/1900). O papel apresenta lacunas e algumas manchas. As páginas estão alinhavadas.
Ofício que a delegação de Ponta Delgada do Instituto Nacional do Trabalho e Previdência [Ministério das Corporações e Previdência Social] dirige a funcionário da Foto Gráfica de Jose Leite Barbosa respeitante à indemnização que tem a receber no valor de 1.062$00. Documento original datilografado. Título atribuído.
Ofício da delegação de Ponta Delgada do Instituto do Trabalho e Previdência que remete ao gerente José Leite Barbosa a nota das férias remuneradas do pessoal para 1971. A nota referida não consta deste Arquivo. Documento original datilografado e assinado. Título atribuído. O documento tem marcas de oxidação.
Ofício do Grémio Nacional dos Industriais de Fotografia que remete os recibos da joia e quotas do ano de 1964. Documento original datilografado e assinado. Título atribuído.
Ofício da delegação de Ponta Delgada do Instituto do Trabalho e Previdência que remete ao gerente José Leite Barbosa a nota das férias remuneradas do pessoal para 1972. A nota referida não consta deste Arquivo. Documento original datilografado e assinado. Título atribuído.
Contém o rascunho manuscrito de carta enviada a José Maria Álvares Cabral, Presidente da Direção do Museu Carlos Machado e cópia da mesma datilografada, mas com a referência das fotografias para completar fichas de inventário de obras significativas da Secção de Arte que enumera.