Fundo MLA - Maria Luísa Ataíde

Museu-Biblioteca infantil Rascunho de carta sobre inauguração Exposição de Brinquedos Artísticos Entrevista: O Museu da Criança em Ponta Delgada (Açores) Carta sobre doação de moedas Doação, anotação manuscrita Doação, anotação manuscrita Doação de casa de bonecas Anotações sobre museus de brinquedos Anotações sobre bonecas Anotações sobre a importância dos brinquedos Numeração de fotografias Anotação sobre carta enviada Pedido de informações Sugestão de consulta para obtenção de informação Comunicação de deliberação da Junta Geral Pedido de certificação das peças em depósito Retificação das peças de Hugo Moreira em depósito Certificação da posse de objetos de Hugo Moreira em depósito Relação dos objetos a restituir Peças em depósito e relação das devoluções Devolução de peças a Hugo Moreira Devolução de fotografia Chapa da Igreja da Mãe de Deus Pedido de depósito de peças de Arte Sacra Pedido de informações das peças de Arte Sacra Peças de interesse a adquirir para a Secção de Arte Objetos adquiridos em Portugal continental Recibo Autorização de verba para pagamento Peças encontradas no fundo do mar Anotações de ofertas ao Museu Relação de objetos usuais em São Miguel Pagamento de fotografias Inventário da Secção de Arte Fotografias de tapeçaria Pedido da Academia Musical Rascunho de carta Pedido de alterações ao 1º orçamento Aprovação do 1º orçamento Carta sobre a Sala de Etnografia Cópia de carta sobre a Sala de Etnografia Peças de indumentária popular de São Miguel Telegramas Exposição de pintura Circulares da Associação Portuguesa de Museologia Venda de colcha regional de S. Miguel Carta do Círculo de Amigos da Ribeira Grande Informação interna sobre Sr. Armas Sem título, contendo dados não identificáveis Rascunho de carta a Tomaz Borba Vieira Obras da Secção de Arte, e outros assuntos Cartas a Dr. António da Silveira Vicente Cópia de carta sobre bonecos chineses, e outros assuntos Nota pela morte do Sr. Alberto de Noronha e Silveira Anotações avulsas sobre assuntos vários

Zona de identificação

Código de referência

PT MCM MLA

Título

Maria Luísa Ataíde

Data(s)

  • 1954 - 1975 (Produção)
  • 1954 - 1975 (Acumulação)

Nível de descrição

Fundo

Dimensão e suporte

70 documentos textuais; 3 documentos fotográficos; papel

Zona do contexto

Nome do produtor

(1911-1991)

História biográfica

Filha de Luís Bernardo Leite de Ataíde e de Maria Luísa Vasconcelos Soares d’Albergaria, nasce em Ponta Delgada (São Pedro) Maria Luísa Ataíde, ligada desde sempre à tradição artística da família.
Nos anos 60 impulsiona o desenvolvimento da pintura em São Miguel e, em 1966, expõe no Liceu Antero de Quental um conjunto de trabalhos com intuito pedagógico e nos quais utiliza várias técnicas. Desta exposição acaba por surgir, naquele Liceu, o núcleo de Artes Plásticas. Entre 1971 e 1973 expõe na Galeria 2, no Porto, e no Hotel Lisboa (1973) em Macau, juntamente com a filha, a escultora Luísa Constantina. Ainda nos anos 70, segue para os E.U.A. onde pinta, expõe e leciona. Em 1988, no Museu Carlos Machado, expõe as ilustrações de sonetos de Antero de Quental.
E é precisamente a este Museu que dedica uma parte muito importante da sua vida ao dirigir, durante 25 anos, a Secção de Arte e Etnografia, cargo este que iniciou em abril de 1955. Presta importantíssimos contributos à arte e folclore, tendo um enorme interesse por esta temática. Foi, aliás, a autora do traje do Grupo Folclórico de São Miguel em 1955. Ao longo dos anos, dedica o seu pensamento e forças à criação do Museu da Criança no Museu Carlos Machado. Criação que é fruto da sensibilidade em perceber que os museus não estão organizados de modo a que possam chamar a atenção dos mais novos. O objetivo é tornar a Arte e as Ciências Naturais mais “entendíveis” às crianças, havendo uma especial preocupação com as mais desfavorecidas e com menos acesso à cultura e à leitura. Foi sua intenção criar um museu que fosse das crianças, de todas as crianças. E assim aconteceu: com 3 salas abre o Museu da Criança, a 19 de março de 1963.
Maria Luísa Ataíde, com destacada carreira artística em Portugal e nos E.U.A., teve como professores nomes de relevo, tais como Eduardo Malta, Domingos Rebelo, Berta Borges, José Contente e José da Costa.
Em janeiro de 1963 casa com António da Costa Gomes (1902-1974) com quem teve 3 filhos: António Luís, Luísa Constantina e Augusto.
Morre a 6 de julho de 1991.

Entidade detentora

História do arquivo

Doação ao Museu pelo neto Luís Bernardo Leite Ataíde.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

2007/2008

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Conjunto de informação muito parcelar, com documentação relacionada com uma parte da atividade profissional de Maria Luísa Ataíde enquanto Diretora da Secção de Arte e Etnografia do Museu Carlos Machado. Contém documentação variada (originais, cópias e rascunhos) de ofícios, cartas e telegramas, anotações manuscritas, requisições e recibos, cartões e circulares. Esta documentação está subordinada a assuntos como a organização e gestão dos espaços museológicos com destaque para o Museu da Criança; a gestão do acervo artístico histórico móvel como propostas de aquisição, depósitos de peças no Museu e devoluções; e correspondência avulsa sobre assuntos diversos relativos à vivência da Instituição. É constituída por 4 séries.

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de organização

Zona de condições de acesso e utilização

Condições de acesso

O acesso à documentação rege-se pelo disposto nas alíneas 1, 2, 3, 4, e 5 do artigo 31º do DLR 10/2007/A, de 20 de abril (Regime geral dos arquivos e do património arquivístico da Região Autónoma dos Açores).

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

  • português

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Zona de documentação associada

Existência e localização de originais

Centro de Documentação - Museu Carlos Machado

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Zona das notas

Identificador(es) alternativo(s)

Pontos de acesso

Pontos de acesso - Nomes

Pontos de acesso de género

Zona do controlo da descrição

Identificador da descrição

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS — ISAD(G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística. Trad. Grupo de Trabalho para a Normalização da Descrição em Arquivo. 2.ª ed. Lisboa: Instituto dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo, 2002, 97 p.

DIREÇÃO GERAL DE ARQUIVOS; PROGRAMA DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO; GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO – Orientações para a descrição arquivística. 2.ª v. Lisboa: DGARQ, 2007, 325 p.

Estatuto

Final

Nível de detalhe

Máximo

Datas de criação, revisão, eliminação

2021

Línguas e escritas

Script(s)

Fontes

Nota do arquivista

Registos efetuados por Ana Sofia Neves Ferreira

Zona da incorporação