Zona de identificação
Código de referência
PT MCM MLA/2/1/7
Título
Data(s)
- 1966 (Produção)
Nível de descrição
DS
Dimensão e suporte
1 doc. textual (2 fólios); papel
Zona do contexto
Nome do produtor
História biográfica
Filha de Luís Bernardo Leite de Ataíde e de Maria Luísa Vasconcelos Soares d’Albergaria, nasce em Ponta Delgada (São Pedro) Maria Luísa Ataíde, ligada desde sempre à tradição artística da família.
Nos anos 60 impulsiona o desenvolvimento da pintura em São Miguel e, em 1966, expõe no Liceu Antero de Quental um conjunto de trabalhos com intuito pedagógico e nos quais utiliza várias técnicas. Desta exposição acaba por surgir, naquele Liceu, o núcleo de Artes Plásticas. Entre 1971 e 1973 expõe na Galeria 2, no Porto, e no Hotel Lisboa (1973) em Macau, juntamente com a filha, a escultora Luísa Constantina. Ainda nos anos 70, segue para os E.U.A. onde pinta, expõe e leciona. Em 1988, no Museu Carlos Machado, expõe as ilustrações de sonetos de Antero de Quental.
E é precisamente a este Museu que dedica uma parte muito importante da sua vida ao dirigir, durante 25 anos, a Secção de Arte e Etnografia, cargo este que iniciou em abril de 1955. Presta importantíssimos contributos à arte e folclore, tendo um enorme interesse por esta temática. Foi, aliás, a autora do traje do Grupo Folclórico de São Miguel em 1955. Ao longo dos anos, dedica o seu pensamento e forças à criação do Museu da Criança no Museu Carlos Machado. Criação que é fruto da sensibilidade em perceber que os museus não estão organizados de modo a que possam chamar a atenção dos mais novos. O objetivo é tornar a Arte e as Ciências Naturais mais “entendíveis” às crianças, havendo uma especial preocupação com as mais desfavorecidas e com menos acesso à cultura e à leitura. Foi sua intenção criar um museu que fosse das crianças, de todas as crianças. E assim aconteceu: com 3 salas abre o Museu da Criança, a 19 de março de 1963.
Maria Luísa Ataíde, com destacada carreira artística em Portugal e nos E.U.A., teve como professores nomes de relevo, tais como Eduardo Malta, Domingos Rebelo, Berta Borges, José Contente e José da Costa.
Em janeiro de 1963 casa com António da Costa Gomes (1902-1974) com quem teve 3 filhos: António Luís, Luísa Constantina e Augusto.
Morre a 6 de julho de 1991.
Entidade detentora
História do arquivo
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Zona do conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Carta dirigida a Maria Luísa Ataíde em que informa que devolve uma fotografia de parte do antigo jardim do Botelho (Fonte Bella) ao Museu Carlos Machado; fotografia esta que lhe foi entregue juntamente com um conjunto de fotografias do jardim acima citado e que havia emprestado ao Museu. Identifica, também, as pessoas que nela surgem. Refere que as personalidades que surgem na coleção de Condeixa do Museu e que à Visita Régia de 1901 dizem respeito, foram identificados por José Bruno Carreiro na coleção do Palácio Jácome Correia.
Avaliação, selecção e eliminação
Ingressos adicionais
Sistema de organização
Zona de condições de acesso e utilização
Condições de acesso
Condiçoes de reprodução
Idioma do material
- português
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Zona de documentação associada
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Zona das notas
Nota
Original; no canto superior direito, a lápis, está escrito “respondida”.
Nota
Remetida por Hugo Moreira
Identificador(es) alternativo(s)
Pontos de acesso
Pontos de acesso - Assuntos
Pontos de acesso - Locais
Pontos de acesso - Nomes
Pontos de acesso de género
Zona do controlo da descrição
Identificador da descrição
Identificador da instituição
Regras ou convenções utilizadas
Estatuto
Nível de detalhe
Datas de criação, revisão, eliminação
Línguas e escritas
Script(s)
Fontes
Objeto digital metadados
Nome do ficheiro
PT_MCM_MLA_2.1.7.jpg
Latitude
Longitude
Tipo de suporte
Texto
Mime-type
image/jpeg