Museu Carlos Machado

Zona de identificação

Identificador

MCM

Forma autorizada do nome

Museu Carlos Machado

Forma(s) paralela(s) de nome

Outra(s) forma(s) do nome

Tipo

  • Regional

Zona de contacto

Tipo

Endereço

Endereço

O Museu Carlos Machado encontra-se no centro da cidade de Ponta Delgada, facilmente acessível a pé do Largo da Matriz e das Portas da Cidade. A sede fica no Convento de Sto. André, reaberto após remodelação, em setembro de 2016. Igualmente abertos ao público estão o Núcleo de Santa Bárbara, junto ao Convento, e o Núcleo de Arte Sacra, instalado desde 2006 na Igreja do Colégio dos Jesuítas, no Largo do Colégio, a menos de 200 metros de distância. Convento de Sto André Rua Guilherme Poças 9500-075 Ponta Delgada Núcleo de Arte Sacra do Museu Carlos Machado Igreja do Colégio dos Jesuítas de Ponta Delgada Largo do Colégio 9500-054 Ponta Delgada Núcleo de Santa Bárbara do Museu Carlos Machado Rua Dr. Carlos Machado s/n 9500-105 Ponta Delgada

Localidade

Ponta Delgada

Região

São Miguel - Açores

Nome do país

Portugal

Código Postal

9500

Telefone

Fax

Email

Nota

área de descrição

história

O Museu Açoreano, criado pelo Dr. Carlos Machado, em 1876, abriu ao público a 10 de Junho de 1880, nas instalações do então Liceu Nacional de Ponta Delgada, apresentando colecções de Zoologia, Botânica, Geologia e Mineralogia, hoje consideradas históricas. Em 1890, passou a estar dependente do Município de Ponta Delgada, denominando-se, após 1914, Museu Carlos Machado, em homenagem ao seu fundador.

Aquele que inicialmente foi um museu escolar abriu- se à comunidade local e, através das colecções de História Natural, despertou o interesse da comunidade científica internacional. O segundo director do Museu, o Coronel Francisco Afonso de Chaves, continuou a obra do seu antecessor, a partir de 1901.

Ao longo dos anos, o património do Museu foi sendo enriquecido com o contributo de vários micaelenses de prestígio intelectual e social. Entre eles, em 1893, o Conde de Fonte Bela ofereceu ao Museu a colecção de objectos africanos recolhidos pelo Contra-Almirante Craveiro Lopes. Este conjunto foi incorporado no acervo de História Natural, refectindo a visão científica da época. Em 1912, o Dr. Luís Bernardo Leite Athayde propôs a criação de uma Secção de Arte no Museu Açoreano: «[...] tomando em consideração o isolamento em que vivíamos, num meio quási por completo destituído de estímulos para o desenvolvimento das aptidões artísticas, [...] e ainda poder e dever ser o Museu o protector das peças do nosso património artístico então completamente desprotegido» (1). A partir dessa data, foram promovidas exposições de pintura com artistas regionais, nacionais e internacionais. As aquisições e ofertas de algumas telas dos mestres «mais notáveis de então» constituíram o primeiro Núcleo de Arte do Museu.

No espírito do Movimento Regionalista, o Dr. Luís Bernardo Leite Athayde e, mais tarde, o Eng. Alfredo Bensaude e o Dr. Armando Cortes-Rodrigues, iniciaram a recolha de peças de Etnografia Regional. A iniciativa respondeu à necessidade de revelar a vida regional na sua feição típica e tradicional porque «...as suas características se iam perdendo sob fortes e contínuas influências estranhas» (1). Inicialmente, esta secção era constituída por objectos do quotidiano doméstico e por indumentária, ampliando-se progressivamente com peças ligadas às actividades marítimas e agrícolas.

Em 1930, com a aquisição do Convento de Santo André, abriu-se a possibilidade de reunir num mesmo local as já numerosas colecções, até então dispersas por vários edifícios da cidade. Entre outras vantagens, sublinhava-se a situação do novo edifício, suficientemente afastado do mar para garantir a conservação das suas colecções. A instalação do Museu no antigo Convento constituiu «a forma mais coerente e digna de salvar o Convento de Santo André» 1, possibilitando também o desenvolvimento das colecções de Arte Sacra e Etnografia Conventual.

Já na década de 1960, por iniciativa de Maria Luísa Ataíde da Costa Gomes, iniciam-se as recolhas de brinquedos com o principal objectivo de que «todas as crianças da nossa terra» pudessem encontrar «no nosso Museu um ambiente propício ao desenvolvimento das suas faculdades artísticas» (2).

Em 1976, o Museu Carlos Machado passou para a tutela da Secretaria Regional da Educação e Cultura e, em 2005, passou a ser a tutelado pela Presidência do Governo Regional dos Açores/Direcção Regional da Cultura.

Em 2006, a secção de Arte Sacra foi instalada no Núcleo de Arte Sacra, situado na Igreja do Colégio dos Jesuítas, em Ponta Delgada. Em 2010 abriu o Núcleo de Santa Bárbara, e em 2016 abriram os circuitos de História Natural e Memória do Convento, no núcleo de Santo André.

1 - Luís Bernardo Leite de Ataíde; As Secções de Arte e Etnografia do Museu de Ponta Delgada (Dr. Carlos Machado). Ponta Delgada: Of. de Artes Gráficas, 1944.

2 - Maria Luísa Ataíde da Costa Gomes, in DIARIO DOS AÇORES de 12 de Maio de 1960.

contexto cultural e geográfico

Mandatos/Fontes de autoridade

estrutura administrativa

Políticas de gestão e entrada de documentos

Prédios

Acervos documentais

Instrumentos de pesquisa, guias e publicações

área de acesso

horário de funcionamento

Horário*

Inverno (1 de outubro a 31 de março)
Terça a domingo das 9h30 às 17h
Sem interrupção para almoço; Inclui feriados
Encerra segundas

Verão (1 de abril a 30 de setembro)
Terça a domingo das 10h às 17h30
Sem interrupção para almoço; Inclui feriados
Encerra segundas

Condição de acesso e uso

Acessibilidade

área de serviços

serviços de pesquisa

serviços de reprodução

Áreas públicas

Zona do controlo

Identificador da descrição

PT-MCM

Identificador da instituição

MCM

Regras ou convenções utilizadas

Estatuto

Nível de detalhe

Datas de criação, revisão ou eliminação

Línguas e escritas

  • português

Script(s)

Fontes

Notas de manutenção

Pontos de acesso

Pontos de acesso

  • Artes e Cultura (Thematic area)
  • Educação (Thematic area)
  • Museus (Thematic area)
  • Ponta Delgada (Geographic subregion)
  • Açores (Geographic subregion)
  • São Miguel (Geographic subregion)
  • Área de transferência

Contacto principal

O Museu Carlos Machado encontra-se no centro da cidade de Ponta Delgada, facilmente acessível a pé do Largo da Matriz e das Portas da Cidade. A sede fica no Convento de Sto. André, reaberto após remodelação, em setembro de 2016. Igualmente abertos ao público estão o Núcleo de Santa Bárbara, junto ao Convento, e o Núcleo de Arte Sacra, instalado desde 2006 na Igreja do Colégio dos Jesuítas, no Largo do Colégio, a menos de 200 metros de distância.

Convento de Sto André
Rua Guilherme Poças
9500-075 Ponta Delgada

Núcleo de Arte Sacra do Museu Carlos Machado
Igreja do Colégio dos Jesuítas de Ponta Delgada
Largo do Colégio
9500-054 Ponta Delgada

Núcleo de Santa Bárbara do Museu Carlos Machado
Rua Dr. Carlos Machado s/n
9500-105 Ponta Delgada
Ponta Delgada, São Miguel - Açores
PT 9500