Identity area
Reference code
PT MCM MLA
Title
Date(s)
- 1954 - 1975 (Creation)
- 1954 - 1975 (Accumulation)
Level of description
Fonds
Extent and medium
70 documentos textuais; 3 documentos fotográficos; papel
Context area
Name of creator
Biographical history
Filha de Luís Bernardo Leite de Ataíde e de Maria Luísa Vasconcelos Soares d’Albergaria, nasce em Ponta Delgada (São Pedro) Maria Luísa Ataíde, ligada desde sempre à tradição artística da família.
Nos anos 60 impulsiona o desenvolvimento da pintura em São Miguel e, em 1966, expõe no Liceu Antero de Quental um conjunto de trabalhos com intuito pedagógico e nos quais utiliza várias técnicas. Desta exposição acaba por surgir, naquele Liceu, o núcleo de Artes Plásticas. Entre 1971 e 1973 expõe na Galeria 2, no Porto, e no Hotel Lisboa (1973) em Macau, juntamente com a filha, a escultora Luísa Constantina. Ainda nos anos 70, segue para os E.U.A. onde pinta, expõe e leciona. Em 1988, no Museu Carlos Machado, expõe as ilustrações de sonetos de Antero de Quental.
E é precisamente a este Museu que dedica uma parte muito importante da sua vida ao dirigir, durante 25 anos, a Secção de Arte e Etnografia, cargo este que iniciou em abril de 1955. Presta importantíssimos contributos à arte e folclore, tendo um enorme interesse por esta temática. Foi, aliás, a autora do traje do Grupo Folclórico de São Miguel em 1955. Ao longo dos anos, dedica o seu pensamento e forças à criação do Museu da Criança no Museu Carlos Machado. Criação que é fruto da sensibilidade em perceber que os museus não estão organizados de modo a que possam chamar a atenção dos mais novos. O objetivo é tornar a Arte e as Ciências Naturais mais “entendíveis” às crianças, havendo uma especial preocupação com as mais desfavorecidas e com menos acesso à cultura e à leitura. Foi sua intenção criar um museu que fosse das crianças, de todas as crianças. E assim aconteceu: com 3 salas abre o Museu da Criança, a 19 de março de 1963.
Maria Luísa Ataíde, com destacada carreira artística em Portugal e nos E.U.A., teve como professores nomes de relevo, tais como Eduardo Malta, Domingos Rebelo, Berta Borges, José Contente e José da Costa.
Em janeiro de 1963 casa com António da Costa Gomes (1902-1974) com quem teve 3 filhos: António Luís, Luísa Constantina e Augusto.
Morre a 6 de julho de 1991.
Repository
Archival history
Doação ao Museu pelo neto Luís Bernardo Leite Ataíde.
Immediate source of acquisition or transfer
2007/2008
Content and structure area
Scope and content
Conjunto de informação muito parcelar, com documentação relacionada com uma parte da atividade profissional de Maria Luísa Ataíde enquanto Diretora da Secção de Arte e Etnografia do Museu Carlos Machado. Contém documentação variada (originais, cópias e rascunhos) de ofícios, cartas e telegramas, anotações manuscritas, requisições e recibos, cartões e circulares. Esta documentação está subordinada a assuntos como a organização e gestão dos espaços museológicos com destaque para o Museu da Criança; a gestão do acervo artístico histórico móvel como propostas de aquisição, depósitos de peças no Museu e devoluções; e correspondência avulsa sobre assuntos diversos relativos à vivência da Instituição. É constituída por 4 séries.
Appraisal, destruction and scheduling
Accruals
System of arrangement
Conditions of access and use area
Conditions governing access
O acesso à documentação rege-se pelo disposto nas alíneas 1, 2, 3, 4, e 5 do artigo 31º do DLR 10/2007/A, de 20 de abril (Regime geral dos arquivos e do património arquivístico da Região Autónoma dos Açores).
Conditions governing reproduction
Language of material
- Portuguese
Script of material
Language and script notes
Physical characteristics and technical requirements
Finding aids
Allied materials area
Existence and location of originals
Centro de Documentação - Museu Carlos Machado
Existence and location of copies
Related units of description
Notes area
Alternative identifier(s)
Access points
Name access points
Genre access points
Description control area
Description identifier
Institution identifier
Rules and/or conventions used
CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS — ISAD(G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística. Trad. Grupo de Trabalho para a Normalização da Descrição em Arquivo. 2.ª ed. Lisboa: Instituto dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo, 2002, 97 p.
DIREÇÃO GERAL DE ARQUIVOS; PROGRAMA DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO; GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO – Orientações para a descrição arquivística. 2.ª v. Lisboa: DGARQ, 2007, 325 p.
Status
Final
Level of detail
Full
Dates of creation revision deletion
2021
Language(s)
Script(s)
Sources
Archivist's note
Registos efetuados por Ana Sofia Neves Ferreira