Versos do 4º quadro ["Na Aerogare"], 5º quadro ["Na Aldeia"] e do 6º quadro ["Na Cidade"], conforme documento PT/MCM/B/JB/4/11/2. Tem a indicação da autoria e data, tendo ainda o carimbo do Museu Carlos Machado. Título atribuído. Cópias datilografadas.
Contém carta enviada pela Secretaria de Estado da Informação e Turismo, para aquisição de uma colcha regional para o Museu de Arte Popular, a requisição que acompanhou esta e cópia do recibo que Maria Luísa Ataíde enviou ao referido Museu no valor de 600$.
Conjunto de documentos da delegação de Ponta Delgada do Instituto Nacional do Trabalho e Previdência [Ministério das Corporações e Previdência Social] que dizem respeito aos valores monetários devido a uma colaboradora. Título atribuído. Os documentos são originais. No documento composto PT/MCM/JB/A/1/1/2 encontram-se as guias de pagamento das 4 prestações do valor devido.
Textos com diálogos e versos da cena II, "Senhor Cosme e D. Rosa" do I quadro, "Nas Furnas", do 3º ato. Têm carimbo do Museu Carlos Machado. Título formal. Cópias manuscritas e cópia datilografada.
Documentos incompletos com diálogos e versos do 1º quadro. Apresentam machas e vincos. Título atribuído. Cópias datilografadas com anotações manuscritas.
Contém o rascunho manuscrito de carta enviada a José Maria Álvares Cabral, Presidente da Direção do Museu Carlos Machado e cópia da mesma datilografada, mas com a referência das fotografias para completar fichas de inventário de obras significativas da Secção de Arte que enumera.
Contém texto que aparenta ser um pequeno discurso ou dedicatória ao Sr. Alberto de Noronha e Silveira. Destaca as suas qualidades e trabalho voluntário e precioso na SC de Arte e na criação do Museu da Criança. Este texto está escrito a lápis, mas no verso há várias anotações, que nada têm a ver com este falecimento, a tinta preta e outras a azul. Contém, também, um pequeno cartão ilustrado com a representação de São Miguel (?) que no verso tem a anotação de que esta imagem é a pintura do baixo-relevo em pedra da entrada do Museu oferecido pelo Sr. Noronha e Silveira. Há, ainda, um cartão que assinala a morte deste com fotografia, datas de nascimento e morte e uma oração.
Conjunto de documentos relacionados com o Museu da Criança: cartas, ofícios, anotações e listas sobre peças doadas, abertura e sobre cores e brinquedos. Inclui o suplemento de um jornal com entrevista a Maria Luísa Ataíde sobre a criação desta secção.
Entre outros vários assuntos, refere que o Príncipe Alberto I do Mónaco nada tem adiantado sobre o Observatório Meteorológico dos Açores porque não tem encontrado quem se alie nas despesas a fazer, mas continua com as mesmas ideias sobre a sua criação. Com esta carta, encontram-se duas reproduções em papel de fotografias: uma sobre sondagens em metros com legenda no canto inferior esquerdo; uma outra de uma data (22-5-96) com inscrição manuscrita de Ernesto do Canto atrás: “Prova tirada pelo (?) Chaves em 22 de maio de 1896 dos raios X em Ponta Delgada. Algarismos de cobre tapados com papel vermelho e uma lâmina de madeira. Recebida em Paris a 11 de junho E Canto.” Pela saudação se deduz que a carta, para além de Eugénio, é dirigida também ao irmão Ernesto. Documento original manuscrito em português. Título atribuído.
Conjunto de cartas recebidas da filha mais nova, Maria Ernestina. Assuntos variados que, em algumas, incidem na preocupação com o tratamento de saúde de Ernesto do Canto em Paris, com as saudades que sente e a vontade em se voltarem a reunir. Há também uma carta em que Ernestina pede autorização a pai para casar no dia de anos. Título atribuído.
Vasto conjunto de cartas recebidas da mulher e sobrinha, Margarida, filha de André do Canto (1814/1848), irmão mais velho de Ernesto do Canto. Margarida e Ernesto casam em 1859. Há cartas dirigidas a Ernesto do Canto e aos tios Eugénio e talvez Filomeno, ainda no período em que se encontravam a estudar em Coimbra, portanto, antes do casamento com o tio Ernesto. Em muitas das cartas expressa preocupação com a saúde do marido durante o período do tratamento em Paris (1896) e envia notícias da família e amigos. Título atribuído.
Saber do estado de saúde e parabeniza pela cirurgia que foi feita. Em duas das cartas em que Margarida Leite do Canto acrescenta mensagem para o marido. Título atribuído.
Escreve a perguntar por notícias de Ernesto do Canto. Numa das cartas refere que lhe foi dito que estavam na casa de saúde dos frades João de Deus. Refere uma viagem que fez às Flores e Corvo, com o Bispo que lá esteve 24 horas para realizar crismas. Título atribuído.
Conjunto de 4 documentos com listas de títulos de livros que foram mandados para encadernar e que poderão ter sido oferecidos. Documento originais manuscritos em português. Título atribuído.
Conjunto de documentos que consiste em letras de versos, com a indicação de que são para distribuir: "Fado da Saudade"; "O Adeus"; "À Larga Coração À Larga"; "Coro dos Veraneantes"; "Hino em louvor do Senhor Santo Cristo dos Milagres"; e, "Lança-perfumes, Caldeirada, Cócóte e Seringa". Há um documentos que é um excerto de diálogo. Alguns dos versos serão momentos musicais de outras peças. Título formal. Cópias datilografadas e manuscritas.
3 documentos encadernados, cada um respeitante a um dos 3 atos da peça. As folhas estão numeradas no canto superior direito. Têm carimbo do Museu Carlos Machado. Título atribuído. Copias datilografadas com anotações manuscritas.
Documentos referentes às investigações da morte do filho mais velho de Canto da Maya e de Matilde Canto da Maya (1887/1960), Júlio António do Canto de Faria e Maya (1920/1940). Este morre muito jovem vítima de um naufrágio a norte do Cabo Espichel. O corpo nunca foi recuperado. Os documentos descrevem com algum pormenor o sucedido. Um documento é original, sendo o outro uma cópia, ambos datilografados e escritos em português. Título atribuído.
Nas várias cartas se pergunta como está Ernesto do Canto e se lhe deseja melhoras, dá notícias de família de amigos, de uma viagem que fez, entre outros assuntos. Título atribuído.
Conjunto de cartas em que José Jacinto da Luz é o destinatário. Tem cartas remetidas por José Maria Raposo do Amaral (1826/1901) e por Laureano Francisco da Câmara Falcão (1804/1868). Título atribuído.
Escreve sobre a saúde de Ernesto do Canto, revelando preocupações e notícias que vai recebendo do estado evolutivo daquele, mencionando alguns pormenores. Escreve, também, sobre a frágil saúde da mulher. Título atribuído.
Os assuntos são essencialmente livros e escritores, como Eça de Queirós e referindo algumas das suas obras, e outras referências bibliográficas. Refere José do Canto e Eugénio do Canto. Título atribuído.
Cartas onde é referido o estado de saúde de Ernesto do Canto com votos de rápidas melhoras e agradecimentos pelas atenções que foram dispensadas ao remetente. Título atribuído.
Documentos impressos com preenchimento manuscrito com comunicações sobre atividades como sessão para eleger sócio, boletins e diploma comemorativo. Documento original impresso com preenchimento manuscrito em português. Título atribuído.
Pequeno conjunto de documentos que consiste, essencialmente, em referências bibliográficas, valores de algumas obras e uma lista de nomes de quem recebeu o Diploma Comemorativo da Descoberta do Caminho Marítimo para a Índia. Título atribuído.
Carta (original datilografada com carimbo e assinatura) enviada a José Leite Barbosa sobre a não isenção de pagamento de direitos de autor pelos grupos teatrais de organismos corporativos, entre outras informações. Refere o envio de um exemplar de "Excertos da Legislação sobre Propriedade Intelectual" a as "tabelas mínimas" de Direitos de Representação que constam em anexo a esta carta. Estes documentos são cópias impressas. Título atribuído.
Ofício da delegação de Ponta Delgada do Instituto Nacional do Trabalho e Previdência acompanhado do mapa de quotização do valor em dívida ao Sindicato Nacional dos Profissionais das Artes Gráficas do Distrito de Lisboa. Documentos originais datilografados e assinados. Título atribuído.
Ofício da delegação de Ponta Delgada do Instituto Nacional do Trabalho e Previdência com 4 guias de depósito referentes ao pagamento de indemnização por férias não gozadas. Os documentos são originais impressos com preenchimento datilografado. Estão assinados. Título atribuído. Estes documentos dizem respeito às indemnizações referidas no documentos "Mapa de Indemnizações" com o código de referência PT MCM JB/A/1/1/2.
Conjunto de cartas que Gilberto enviada a destinatário identificado como Moraes. Entre outros assuntos escreve sobre o aforamento de uma herdade. Título atribuído.
Há cartas dirigidas a Eugénio do Canto e, também, a Ernesto do Canto. Os assuntos são variados como viagens, votos de melhoras relativamente à intervenção cirúrgica de Ernesto do Canto e notícias sobre a evolução do estado de saúde e, entre outros assuntos, algumas referem o Príncipe Alberto I do Mónaco, atividades, ida para o Faial e intenção de criar o Observatório Meteorológico dos Açores. Título atribuído.
Ofício enviado a Maria Luísa Ataíde pelo Diretor das Secções de Arte do Museu Carlos Machado a solicitar informação sobre um pedido relacionado com a sala de pintura. Tem como anexo o ofício no 2584, da Presidência da Junta Geral, que pede para uma exposição de artistas do Continente uma sala do Museu.
Maria Luísa Soares d' Albergaria Ataíde da Costa Gomes
Correspondência recebida do sobrinho, filho da irmã Emília Carolina do Canto (2819/1900) e de João Silvério Vaz Pacheco de Castro (1810/1866). Título atribuído.
Contém um pequeno caderno de notas em cuja bolsa se encontravam mais 4 documentos também sobre espécies botânicas e uma filha seca. O caderno está com a lombada danificada, ficando o grupo de folhas separado da capa. Título atribuído.
Cartas remetidas por Canto da Maya ao avô. Em duas Maria Ernestina (1868/1821), mãe do escultor, também escreve a Ernesto do Canto. Uma das cartas é escrita pelos dois netos, Ernesto e Mário. Título atribuído.
Contém documentos, pequenos blocos de notas ou cadernos e folhas sem encadernação, dedicados à gramática e sintaxe das línguas inglesa e francesa. Título atribuído.
Documentos a peça não identificada. Um tem os 1º e 2º atos, o outro tem também o 3º ato. Integra personagens como "Francisco", "Luís", "Fernanda", "Ana" e "José". As páginas estão numeradas no canto superior direito e tendo um deles, manuscrito nesta posição na filha de rosto: "Jaime e Gina _ Francisco e Fernanda". Ambos têm carimbo do Museu Carlos Machado. Apresentam manchas, vincos e marcas de oxidação pelo uso de furador. Título atribuído. Cópias manuscritas.
Documentos incompletos com diálogos das personagens "Salvado", "Transeunte", "Diabo", "João da Anica", "Polícia", "salvador", "Comissário" e "Excursionista". São cenas várias dos 1º e 2º atos. Alguns têm carimbo do Museu Carlos Machado. e marca de água: " Grahams Bank Post". Apresentam manchas e vincos. Título atribuído. Cópias datilografadas
Cópia datilografada de carta enviada por José Leite Barbosa ao Diretor Tesoureiro da Sociedade de Escritores e Compositores Teatrais Portugueses. Tem anexados vários documentos, originais e cópias de impressos com preenchimento manuscrito, com resumos de conta corrente, créditos e direitos de representação: "Bota "Abaixo", "Campeão Insular", "Coração à Larga", "Emigrante", "Meu avozinho", "Toma lá Dá Cá", "Sereias" e "Lanterna Mágica". Tem marcas de oxidação do "clip" e agrafos que agrupavam a documentação. Título atribuído.
Carta original datilografada, com carimbo e assinatura, enviada a José Leite Barbosa pelo Conselho Diretor da Sociedade de Escritores e Compositores Teatrais Portugueses. Tem anexados vários documentos, originais e cópias de impressos com preenchimento manuscrito, com resumos de conta corrente, créditos e direitos de representação: "Bota "Abaixo", "Campeão Insular", "Coração à Larga", "Emigrante", "Meu avozinho" e "Sereias". Têm marcas de oxidação do "clip" e agrafos que agrupavam a documentação. Título atribuído.
Carta original datilografada com informações manuscritas, com carimbo e assinatura, enviada a José Leite Barbosa pelo Diretor Tesoureiro da Sociedade de Escritores e Compositores Teatrais Portugueses sobre a conta de direitos de autor do ano de 1965. Tem anexados vários documentos, originais e cópias de impressos com preenchimento manuscrito, com resumos de créditos e direitos de representação: "Açucenas de S. Miguel", "Café e para ti", "Coração à Larga", "Flausina da Fajã", "Saudades", "Toma lá Dá cá", "Chá chá chá da Gorreana", "Não me chamo Margarida" e "Lagosta e Camarão". Têm marcas de oxidação do "clip" e agrafos que agrupavam a documentação. A carta apresenta manchas. Título atribuído
Carta original datilografada, com carimbo e assinatura, enviada a José Leite Barbosa pelo Conselho Diretor da Sociedade de Escritores e Compositores Teatrais Portugueses. Tem anexados vários documentos, originais e cópias de impressos com preenchimento manuscrito, com resumos de conta corrente, créditos e direitos de representação: "Açucenas de S. Miguel", "Café e para ti", "Coração à Larga", "Não me chamo Margarida", Saudades", "Emigrante", "Toma lá Dá cá", "Sereias", "Chá chá chá da Gorreana", "Festa Brava em S. Miguel" e "Lagosta e Camarão". Têm marcas de oxidação do "clip" e agrafos que agrupavam a documentação. Título atribuído.
Contém duas cópias de cartas em que a Diretora da Secção de Arte do Museu Carlos Machado solicita peças de Arte Sacra para serem colocadas em depósito no Museu.
Formulário do Serviços de Divulgação e Esclarecimento da Direção Geral das Contribuições e Impostos [Ministério das Finanças] preenchido aquando da visita feita por aqueles serviços onde foram dadas informações sobre como efetuar a escrituração com instruções numa nota que se encontra anexada ao formulário. O formulário é um documento original impresso com preenchimento manuscrito. Título atribuído. O documento anexo é datilografado.
Contém a cópia de uma carta datilografada e o rascunho manuscrito de cartas dirigidas ao Diretor da Secção de Zoologia do Museu Carlos Machado sobre a colocação nos espaços expositivos de algumas peças.
Unidade de instalação que consiste num caderno em que Ernesto do Canto escreveu algumas orações e modo de as "meditar". Documento original manuscrito em português. Título atribuído.
Cartas recebidas Augusta Olímpia, irmã de Ernesto do Canto, filha do 1º casamento de José Caetano Dias do Canto e Medeiros (1786/1858). Título atribuído.
As cartas incidem sobre o pedido de objetos que possam servir de prémios nos bazares. Conforme o referido, estes eram um mui importante modo de conseguir meios para ajudar quem precisava. A Instituição foi criada em 1876 e funcionava na Rua Luís Soares de Sousa (à época, Rua de São Francisco) onde hoje está o Lar Luís Soares de Sousa. Título atribuído.
Cartas recebidas de Artur Hintze Ribeiro. Documentos manuscritos em português. Título atribuído. (1846-11-07/1916-08-05) era licenciado em Medicina pela Universidade de Coimbra. Em 1874 casa com Margarida Isabel do Canto Brum (1849/1937), filha de José do Canto (1820/1898).
Escreve sobre assuntos vários como o estado de saúde de Ernesto do Canto, o requerimento para mais 30 dias de licença para Eugénio do Canto, as notícias que José Bensaúde lhe dá de Ernesto do Canto. Título atribuído. Artur Hintze Ribeiro (1846-11-07/1916-08-05) era licenciado em Medicina pela Universidade de Coimbra. Em 1874 casa com Margarida Isabel do Canto Brum (1849/1937), filha de José do Canto (1820/1898).
Descreve o Atlas datado de 1489, feito em Veneza, que contém um mapa referente aos Açores com as designações dos primórdios das ilhas açorianas. Menciona, também, a carta de doação de 1460 do Infante D. Fernando publicada no Archivo dos Açores (Vol. I, página 14) onde também constam os nomes das ilhas. Escreve que através do mapa de Soligo, com os nomes e posições, se apreende quais são e dá exemplos. Na mesma obra há mais mapas onde surge o Arquipélago com os nomes mais atuais. O anexo, páginas A a F,identifica outros mapas do mesmo Atlas que considera de menor importância.
Contém várias anotações manuscritas sobre peças de outros museus, sobre as datas em que Hugo Moreira e a própria assumiram a Direção da Secção de Artes entre outros assuntos.
Correspondência recebida da filha mais velha, Ana do Canto Bicudo (1863-11-20/1913-09-10). Os documentos são originais. manuscritos em português. Título atribuído.
Correspondência recebida do primo em 2º grau, o 1º Conde dos Fenais. Este é neto de Branca Guilhermina do Canto e Medeiros (1787/1865), tia materna de Ernesto do Canto. Título atribuído.
Versos do 1º ato, 3º quadro ("Em Frente a Gonçalo") e "Apoteose"; do 2º ato, 1º quadro ("No Mercado da Graça"). Têm carimbo do Museu Carlos Machado. Apresentam manchas, vincos e marcas pelo uso de furador. Título atribuído. Cópias datilografadas.
Versos do 1º ato, quadro 1 ("No Planeta Marte") e quadro 3 ("Em Frente a Gonçalo"); e do 2º ato, 1º quadro ("No Mercado da Graça"). Dois têm carimbo do Museu Carlos Machado. Apresentam manchas e vincos. Título atribuído. Cópias datilografadas.
Versos de momentos musicais de diferentes quadros: "Freirinhas", ""A Tecedeira", "Orquídeas", "Cavador", "Malvões" e "Sob os telhados da Cidade". Tem carimbo do Museu Carlos Machado, à exceção de um documento. Título atribuído. Originais manuscritos.
Documento incompleto com texto da peça "É de Gritos". Na capa, para além da identificação da peça, tem carimbado: "Espectáculo do Grupo B _ (Não é permitida a assistência de menores de 10 anos). A folhas têm carimbo ou selo branco de "Aprovado" da Comissão de Exame e Classificação da inspeção de Espetáculos. Folhas numeradas no canto superior direito. O segundo documentos, com o mesmo conteúdo, com manuscrita em destaque a palavra "Ponto", tem também carimbo do Museu Carlos Machado. Apenas esta tem numeração anterior. Documento apresenta vincos, manchas e marcas peço uso de agrafador. Título formal. Cópias datilografadas.
Documentos com versos do momento musical "À Larga Coração À Larga". São versos da Cena V [Regresso à terra Natal]. Os documentos apresentam manchas, vincos e lacunas. Título formal. Cópias datilografadas.
Versos de momentos musicais: "Vira o Disco", "Vidas sem Rumo", "Lavadeiras", "Rosa do Adro", "Envergonhada", "Bordadeiras", "Granada", "Pedinte", "Voz do Povo", "Cautela Coração", e "Manhã na Aldeia". Pode ser também uma peça "relâmpago" cuja atuação se proceda em intervalo de outra peça de maior dimensão. Tem carimbo do Museu Carlos Machado. As folhas têm alguns vincos e marcas pelo uso de furador. Título atribuído. Cópias datilografadas.
Versos do 2º ato, 11º quadro, "Moinhos de Vento". Um dos documentos tem carimbo do Museu Carlos Machado. Apresentam manchas e vincos. Título formal. Cópias datilografadas.
Versos do 1º ato, 4º quadro, "À Porta do Novo Mundo"- Têm carimbo Museu Carlos Machado. Documentos com vincos e manchas. Título formal. Cópias datilografadas.
Documentos com versos de momento musical. São cópias datilografadas mas um tem anotações manuscritas. Dois têm carimbo do Museu Carlos Machado. Apresentam vincos e marcas de oxidação devido ao uso de furador e "clip". Título formal.
Partituras para trombone, 1º trompete, 2º trompete, sax-alto, baixo e violino da marcha "Varandas Floridas" da revista "Toma lá Dá cá" [de 1950]. Letra de José Barbosa e música de Teófilo Frazão. Têm inscrições manuscritas de origem. Tem carimbo do Centro de Documentação do Museu Carlos Machado e número antigo de inventário. Documentos originais manuscritos. Título formal.
Versos do 6º quadro, "Na Cidade", conforme documento PT/MCM/B/JB/4/11/2. Um tem anotações manuscritas; os outros dois têm carimbo do Museu Carlos Machado. Título formal. Cópias datilografadas.
Versos do 2º ato, 2º quadro, "À Porta da Graça". Têm carimbo do Museu Carlos Machado. Um dos documentos está bastante vincado e com marcas pelo uso de furador. A folha do documento datilografado tem marca de água: "Imperial". Título formal. Cópias manuscritas e cópia datilografada com anotações manuscritas.
Documentos incompleto com os textos do 1º e 2º atos. Dois dos documentos têm numeração no canto superior direito. Têm carimbo do Museu Carlos Machado. Apresentam vincos, manchas e marcas pelo uso de furado. Título atribuído. Cópias datilografadas com anotações manuscritas.
Documentos com versos da abertura da peça conforme documento PT/MCM/B/JB/4/11/2. Um dos documento tem manuscrito o nome da peça e "Nr. 2". Têm carimbo do Museu Carlos Machado. Os documentos apresentam vincos e machas de oxidação. Título formal. Cópias datilografadas.
Versos da apoteose do 1º ato de peça não identificada e serão da autoria de José Leite Barbosa. Versos escritos em fragmentos de folhas. Têm carimbo do Museu Carlos Machado. Título formal. Cópias datilografadas.
Versos do quadro VI, "A Tradição", do 2º ato. Têm carimbo do Museu Carlos Machado. Um dos documentos está rasgado na margem inferior. Título formal. Cópias manuscritas.
Versos do 2º ato, 6º quadro, "No Retiro da Sovela". Têm carimbo do Museu Carlos Machado. Um dos documentos apresenta manchas, vincos e marcas pelo uso de furador, outro marcas de oxidação devido ao uso de "clips". Título formal. Cópia manuscrita e cópias datilografadas, uma com anotações manuscritas.
Versos da autoria de José Leite Barbosa, estando um dos documentos assinado. Têm carimbo do Museu Carlos Machado. Apresentam manchas e vincos. Título formal. Cópias manuscritas.
Versos do 3º ato, 2º quadro, "A Saudade. Um dos documentos está fragilizado por ter sido rasgado. Têm carimbo do Museu Carlos Machado. Título formal. Cópias manuscritas e cópia datilografada.