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Descrição arquivística
UI Medeiros, José Caetano Dias do Canto e. 1786-1858, morgado
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Despesas de funeral

Unidade de instalação criada na origem, consistindo em vários documentos alinhavados em formato livro. Estes documentos dizem respeito às despesas do funeral do filho André do Canto. Documento original manuscrito em português. Título atribuído.

Diário de despesas

Caderno com o registo de despesas realizadas entre 1942 e dezembro de 1947. As despesas estão discriminadas mensalmente. Documento original manuscrito em português. Título atribuído.

Duque de Bragança em Ponta Delgada

Pequeno maço com capilha criado na origem com o título: “nº 19. Papeis relativos à estada do Duque de Bragança em Ponta Delgada”. Contém correspondência e dois documentos, correspondendo à lista de nomes da Câmara Imperial de Sua Majestade e um esquema onde se representa os lugares destes nomes em redor das mesas numa sala de jantar. Documentos originais e manuscritos.
Título formal.

Livro de registo de receitas e despesas

Livro com o registo de receitas e despesas. Regista-se quantias recebidas e entregues, entre outros, a familiares como Maria Libânia, Rita, Ana Adelaide, Isabel Maria, Inês ou Emília Carolina (irmãs) e filhos Ernesto, Honorato e Eugénio.

Livro do Tombo de diversos morgados e propriedades de que he adeministrador Andre Diogo Dias do Canto e Medeiros

Livro do Tombo onde estão registados os morgados e propriedades de que André Diogo Dias do Canto e Medeiros é administrador.
Este Livro está subdividido:

  1. Alvará de Sua Majestade que Deus grande por onde confirmou o morgado que instituíram André Diogo de Medeiros e sua mulher D. Isabel do Canto e Faria em seu filho André Diogo Dias do Canto e Medeiros (1724-07-08);
  2. Título de instituição do morgado de André Dias de Medeiros e sua mulher Dona Isabel do Canto e Faria em seu filho André Diogo Dias do Canto e Medeiros (1724-07-24);
  3. Testamento de Margarida Pacheco de Sousa , viúva do Capitão André Dias d’Araújo (1724-07-24);
  4. Folha da 3ª da defunta Margarida Pacheco de Sousa (1724-08-01);
  5. Folha da meança da 3ª de Margarida Pacheco de Sousa (1724-08-02);
  6. Doação que fez Ana de Medeiros de Sousa e seu segundo Marido o Capitão João de Melo de Arruda em seu filho João Jacome Raposo (1724-08-05);
  7. Doação que fez a Madre Maria da Encarnação a sua irmã Ana de Medeiros e Sousa (1724-08-08);
  8. Doação que fez a Madre Inês de Jesus a sua irmã Ana de Medeiros e Sousa (1724-08-16);
  9. Folha das três legítimas de Ana de Medeiros de Sousa e das Madres Maria da Encarnação e Inês de Jesus (1724-08-16);
  10. Escritura e partilhas amigáveis entre o Capitão João Jacome Raposo e seu irmão o Capitão André Dias de Medeiros (1724-08-17);
  11. Testamento do Capitão André da Ponte de Sousa (1724-08-22);
  12. Doação que fez Dona Mariana do Canto e Faria a seu sobrinho André Diogo Dias do Canto e Medeiros (1724-08-23);
  13. Doação que fez Dona Mariana do Canto e Faria a seu sobrinho André Diogo Dias do Canto e Medeiros (1724-08-26);
  14. Doação que fez a Madre Úrsula de São José a seu irmão o Capitão André da Ponte d’Sousa (1724-08-28);
  15. Doação que fez a Madre Apolónia de São Bento a seu irmão o Capitão André da Ponte de Sousa (1724-09-18);
  16. Legitima da Madre Úrsula de São José (1724-09-23);
  17. Legitima da Madre Apolónia de São Bento [?] (1724-10-03)

Apesar de as folhas estarem em bom estado, a lombada está danificada e tem em falta a contracapa.

Papeis relativos à questão [?] Duarte Borges

Unidade de instalação criada na origem que consiste num envelope com o título: “Estão aqui papeis relativos á questão [???] Duarte Borges. Devido às lacunas no papel do envelope não é possível ler o título original na totalidade. O envelope também tem escrita uma mensagem a José Caetano onde se informa que se junta o requerimento. No verso, para além de anotações a lápis de números, tem: “Illmo. Snr. Comendador Joze Caetano Dias do Canto e Medeiros” e assinatura L(?) J. Caza. Tem 6 documentos, um dos quais refere no início a terra das Feteiras sobre a qual pende uma “demanda”; um outro com registo das rendas das terras dos Mosteiros de Duarte Borges. Documento original manuscrito em português. Título formal.

Registos de receita e despesa

Livro com os registos de receitas e despesas a partir de 19 de maio de 1845, discriminadas por mês e ano. Documento original manuscrito em português. Título atribuído.

Vínculos

Unidade de instalação criada na origem que consiste em documentos alinhavados de modo a formar um caderno. São referentes a questões e contendas sobre vínculos, direitos, rendimentos e abolições. José Caetano surge como administrador e suplicante.