Esta subsérie contém documentação referente aos Órgãos de Comunicação Social, como recortes de imprensa de jornais açorianos, madeirenses, nacionais e estrangeiros; Revista de Imprensa; análise da imprensa nacional; Guia da Imprensa com o objetivo do seu conteúdo ser divulgado por estes.
Região Autónoma dos Açores. Subsecretário Regional Adjunto da Presidência. 1976-1977
Esta série contém documentação referente à entidade Secretaria Regional da Administração Pública, como Comunicados; Resenha de atividades; Estudos; Relatórios; Propostas de Decretos Regulamentares; Telexes recebidos e expedidos; Adjuntos; Propostas de Decretos Regionais; Portarias; Resoluções; Pontos para ordem de trabalhos dos Plenários; Despachos; Gestão de pessoal da Administração Pública; Inscrição do Pessoal na ADSE; Recrutamento de Pessoal; Pessoal Administrativo das ex-Juntas Gerais Habitação para técnicos na Região; Formação de quadros; Transferência dos Governos Civis; Prorrogativas dos membros do Governo; Publicação, identificação e formulários dos diplomas regionais e Relação dos Organismos do Estado (abril 77) com o objetivo do seu conteúdo ser divulgado pelos Órgãos de Comunicação Social (OCS).
Região Autónoma dos Açores. Subsecretário Regional Adjunto da Presidência. 1976-1977
Textos com diálogos e papeis desempenhados por cada personagem: "Rosa", "Mateus", "Artur" e "Militão". É uma comédia com um ato da autoria de Augusto César de Vasconcelos. As folhas têm, todas, marca de água: "Imperial". Documentos em mau estado com vincos, manchas e marcas de oxidação. Título formal. Cópias datilografadas.
Subsérie com um documento da comédia em 1 ato, "O Snr. Comissário é uma prenda". Adaptação de J. J. Baptista Júnior. Título formal. Cópia datilografada.
Versos de momentos musicais da peça "Vira o Disco", de 1956 (?), de José Leite Barbosa e música de Rui das Neves. Os documentos têm carimbo do Museu Carlos Machado. Título formal. Cópias datilografadas.
Conjunto de correspondência que foi remetida à Sociedade de Escritores e Compositores Teatrais Portugueses (Sociedade Portuguesa de Autores) ou por esta recebida. Há documentos originais e cópias, datilografados e com informações manuscritas. Título atribuído.
Documentos com diálogos da "comédia-relâmpago" "Antes só que mal acompanhado". não há evidência de autoria mas será de José Leite Barbosa. Título formal. Cópias datilografadas.
Subsérie com documentos relativos à revista "Bota Abaixo" de 1960 com 2 atos e 14 quadros. Original de José Leite Barbosa e música de Evaristo de Sousa. Estreada a 9 de novembro de 1960. Título formal. Cópias e originais datilografados e manuscritos.
Conjunto de documentos relativos à peça de teatro musicado "Lanterna Mágica" de 1931 com 3 atos e 14 quadros. Os textos da peça são da autoria de José Leite Barbosa e a música é de Ilídio de Andrade. Integra personagens como o "Pintassilgo", "Neptuno", "Procópio", "Sr. Cosme", "D. Rosa", "Manuel do Outeiro", "Director", "Fantasia", "Calisto" e "Avenida", entre outras. Pela documentação verifica-se que esta peça de teatro de revista tem diferentes versões, havendo alterações nos nomes das personagens, quadros e momentos musicais. A peça "Lanterna Mágica" tem a sua estreia em junho de 1931 no Cine Teatro Ideal [Ponta Delgada]. Contém esta subsérie originais e cópias, manuscritos e datilografados.
Documentos relativos à peça de teatro musicado "Manta de Retalhos de 1942. É uma revista em 2 atos com 14 quadros, original de José Leite Barbos e música de Evaristo de Sousa. Estreada a 17 de março de 1942 no Coliseu Avenida. Integra personagens como "Papa Açorda", "Manuel do outeiro", "Escavador", "João Condutor", "Pintassilgo" e "Canário", entre outras. Título formal. Tem cópias manuscritas e datilografadas.
Conjunto de documentos com textos da comédias em 2 atos da autoria de Carlos Borges (1849/1932), "O Marido de Duas Mulheres". Consiste em dois documentos e uma capa com 4 documentos. São cópias datilografadas, apresentando algumas carimbo do Museu Carlos Machado e numeração de inventário anterior. Título formal.
Conjunto de documentos constituído, essencialmente, por rascunhos de correspondência a remeter. Há um documento composto com três missivas cujos destinatários não foram identificados.
Cartas em que acusa o recebimento de quantias monetárias e as duas por conta de José de Brito. Uma das cartas tem como anexo dois recibos. Originais manuscritos. Os títulos são atribuídos.
Subsérie [com título atribuído] com apenas uma carta, entregue a João Botelho, para que seja transmitido a mensagem do seu conteúdo a José Caetano – que se irá tirar a fruta em Santa Bárbara, caso aprove ou tenho outras ordens, queira transmitir ao vinhateiro. Tem anotações a lápis. Original manuscrito em português com título atribuído.
Subsérie [com título atribuído, com apenas uma carta de José (Jozé) Pereira Botelho ao seu respeitável Amigo e Senhor. Entre outros assuntos diz que viu e conversou com José do Canto. É um original manuscrito, em português, com título atribuído.
Subsérie [com título atribuído] que consiste num vasto conjunto de cartas que Pedro do Canto e Medeiros envia ao irmão. Nestas cartas, o remetente solicita a José Caetano as mesadas, por vezes com adiantamento, e dinheiro, em alguns casos, para outras despesas. Estas cartas têm a mesma organização da informação: em primeiro ligar solicita o dinheiro e, de seguida, escreve um pequeno texto que é o recibo onde indica o mês e ano e a quantia monetária. Os documentos são originais e manuscritos em português. Os títulos são atribuídos. Pedro Dias do Canto e Medeiros é irmão do Morgado José Caetano. Nasce a 7 de março de 1802 e casa com Ana Rita de Arruda e Melo França. Morre a 6 de julho de 1871.
Subsérie [com título atribuído] que contém correspondência remetida, incluindo rascunhos. Há documentos dos quais não foi possível aferir o destinatário. O conjunto de documentos com identificação de destinatário está ordenado por ordem alfabética daqueles; os restantes documentos, por terem múltiplos destinatários ou estes não estrem identificados, estão organizados cronologicamente. Os documentos são originais.
Subsérie com título atribuído. Notas de encomenda e faturas respeitantes a artigos muito variados tal como vestuário, têxteis, loiça, consertos de equipamentos ou aquisição de produtos alimentares – pimenta em grão, queijo ou azeite doce e aguardente. Os documentos são originais e manuscritos em português. Os títulos são atribuídos.
Subsérie [título atribuído] com vasto conjunto de cartas que José do Canto remete às irmãs, seja do Porto Formoso, Furnas, Porto ou Paris. Os assuntos são muito variados, por exemplo, notícias de amigos e família, demonstrando sempre muito carinho e preocupação com o bem estar das irmãs. Documentos originas, manuscritos em português, com títulos atribuídos.
Subsérie [com título atribuído] com apenas uma carta que a Maria Hortênsia F. Pacheco de Castro dirige a D. Isabel [Maria do Canto, n. 1822] e D. Margarida [Isabel do Canto, 1824/1923] em que expressa pesar para morte de D. Ana [Adelaide do Canto, n. 1816]. Documento original, manuscrito em português, com título atribuído.
Conjunto de cartas recebidas da sobrinha Ana do Canto Bicudo (1863/1913), filha do irmão Ernesto do Canto (1831/1900) e de Margarida Leite do Canto (1842/1915). Título atribuído.
Subsérie com apenas uma carta remetida por Francisco Machado de Faria e Maya (1815/1890) sobre o Asilo da Infância Desvalida. Documento original manuscrito em português. Título atribuído.
Subsérie com correspondência remetida pelo irmão José do Canto. Duas das cartas, e apesar de os envelopes estarem endereçados a Ana Adelaide do Canto, são dirigidas às irmãs. Título atribuído.
Subsérie com apenas dois cartões de visita que se encontravam no mesmo envelope. Título atribuído. Documentos originais impressos e manuscritos em português.
Esta série contém documentação referente à entidade Secretaria Regional das Finanças, como Comunicados; Resenha de atividades; Estudos; Relatórios; Propostas de decretos regulamentares; Telexes recebidos; Telexes expedidos; Adjuntos; Propostas de decretos regionais; Portarias; Resoluções; Pontos para ordem de trabalhos dos Plenários; Despachos; Fundo de maneio para a Presidência; Abertura de novas agências bancárias na Região; Divulgação Regional e Juntas dos Emigrantes e Classificador das despesas públicas com o objetivo do seu conteúdo ser divulgado pelos Órgãos de Comunicação Social (OCS).
Região Autónoma dos Açores. Subsecretário Regional Adjunto da Presidência. 1976-1977
Esta subsérie contém documentação da Secretaria Regional dos Transportes e Turismo , com assuntos a serem emitidos pelo Órgãos de Comunicação Social (OCS).
Região Autónoma dos Açores. Subsecretário Regional Adjunto da Presidência. 1976-1977
Esta subsérie Notícias para os Órgãos de Comunicação Social é constituída por dois processos distribuídos por 1 unidade de instalação, a sua documentação é referente a comunicados e a diversas notícias enviadas para divulgação nos Órgãos de Comunicação Social.
Subsérie com documentos relativos à peça de teatro de revista "Águas Passadas" da autoria de José Barbosa. A revista terá sido escrita em 1967 e terá sido representada pelo Grupo Teatral das Casa do Povo da Fajã de Baixo. Em 1968, é levada à cena nos E.U.A. Integra personagens como o "Bolo Doce", "Dr. Escobar", "Sertanejo", "Vira Casacas", "Menina das Calças", "Médico", "Enfermeiro" ou "Francisco do Outeiro", entre outras. Para além de textos com os diálogos, engloba também os versos dos momentos musicais. Título formal. São cópias manuscritas e datilografadas. Os documentos apresentam manchas, vincos e marcas devido ao uso de furador e agrafador.
Subsérie que contém apenas uma unidade de instalação que consiste num caderno com texto da autoria de Manuel Francisco Tavares Barbosa. Título formal. Cópia manuscrita.
Subsérie constituída por uma unidade de instalação que consiste num caderno com texto da peça com ato único de Manuel Francisco Tavares Barbosa. Título formal. Cópia manuscrita.
Subsérie com apenas um documento da comédia em 3 atos com adaptação e arranjos de José Leite Barbosa. Título formal. Cópia dartilografada. Conforme documento PT/MCM/JB/4/1/2, surge este título a anteceder os quadros da peça "Águas Passadas".
Documentos com versos de números musicais e diálogos da peça, de 1971[?], "Fado Corrido" da autoria de José Leite Barbosa e música de Manuel Rui das Neves. Título formal. Cópias datilografadas e manuscritas.
Versos da peça [?] "Pontos nos iis", original de José Leite Barbosa e música de Manuel Rui das Neves. Terá sido estreada em dezembro de 1965. Título formal. Originais manuscritos e cópias datilografadas.
Textos da comédia em 3 atos da autoria de José Leite Barbosa de 1863 e que, no ano seguinte, é levada à cena no Teatro Micaelense. Integra como personagens: "Anastácio Pereira", "Major Rodrigues", "Magda", "Maura", "Anacleta", "D. Florinda", "Criada", "Rosa", "Manuel Rendeiro" e "Magalhães". Título formal. Tem originais e cópias.
Subsérie [com título atribuído] que integra um conjunto de diálogos, poemas e outros textos sem que tenha sido apurado se pertencem, ou não, a alguma peça de teatro ou obra poética. Contém textos com evidência da autoria de José Leite Barbosa, mas a maior parte não apresenta qualquer indicação, podendo existir outras autorias. Tem cópias e originais, datilografados e manuscritos.
Esta subsérie contém documentação da Secretaria Regional do Comércio e Indústria, com assuntos a serem emitidos pelo Órgãos de Comunicação Social (OCS).
Região Autónoma dos Açores. Subsecretário Regional Adjunto da Presidência. 1976-1977
Subsérie com título atribuído. Conjunto de cartas que Eugénio do Canto e Medeiros (1836-10-17/1915-09-07) escreveu ao pai, na sua maioria de Lisboa, uma a partir de Coimbra. Documentos originais e manuscritos em português. Os títulos são atribuídos. Eugénio do Canto é filho do segundo casamento de José Caetano com Francisca Vicência Botelho (1799/1865).
Subsérie [com título atribuído] com apenas uma carta sobre os prejuízos dos lavradores que vendem gado, entre outros assuntos. Original manuscrito. Título atribuído.
Subsérie [com título atribuído] com apenas uma carta de Inácio (Ignacio) Machado que se despede como “primo”. Entre outros assuntos, dá notícias dos filhos que por vezes passam com ele os domingos, não fazendo mais porque nem sempre é possível. Original e manuscrito
Nas cartas dá conta da amizade que tem por José Caetano e das chegadas aos destinos. Numa delas informa que entregou ao Comendador Almeida a carta que José Caetano havia por ele enviado. Originais manuscritos, em português, com títulos atribuídos.
Subsérie com título atribuído.Contém duas cartas em que numa se fala de negócios e ações e, outra, nas agruras que José Caetano tem sofrido nos últimos dois anos e meio, entre outros assuntos. São originais manuscritos, em português, com títulos atribuídos.
Subsérie [com título atribuído] com duas cartas em que Rita Maria Malheiro Dinis (Diniz) dá notícia da morte do marido, Caetano Xavier Dinis, referindo a necessidade de garantir a subsistência dos dois filhos; pede auxílio e proteção e que os filhos podem dar continuidade aos negócios e pede. igualmente, a honra de continuar a prestar serviços a José Caetano. Numa outra carta, agradece a José Caetano a bondade do favor prestado e que muito honra o falecido marido. Deseja-lhe um completo restabelecimento. São originais manuscritos em português com títulos atribuídos.
Subsérie com título atribuído. Tem apenas uma carte de Tomás (Thomas) Soares dando conta de uma despesa referente ao valado da (?) Rocha. Apresenta alguns valores. Original manuscrito em português com título atribuído.
Subsérie [com título atribuído] com correspondência enviada por José Caetano, contendo duas cartas: uma para António José de Vasconcellos sobre um muro entre a propriedade de José Caetano e do destinatário. A outra carta é dirigida a Caetano Xavier Dinis & Irmão sobre despesas e encomendas. São documentos originais, manuscritos em português, com títulos atribuídos.
Contém alguns registos relativos a receitas com bens arrendados e aforados e algumas quantias recebidas; na maior parte são documentos relativos a despesas várias como viagens. Título atribuído.
Subsérie com título atribuído. Conjunto de recibos e quitações de foros, envio e receção de mercadorias de artigos vários e recibos das mesadas dos filhos. Os documentos são originais e escritos em português. São manuscritos e os documentos PT/MCM/ECM/B-C/4-2/4, PT/MCM/ECM/B-C/4-2/13 e PT/MCM/ECM/B-C/4-2/14 são impressos com preenchimento manuscrito.
Subsérie [com título atribuído] com duas cartas da sobrinha Emília com notícias várias e agradecimentos. A autora das cartas será a sobrinha Emília Carolina Vaz Pacheco de Castro (n. 1861-02-12), filha de Emília Carolina do Canto (1819/1900) e de João Silvério Vaz Pacheco de Castro (1810/1866). Documento originais, manuscritos em português, com títulos atribuídos.
Subsérie [com título atribuído] que contém cartas remetidas, das Furnas, pela sobrinha Margarida Leite do Canto sobre assuntos muito variados como impressões sobre o tempo, notícias sobre a família, amigos e conhecidos, passeios e viagens. Documento original, manuscrito em português, com título atribuído.
Conjunto de missivas cujo remetente não foi identificado dirigidas às Tias Canto ou Irmãs Canto e, ainda, Primas”. Documentos originais, manuscritos em português, com títulos atribuídos.
Subsérie com apenas uma carta, sobre o Asilo da Infância Desvalida, remetida pela Condessa da Silvã, Anastácia da Luz Godinho de Sousa Tavares (1814/1900), mulher do 1º Conde da Silvã, D. João de Melo Manuel da Câmara. Documento original manuscrito em português. Título atribuído.
A subsérie Câmara Municipal de Nordeste é constituída por 1 processo distribuído por uma unidade de instalação, a sua documentação é composta por notícias a divulgar para os Órgão de Comunicação Social (OCS).
Textos vários referentes à revista com 2 atos e 11 quadros, "Toma Lá... Dá Cá!..." de 1950. Original de José Leite Barbosa e música de Ilídio de Andrade. Integra personagens como "Bobo", "Pantagruel", "Bonifácio", Excursionista", "Bota de Elástico", "Papa-Açorda", entre outras Título formal. Cópias datilografadas e manuscritas.
Conjunto de documentos com diálogos e versos da revista de ato único da autoria de José Leite Barbosa, "Vai no Balão", de 1949. Título formal. Cópias e originais.
Conjunto de poemas que integram a obra poética "Coração nas Mãos" da autoria de José Leite Barbosa e publicada em 1959. Tem originais manuscritos e cópias datilografadas. Os documentos têm carimbo do Museu Carlos Machado. Título formal.
Textos referentes à peça, da autoria de José Leite Barbosa, com ato único e 8 quadros, "Na Zona dos Tufões". Integra personagens como "Zé Povinho", "Dr. Sá Bichão", "Caturra", "Zé da Fajã", "Agente", entre outras. Alguns documentos apresentam manchas, vincos e marcas de oxidação e rasgos. Título formal. Cópias datilografadas e manuscritas.
Subsérie [com título atribuído] constituída por 2 documentos: a cópia de uma circular e o original de recibo de vale de registo de carta. Título atribuído.
Esta subsérie contém documentação da Secretaria Regional da Agricultura e Pescas, com assuntos a serem emitidos pelo Órgãos de Comunicação Social (OCS).
Região Autónoma dos Açores. Subsecretário Regional Adjunto da Presidência. 1976-1977
Conjunto de livros, catálogos sobre arte e dicionários e um atlas sobre França, língua francesa e personalidades deste País e de outros; e documento sobre Ernesto do Canto (avó do escultor açoriano). Originais e cópias
Subsérie com título atribuído. São cartas recebidas com prestação de contas relativas, por exemplo, à venda de moios de trigo entre outros assuntos como despesas e preços. Documentos originais e manuscritos em português. Os títulos são títulos atribuídos.
Subsérie com título atribuído. Contém duas cartas recebidas do cunhado, casado com a irmã Brígida Henriqueta do Canto e Medeiros. O Morgado Francisco Afonso (Affonso) da Costa Chaves e Mello (1797-08-24/1863-01-14) foi Governador Civil de Ponta Delgada e Deputado às Cortes por São Miguel. Documentos originais e manuscritos em português. Os títulos são títulos atribuídos.
Subsérie com título atribuído. Contém duas cartas de José (Jozé) de Brito sobre dívidas e débitos lançados, entre outros assuntos. Nas duas cartas são referidas cartas que recebeu de Ernesto do Canto com os desejos do pai relativos a estes assuntos. Ambas as cartas apresentam lacunas no papel – no local onde se encontraria o selo, provavelmente em lacre, que fecharia a carta; e uma delas está muito manchada. São originais manuscritos, em português, com títulos atribuídos.
Subsérie [com título atribuído] com apenas uma carta remetida por Manuel Inácio Silveira (Manoel Ignacio Sylveira). É um original manuscrito, em português, com título atribuído.
Subsérie [com título atribuído] com apenas uma carta remetida, do Nordeste, por Manoel Pereira Resende em que, entre outros assuntos, certifica que o negócio está a seu cuidado e que irá dar conta dos resultados. O papel tem uma lacuna no local onde estaria o selo em lacro que fechava a carta. É um original manuscrito, em português, com título atribuído.
Subsérie com título atribuído. Contém contas de venda de cereais e fruta. Todos os documentos são originais e manuscritos em português com títulos atribuídos.
Esta subsérie [com título atribuído] apenas contém uma carta que o sobrinho António do Canto Brum dirige às tias Isabel e Margarida por ocasião da morte de Ana Adelaide do Canto. Documento original, manuscrito em português, com título atribuído. António do Canto Brum (1845/1927) é filho de José do Canto e de sua mulher Maria Guilhermina Taveira Brum da Silveira.
Subsérie com apenas uma carta remetida pelo sobrinho, o Padre João Vaz Pacheco de Castro (n. 1846). Este é filho de Emília Carolina do Canto (1819/1900) e de João Silvério Vaz Pacheco de Castro (n. 1810). Título atribuído.
Subsérie com dois cartões, um com agradecimentos pelas crianças do Asilo da Infância Desvalida e ou sobre a participação do casamento da afilhada Maria Helena. Título atribuído.
Conjunto de cartas recebidas da sobrinha e cunhada Margarida Leite do Canto (1842/1915), filha de André do Canto (1814/1848) e mulher de Ernesto do Canto (1831/1900). Título formal.
Recibos todos emitidos por José do Canto e referentes a valor monetários recebidos de Domingos José Rodrigues da Costa por conta de Caetano Xavier Dinis. Título atribuído.
Contém cartas dirigidas aos irmãos e dirigidas a uma das irmãs que poderá ser Ana Adelaide do Canto (1816/1913). Há uma remetida a um remetente cujo nome não foi aferido. Título atribuído.
O conjunto de documentos são relacionados com os serviços de Finanças e da Previdência Social, como multas e indemnizações a funcionários, guias de depósito, ofícios e mapas de indemnizações e de quotizações para Fundo de Desemprego. Há documentos originais e cópias, impressos datilografados e manuscritos. Título atribuído.
Subsérie [com título atribuído] com documentos relacionados com férias do pessoal da firma Fot Gráfica. Contém mapas de férias e ofícios da delegação de Ponta Delgada do Instituto do Trabalho e Previdência. Os documentos são originais impressos e datilografados.
Documentos referentes à atividade do Grupo Teatral da Fajã de Baixo. Constam num documento da Casa do Povo do Fajã de Baixo e numa licença de representação. Tem cópia e um original datilografados. Título atribuído.
Contém uma carta enviada por José Barbosa e um cartão a este remetido por Nuno Bettencourt, Vice-Presidente da Direção da Caixa Sindical de Previdência dos Profissionais do Comércio. Documentos originais manuscritos. Título atribuído.
Documentos referentes à revista fantasia com 1 ato e 7 quadros, "É de Gritos". Original de José Leite Barbosa e com música de Manuel Ruy das Neves. Não há indicação do ano em que foi escrita mas em 1965. Em 1971 é feita uma digressão aos E.U.A. Título formal. Cópias datilografadas e originais manuscrito.