Showing 297 results

Archival description
DC
Advanced search options
Print preview Hierarchy View:

29 results with digital objects Show results with digital objects

"A Ilha Sonora", nº 1

"Guião" do número 1 da "A Ilha Sonora" emitido a 5 de julho de 1944 com textos das páginas do número 640 do jornal "A Ilha" publicado no dia 8 seguinte. O número 640 do jornal "A Ilha", publicado a 8 de julho de 1944 corresponde a este programa radiofónico, tendo sido publicada neste número uma extensa reportagem sobre a primeira emissão acima referida. Foram, entre outros, colaboradores desta emissão, através da leitura de textos, artigos ou entrevistas, José Leite Barbosa, Luís Bernardo Leite de Ataíde, Manuel Inácio Melo, Agnelo Casimiro que entrevista Beatriz Consiglieri Pedroso Pina, António Horácio, Virgílio Filipe e Manuel da Silva Melo. Alguns do colaboradores leram textos de, por exemplo, Oliveira San-Bento, Virgínia Moreira, Diogo Ivens ou Virgílio de Oliveira. A leitura dos vários textos teve como pano de fundos vários momentos musicais interpretados ao vivo.
Entre os textos datilografados estão anotados os nomes dos colaboradores que os leem, indicando separadores entre eles como momentos musicais ou gravações como o soar de trovões ou ruído de máquinas. Alguns dos artigos são recortes do jornal colados nas folhas antecedidos peça sua apresentação. A introdução engloba a leitura de palavras do Padre Moreira das Neves (chefe de redação do jornal "As Novidades", Acurcio Pereira (chefe de redação do jornal "O Século" ou Pedro Correia Marques (chefe de redação do jornal "A Voz") por colaboradores de a "A Ilha Sonora". O 1º artigo é da autoria e lido por José Leite Barbosa sob o título "Aqui Ponta Delgada". Segue-se os vários textos, das diferentes rubricas do jornal, por ordem de leitura e com anotação dos separadores entre eles. Alguns dos textos estão em falta. A entrevista que consta deste número é realizada por Agnelo Casimiro a Beatriz Consiglieri Pedroso Pina em que esta fala das impressões da sua viagem pelos Açores. Está datilografada em metade de folhas A4 que foram agrafadas e que se encontravam dentro do guião.
É um documento incompleto. Tem carimbo do Museu Carlos Machado. As folhas estão manchas e marcas de oxidação devido ao uso de agrafador.
Título formal. Cópia datilografada com anotações manuscritas e recortes de imprensa.

"Antes só que mal acompanhado"

Dois documentos, idênticos, com diálogos entre as personagens "Criada" e "Hóspede".
Os documentos apresentam manchas, vincos e marcas de oxidação. Um deles tem numeração anterior.
Título formal. Cópias datilografadas.

"O Chicharro e o Atum"

Dois documentos com versos de momento musical. Um dos documentos é uma cópia manuscrita; outro cópia datilografada com, no canto superior direito e manuscrito, o nome da peça. Este documento tem, também, datilografado a autoria de José Barbosa e a da de junho de 71. Tem carimbo do Museu Carlos Machado e anterior numeração de inventário. Título formal.

Adjectivos"

Versos do 2º ato. Os documentos têm carimbo do Museu Carlos Machado. Apresentam vincos e manchas.
Título formal. Cópias manuscritas e datilografadas.

Museu da Criança

Conjunto de documentos relacionados com o Museu da Criança: cartas, ofícios, anotações e listas sobre peças doadas, abertura e sobre cores e brinquedos. Inclui o suplemento de um jornal com entrevista a Maria Luísa Ataíde sobre a criação desta secção.

Peças de Hugo Moreira

Contém correspondência e listas de peças que, pertença de Hugo Moreira, estavam em depósito no Museu Carlos Machado.

Ernesto e Eugénio do Canto

Contém um conjunto de cartas que José do Canto dirige aos irmãos Eugénio do Canto e Ernesto do Canto aquando da estada destes em Paris devido a uma intervenção médica a que Ernesto foi submetido.
Título atribuído.
Ernesto do Canto (1831-12-12/1900-08-21) e Eugénio do Canto (1863-11-08/1911-07-28) são filhos do morgado José Caetano Dias do Canto e Medeiros (1786/1858) e de sua segunda mulher, Francisca Vicência Botelho (1799-03-20/1865-10-31).

A. Kolomietz

Contém quatro cartas originais e manuscritas em francês remetidas de Bolonha por “Kolomietz”, não tendo sido possível aferir o primeiro nome. As missivas são dirigidas, também, a Vera Wladimirovna Pouritz (2ª mulher do escultor com quem casa a 30 de outubro de 1938).

"As Chitas"

Versos de momento musical "As Chitas". Têm carimbo do Museu Carlos Machado.
Documentos com manchas e vincos. Um apresenta marcas de oxidação pelo uso de "clip"; outro tem marcas devido ao uso de furador. Na Secção B, Série 3 há partituras deste título.
Título firmal. Original manuscrito e cópia datilografada com anotações manuscritas.

"Copo-fonia"

Dois exemplares de versos do 7º quadro, "Isto é que é festa", conforme documento PT/MCM/B/JB/4/11/2. Têm carimbo do Museu Carlos Machado. Um dos exemplares tem manuscrito no canto superior direito: "É de Gritos".
Título formal. Cópias datilografadas.

"O Bife e as Bifanas"

Versos de momento musical. Um dos documentos é formado por colagens de folhas datilografadas no verso com texto não relacionado com a peça. Têm carimbo do Museu Carlos Machado. Os documentos datilografados têm marca de água: "Imperial".
os documentos apresentam manchas e vincos.
Título formal. Original manuscrito e cópias datilografadas.

"Agua Santa"

Versos da cena VII, "os mesmos e Agua Santa", 3º ato, do quadro I, "Nas Furnas". Um dos documentos tem carimbo do Museu Carlos Machado.
Título formal. Cópias manuscritas.

Academia Musical

Carta e rascunho da informação enviada ao Presidente da Direção do Museu Carlos Machado, Eng.º José Maria Álvares Cabral.

Armando César Cortes Rodrigues

Conjunto de cinco cartas manuscritas a remeter a Armando Cortes Rodrigues. Todos os documentos são originais e manuscritos. Serão rascunhos todos escritos em português

"Champanhe"

Versos do 1º atos, 1º quadro, No Reino de Pantagruel". Os documentos datilografados têm carimbo do Museu Carlos Machado.
Título formal. Cópia manuscrita e cópias datilografadas.

"Tio Sam e as Luzes de Broadway"

Documentos com versos da abertura da peça conforme documento PT/MCM/B/JB/4/11/2. Um dos documento tem manuscrito o nome da peça e "Nr. 2". Têm carimbo do Museu Carlos Machado.
Os documentos apresentam vincos e machas de oxidação.
Título formal. Cópias datilografadas.

Artur Hintze Ribeiro

Cartas recebidas de Artur Hintze Ribeiro. Documentos manuscritos em português. Título atribuído.
(1846-11-07/1916-08-05) era licenciado em Medicina pela Universidade de Coimbra. Em 1874 casa com Margarida Isabel do Canto Brum (1849/1937), filha de José do Canto (1820/1898).

José Bensaúde

Escreve sobre a saúde de Ernesto do Canto, revelando preocupações e notícias que vai recebendo do estado evolutivo daquele, mencionando alguns pormenores. Escreve, também, sobre a frágil saúde da mulher.
Título atribuído.

"Gato Pingado Amador"

Versos do 1º ato, "Na Mansão da Saudade". Têm carimbo do Museu Carlos Machado. Têm vincos e manchas.
Título formal. Cópia datilografada.

"Varredor"

Documentos com versos de momento musical. São cópias datilografadas mas um tem anotações manuscritas. Dois têm carimbo do Museu Carlos Machado. Apresentam vincos e marcas de oxidação devido ao uso de furador e "clip".
Título formal.

Direitos teatrais

  • PT MCM JB/B/1/1/10
  • DC
  • 1964-04 - 1965-08-24
  • Part of José Barbosa

Carta original datilografada, com carimbo e assinatura, enviada a José Leite Barbosa pelo Conselho Diretor da Sociedade de Escritores e Compositores Teatrais Portugueses. Tem anexados vários documentos, originais e cópias de impressos com preenchimento manuscrito, com resumos de conta corrente, créditos e direitos de representação: "Açucenas de S. Miguel", "Café e para ti", "Coração à Larga", "Não me chamo Margarida", Saudades", "Emigrante", "Toma lá Dá cá", "Sereias", "Chá chá chá da Gorreana", "Festa Brava em S. Miguel" e "Lagosta e Camarão".
Têm marcas de oxidação do "clip" e agrafos que agrupavam a documentação. Título atribuído.

"Os Cientistas"

Versos do número "Cientistas e Bombas" do quadro 1, "No Planeta Marte", do 1º ato. As folhas apresentam machas e vincos.
Título formal. Cópias datilografadas.

Registos de dívidas a Cláudio Jardiné

Conjunto de 5 documentos de registo de dívidas a Claúdio Jardiné. Os artigos são vários como peças de vestuário e outros tipos de têxteis e moios de trigo embarcados. Título atribuído. Português.

Senhor Cosme e D. Rosa

Textos com diálogos e versos da cena II, "Senhor Cosme e D. Rosa" do I quadro, "Nas Furnas", do 3º ato. Têm carimbo do Museu Carlos Machado.
Título formal. Cópias manuscritas e cópia datilografada.

"Suspiros"

Versos do quadro VI, "A Tradição", do 2º ato. Têm carimbo do Museu Carlos Machado. Um dos documentos está rasgado na margem inferior.
Título formal. Cópias manuscritas.

"Quem foi que disse"

Versos de momento musical que poderão ser da autoria de José Leite Barbosa. Dois dos documentos têm carimbo do Museu Carlos Machado.
Título formal. Cópias datilografadas.

Direitos teatrais

Carta original datilografada com informações manuscritas, com carimbo e assinatura, enviada a José Leite Barbosa pelo Diretor Tesoureiro da Sociedade de Escritores e Compositores Teatrais Portugueses sobre a conta de direitos de autor do ano de 1965. Tem anexados vários documentos, originais e cópias de impressos com preenchimento manuscrito, com resumos de créditos e direitos de representação: "Açucenas de S. Miguel", "Café e para ti", "Coração à Larga", "Flausina da Fajã", "Saudades", "Toma lá Dá cá", "Chá chá chá da Gorreana", "Não me chamo Margarida" e "Lagosta e Camarão".
Têm marcas de oxidação do "clip" e agrafos que agrupavam a documentação. A carta apresenta manchas.
Título atribuído

Asilo de Mendicidade de Ponta Delgada

As cartas incidem sobre o pedido de objetos que possam servir de prémios nos bazares. Conforme o referido, estes eram um mui importante modo de conseguir meios para ajudar quem precisava. A Instituição foi criada em 1876 e funcionava na Rua Luís Soares de Sousa (à época, Rua de São Francisco) onde hoje está o Lar Luís Soares de Sousa. Título atribuído.

Manuel Casimiro Pacheco

Escreve a perguntar por notícias de Ernesto do Canto. Numa das cartas refere que lhe foi dito que estavam na casa de saúde dos frades João de Deus. Refere uma viagem que fez às Flores e Corvo, com o Bispo que lá esteve 24 horas para realizar crismas.
Título atribuído.

"O Centenário"

Versos do 2º ato, "Na Fantástica Exposição Comemorativa do Duplo Centenário". Um dos documentos tem marca de água ("Grahams Bank Post") e todos têm carimbo do Museu Carlos Machado. Apresentam manchas e vincos.
Título formal. Cópias datilografadas.

"Café Central"

Documentos referentes ao 2º quadro, "Café Central", do 2º ato com recitativos, versos e diálogos. Os documentos apresentam machas e vincos.
Título formal. Cópias manuscritas.

"Toureiros"

Versos do 6º quadro, "Na Cidade", conforme documento PT/MCM/B/JB/4/11/2. Um tem anotações manuscritas; os outros dois têm carimbo do Museu Carlos Machado.
Título formal. Cópias datilografadas.

Odisseia d`Homero

Dois textos com tradução de parte do texto de Homero. Documento original manuscrito em português. Título formal.

Informações e apontamentos para Ernesto do Canto

Pequeno conjunto de documentos que consiste, essencialmente, em referências bibliográficas, valores de algumas obras e uma lista de nomes de quem recebeu o Diploma Comemorativo da Descoberta do Caminho Marítimo para a Índia. Título atribuído.

"Recitativo"

Texto que será da autoria de José Leite Barbosa, não tendo sido apurado a que peça pertencerá. O texto manuscrito está no verso de folha de um texto datilografado. Têm carimbo do Museu Carlos Machado.
Título formal. Cópias datilografadas e manuscrita.

"Rolêta e Banca-Franceza"

Versos de momento musical que serão da autoria de José Leite Barbosa. Não identificada a peça a que pertencerão. Têm carimbo do Museu Carlos Machado. Documentos com vincos e algumas manchas.
Título formal. Cópias manuscritas.

"A moda das saias compridas"

Integram o 2º ato, 2º quadro, conforme um dos documentos ["Lanterna Mágica"?]. Um tem carimbo do Museu Carlos Machado. Apresentam vincos e algumas manchas.
Título formal. Cópia datilografada e cópia manuscrita.

"Caminheiros da Esperança"

Versos de momento musical da cena II, "Os mesmos e os Caminheiros da Esperança", do 2º ato, 2º quadro, "Na Rua" ou "Central". Um tem carimbo do Museu Carlos Machado.
Título formal. Cópia manuscrita e cópia datilografada.

"Cosido à Portuguesa"

Versos do 1º ato, 1º quadro, "No Reino de Pantagruel". Têm carimbo do Museu Carlos Machado.
Título formal. Cópias datilografadas.

Versos

Versos do 4º quadro ["Na Aerogare"], 5º quadro ["Na Aldeia"] e do 6º quadro ["Na Cidade"], conforme documento PT/MCM/B/JB/4/11/2. Tem a indicação da autoria e data, tendo ainda o carimbo do Museu Carlos Machado.
Título atribuído. Cópias datilografadas.

"A Carne e o Bacalhau"

Partituras para piano, violino, clarinete, trompete, sax-alto, trombone e baixo da dança fox "A Carne e o Bacalhau". Versos de José Barbosa e música de Manuel Rui das Neves. Tem algumas anotações manuscritas de origem, carimbo do Centro de Documentação do Museu Carlos Machado e número antigo de inventário.
Documentos originais manuscritos. Título formal.

"João" e "Saudade"

Documentos incompleto com diálogos do 1º ato, "Na Mansão da Saudade". Têm carimbo do Museu Carlos Machado. Têm vincos e manchas.
Título atribuído. Cópias datilografadas e cópia manuscrita.

"Solidão"

Versos da autoria de José Leite Barbosa, estando um dos documentos assinado. Têm carimbo do Museu Carlos Machado. Apresentam manchas e vincos.
Título formal. Cópias manuscritas.

"Terra Linda"

Versos da apoteose do 1º ato de peça não identificada e serão da autoria de José Leite Barbosa. Versos escritos em fragmentos de folhas. Têm carimbo do Museu Carlos Machado.
Título formal. Cópias datilografadas.

"A Dança das Horas"

Documentos com versos do 2º ato, 11º quadro, "Moinhos de Vento". Têm carimbo do Museu Carlos Machado. Os exemplares datilografados têm marca de água: "Imperial".
Apresentam machas, vincos e marcas pelo uso de furador.
Título formal. Cópia manuscrita e cópias datilografadas, algumas, com anotações manuscritas.

Distrito Administrativo de Ponta Delgada

Recibos de pagamento emitidos pelo Distrito Administrativo de Ponta Delgada pelos foros pertencentes à Fazenda Pública. Documentos originais impressos com preenchimento manuscrito em português. Título atribuído.

"Canção das Sereias"

Versos de número musical do 1º ato, do 1º quadro, cena I - "Neptuno e as Sereias". Têm carimbo do Museu Carlos Machado. Os documentos apresentam machas.
Título formal. Cópia manuscrita e cópia datilografada.

"O Carrousel"

Partitura para piano, violino, baixo, trompete e sax-alto da apoteose de "O Carrousel". Versos de José Barbosa e música de Manuel Rui das Neves.
Tem algumas anotações manuscritas de origem, carimbo do Centro de Documentação do Museu Carlos Machado e número antigo de inventário.
Documentos originais manuscritos. Título formal.

"À Larga Coração À Larga"

Documentos com versos do momento musical "À Larga Coração À Larga". São versos da Cena V [Regresso à terra Natal].
Os documentos apresentam manchas, vincos e lacunas.
Título formal. Cópias datilografadas.

Augusta Olímpia do Canto e Medeiros

Cartas recebidas Augusta Olímpia, irmã de Ernesto do Canto, filha do 1º casamento de José Caetano Dias do Canto e Medeiros (1786/1858).
Título atribuído.

Envio de cereais

Recibos para pagamento pelo envio de trigo e milho para Lisboa. Documentos originais impressos manuscritos em português. Títulos atribuídos.

"Beijos de Fogo" ou "Beijos Fatais"

Documentos com versos da autoria de José Leite Barbosa (um apresenta assinatura e data). Não foi apurado qual a peça de integrarão. Têm carimbo do Museu Carlos Machado.
Título formal. Cópias datilografadas e manuscritas e original manuscrito.

"A Nossa Fajã"

Três exemplares dos versos de número musical do 9º quadro. Têm carimbo do Museu Carlos Machado.
Apresentam manchas de oxidação, vincos e marcas pelo uso de furador.
Título formal. Cópias datilografadas.

Diálogos

Documentos incompletos com diálogos das personagens "Salvado", "Transeunte", "Diabo", "João da Anica", "Polícia", "salvador", "Comissário" e "Excursionista". São cenas várias dos 1º e 2º atos. Alguns têm carimbo do Museu Carlos Machado. e marca de água: " Grahams Bank Post". Apresentam manchas e vincos.
Título atribuído. Cópias datilografadas

"Explicação do Amor"

Versos do 2º ato, 11º quadro, "Moinhos de Vento". Dois dos documentos têm carimbo do Museu Carlos Machado e um tem uma colagem com parte do texto. Apresentam manchas e vincos.
Título formal. Cópias manuscritas e cópias datilografadas.

José Jacinto da Luz

Conjunto de cartas em que José Jacinto da Luz é o destinatário. Tem cartas remetidas por José Maria Raposo do Amaral (1826/1901) e por Laureano Francisco da Câmara Falcão (1804/1868).
Título atribuído.

"Bonecos da Lagoa"

Letra de marcha popular que tem partitura no documento PT/MCM JB/B/3/8. Têm carimbo do Museu Carlos Machado.
Título formal. Cópias datilografadas.

"Marinheiros Zaragateiros"

Três documentos com versos do momento musical "Marinheiros Zaragateiros". Um dos documentos tem uma colagem com excerto de diálogo entre as personagens "Bolo Doce" e "Vira Casacas".
As folhas apresentam manchas, vincos e marcas pelo uso de furador. Dois documentos têm carimbo do Museu Carlos Machado.
Título formal. Cópias datilografadas com anotações manuscritas.

Caderno de orações

Unidade de instalação que consiste num caderno em que Ernesto do Canto escreveu algumas orações e modo de as "meditar". Documento original manuscrito em português. Título atribuído.

"Chuva a Potes", "Chuva e Sol" e "Pé de Vento"

Partituras para piano, violino, clarinete, trompete, sax-alto, baixo e trombone de marcha e samba. Letra de José Barbosa e música de Manuel Rui das Neves.
Tem algumas anotações manuscritas de origem, carimbo do Centro de Documentação do Museu Carlos Machado e número antigo de inventário.
Documentos originais manuscritos. Título formal.

Pagamentos a Jacinto Fernandes Gil

Contém três recibos passados por Jacinto Fernandes Gil por quantias pagas por José Caetano. Documentos originais manuscritos em português. Títulos atribuídos.

Dívidas a George [?]

Nestes documentos, José Caetano compromete-se a pagar o valor em dívida, indicando o mês para tal e assina. Em ambos há a nota, assinada pelo credor, em que este aponta que deveria pagar a quantia a ordem de Guilherme Brander. Este assina em como recebeu. Documento originais manuscritos em português. Títulos atribuídos.

"O Carnaval do Passado"

Versos de momento musical mas não foi apurada a que peça pertencerão. Têm carimbo do Museu Carlos Machado.
Título formal. Cópias datilografadas.

"Cigarro Colonial"

Partituras para violão e bandolim. Música de A. C. Silva.
Tem carimbo do Centro de Documentação do Museu Carlos Machado e número antigo de inventário.
Documentos originais manuscritos. Título formal.

Contribuição Industrial, Livros do art.º 133º

Formulário do Serviços de Divulgação e Esclarecimento da Direção Geral das Contribuições e Impostos [Ministério das Finanças] preenchido aquando da visita feita por aqueles serviços onde foram dadas informações sobre como efetuar a escrituração com instruções numa nota que se encontra anexada ao formulário.
O formulário é um documento original impresso com preenchimento manuscrito. Título atribuído. O documento anexo é datilografado.

"Chicharro"

Versos de momento musical do 1º quadro, "Na Mansão das Sereias", do 1º ato, cena VII, "Os mesmos e Chicharro e Sardinha". Têm carimbo do Museu Carlos Machado. Apresentam algumas manchas.
Título formal. Cópias datilografadas, uma com anotações manuscritas.

Manuel Cláudio de Almeida

Conjunto de cartas em que Manuel Cláudio de Almeida é um dos correspondentes, seja como remetente ou como destinatário.
Título atribuído.

José de Abreu

Carta dirigida a “Meu caro Ernesto do Canto”. O remetente escreve que só agora teve férias e que lhe aproveita para escrever. Refere que como Canto da Maya, ele vai já fugir de Lisboa, mas que antes vem cumprir a sua promessa, mencionando que a morada do Paulo Osório se sabe facilmente em Paris, pelo primeiro português que ele encontrar.
Esta carta continha dentro uma outra, também remetida por José Abreu mas a "Meu caro Paulo Osório". O remetente refere que o portador da carta é o grande amigo Ernesto Canto, que foi para Paris "cheio de gloria, p´ra mais glorias colher". Refere que é um verdadeiro artista, um bom amigo e belo companheiro de arte, mencionando a Paulo Osório que ele ainda ir ver Canto da Maia na primeira ordem dos escultores do mundo, mencionando ainda que ele deixou lá trabalhos em barro que são maravilhas. Escreve que não sabe a sua morada, e que lhe escreveu por duas vezes, para agradecer o livro que este lhe enviou, e a noticiar-lhe da publicação do seu livro.

"Ceia à Americana"

Letra de momento musical de peça não identificada. Um é um documento incompleto (página 4). Têm carimbo do Museu Carlos Machado.
Título formal. Cópias manuscritas.

Registo de despesas

Dois documentos com o registo das despesas a António José de Meireles relativo a peças de mobiliário e decorativas, chapéus de palhinha, entre outros. No final têm a nota do recebimento por parte do fornecedor e a data.

"Coro das Ninfas"

Partituras para piano, violino, clarinete, trompete, sax-alto, trombone e baixo de "Coro das Ninfas" de peça (?) "Barcarola" [revista "Lanterna Mágica"? de 1931]. Versos de José Barbosa e música de Manuel Rui das Neves. Tem carimbo do Centro de Documentação do Museu Carlos Machado e número antigo de inventário.
Documentos originais manuscritos. Título formal.

Obras da Secção de Arte, e outros assuntos

Contém o rascunho manuscrito de carta enviada a José Maria Álvares Cabral, Presidente da Direção do Museu Carlos Machado e cópia da mesma datilografada, mas com a referência das fotografias para completar fichas de inventário de obras significativas da Secção de Arte que enumera.

"Cigarros e Cigarrilhas Micaelenses"

Documentos idênticos com versos de momento musical. No canto superior direito têm manuscrito o nome da peças. Têm datilografado a autoria e a data e têm carimbo do Museu Carlos Machado.
As folhas apresentam manchas e vincos.
Título formal. Cópias datilografadas.

"As Aguas"

Versos do 3º ato, quadro I "Nas Furnas", cena IV, "Os mesmos o Terceto das Águas". Dois dos documentos têm carimbo do Museu Carlos Machado.
Título formal. Cópias manuscritas e cópia datilografada.

"Vira o Disco", poemas

Versos de momentos musicais: "Vira o Disco", "Vidas sem Rumo", "Lavadeiras", "Rosa do Adro", "Envergonhada", "Bordadeiras", "Granada", "Pedinte", "Voz do Povo", "Cautela Coração", e "Manhã na Aldeia".
Pode ser também uma peça "relâmpago" cuja atuação se proceda em intervalo de outra peça de maior dimensão. Tem carimbo do Museu Carlos Machado.
As folhas têm alguns vincos e marcas pelo uso de furador.
Título atribuído. Cópias datilografadas.

"Pontos nos iis"

Versos de momento musical. Um dos documentos tem carimbo do Museu Carlos Machado.
Apresentam manchas, vincos e rasgos.
Título formal. Cópias datilografadas.

Letras de versos para distribuir

Conjunto de documentos que consiste em letras de versos, com a indicação de que são para distribuir:
"Fado da Saudade"; "O Adeus"; "À Larga Coração À Larga"; "Coro dos Veraneantes"; "Hino em louvor do Senhor Santo Cristo dos Milagres"; e, "Lança-perfumes, Caldeirada, Cócóte e Seringa". Há um documentos que é um excerto de diálogo. Alguns dos versos serão momentos musicais de outras peças.
Título formal.
Cópias datilografadas e manuscritas.

1º orçamento

Contém duas cartas com informações sobre pedido e aprovação do orçamento entre outras relacionadas com questões do Museu.

Recibos de Bernarda Isabel do Canto

Documento composto [com título atribuído] que contém dois recibos que Bernarda Isabel do Canto (1792/1864), mulher de Bernardo Dias do Canto e Medeiros, emite para Manuel de Oliveira. Documentos originais manuscritos em português. Títulos atribuídos.

Cartas remetidas a irmã

Conjunto de cartas que José do Canto escreve a uma das irmãs. Apesar de não haver indicação explícita de qual das irmãs será a recetora das missivas, pela forma como a esta de dirige no cabeçalho, poderá ser Ana Adelaide do Canto (1816/1913).
Título atribuído.

[Alberto da?] Veiga Simões

Composto por duas cartas originais e manuscritas em português remetidas por [Alberto da?) Veiga Simões.
Título atribuído.

"É de Gritos"

Documento incompleto com texto da peça "É de Gritos". Na capa, para além da identificação da peça, tem carimbado: "Espectáculo do Grupo B _ (Não é permitida a assistência de menores de 10 anos). A folhas têm carimbo ou selo branco de "Aprovado" da Comissão de Exame e Classificação da inspeção de Espetáculos. Folhas numeradas no canto superior direito.
O segundo documentos, com o mesmo conteúdo, com manuscrita em destaque a palavra "Ponto", tem também carimbo do Museu Carlos Machado. Apenas esta tem numeração anterior.
Documento apresenta vincos, manchas e marcas peço uso de agrafador.
Título formal. Cópias datilografadas.

"Ao Raiar da Manhã"

Dois documento sob o título "Ao Raiar da Manhã". Num é identificado como sendo do 2º quadro (diálogos e versos), noutro como sendo do 3º quadro (versos da cena I, "Os Graxas"). Serão do 1º ato e apresentam carimbo ou selo branco que não foi identificado e carimbo do Museu Carlos Machado.
Os documentos estão machados e com vincos.
Título formal. Cópias datilografadas com anotações manucritas.

Depósito de Arte Sacra

Contém duas cópias de cartas em que a Diretora da Secção de Arte do Museu Carlos Machado solicita peças de Arte Sacra para serem colocadas em depósito no Museu.

Apontamentos sobre o Atlas Manuscrito Christofolo Soligo

Descreve o Atlas datado de 1489, feito em Veneza, que contém um mapa referente aos Açores com as designações dos primórdios das ilhas açorianas. Menciona, também, a carta de doação de 1460 do Infante D. Fernando publicada no Archivo dos Açores (Vol. I, página 14) onde também constam os nomes das ilhas. Escreve que através do mapa de Soligo, com os nomes e posições, se apreende quais são e dá exemplos. Na mesma obra há mais mapas onde surge o Arquipélago com os nomes mais atuais. O anexo, páginas A a F,identifica outros mapas do mesmo Atlas que considera de menor importância.

Results 1 to 100 of 297