Mostrar 23 resultados

Descrição arquivística
SC
Previsualizar a impressão Hierarchy Ver:

Teatro, música e poesia

Secção [com título atribuído] constituída por documentação relacionada com a atividade teatral como correspondência, e outras informações e panfletos ou programas de peças de teatro. Na sua maioria, esta Secção integra documentos fruto da produção teatral e poética de José Leite Barbosa, englobando também peças de outras autorias. Consta, igualmente, um conjunto de partituras de músicas das peças da autoria José Leite Barbosa e de outras.

Sétima Legislatura

Esta secção contém fotografias referentes às diversas atividades onde esteve presente o Sr. Presidente do Governo Regional dos Açores ou membros do governo em sua representação. Contém a coleção fotográfica do VII Governo Regional dos Açores que governou os Açores de 09-11-1996 a 15-11-2000.

Presidência do Governo Regional dos Açores. 1976-

Sexta Legislatura

Esta secção contém as reportagens fotográficas efetuadas no decorrer do VI Governo Regional dos Açores, do qual foi Presidente Alberto Romão Madruga da Costa. Inclui fotografias captadas durante as atividades onde esteve presente o Sr. Presidente do Governo Regional ou de membros do governo em sua representação.

Quinta Legislatura

Esta secção contém fotografias referentes às diversas atividades onde esteve presente o Presidente do Governo Regional dos Açores ou membros do governo em sua representação. Contém a coleção fotográfica referente ao período que engloba o V Governo Regional dos Açores.

Presidência do Governo Regional dos Açores. 1976-

Quarta Legislatura

Esta secção contém fotografias referentes às diversas atividades onde esteve presente o Sr. Presidente do Governo Regional dos Açores ou membros do governo em sua representação. A imagens foram captadas no período de vigência do IV Governo Regional, que decorreu de 30 de novembro de 1988 a 28 de outubro de 1992.

Primeira Legislatura

Esta secção contém fotografias referentes às diversas atividades onde estive presente o Sr. Presidente do Governo Regional dos Açores, Dr. João Bosco Mota Amaral, ou membros do seu governo.
A coleção fotográfica é referente ao I Governo Regional dos Açores, que abrange os anos de 1976 a 1980. Fazem parte deste conjunto documental reportagens fotográficas, tais como: tomadas de posse do Governo Regional; visitas oficiais a várias ilhas dos Açores; visitas a empreendimentos e obras em cursos; visita do Presidente à Califórnia; Conselho da Europa; Visita à Região do 1ª Ministro, Sá Carneiro, e do Presidente da República, Ramalho Eanes; Terramoto de janeiro de 1980, etc...

Oitava Legislatura

Esta secção contém as reportagens fotográficas referentes às diversas atividades onde esteve presente o Presidente do Governo Regional dos Açores, Carlos César, ou de membros do governo em sua representação. Contém a coleção fotográfica do VIII Governo Regional dos Açores.

Nona Legislatura

Esta secção contém fotografias referentes às diversas atividades onde esteve presente o Sr. Presidente do Governo Regional dos Açores ou de membros do governo em sua representação. Contém a coleção fotográfica do IX Governo Regional dos Açores.

Presidência do Governo Regional dos Açores. 1976-

Gabinete de Protocolo e Relações Públicas

Contém a documentação produzida e recebida pelo Gabinete de Relações Públicas da Presidência do Governo Regional dos Açores, no âmbito da realização das suas atividades. Apesar do Gabinete de Relações Públicas apenas ter surgido na orgânica da Secretaria-Geral da Presidência através do Decreto Regulamentar Regional n.º 12/88/A, de 18 de julho, já em finais de 1980 se efetua a organização de protocolo que será mantida após o surgimento oficial do gabinete. Até 1980 todo a informação sobre vistas oficiais de individualidades aos Açores está em processos na Secção de Expediente da Secretaria-Geral.

Gabinete de Imprensa dos Açores

Esta seção contém documentação relacionada com publicações periódicas, discursos e mensagens provenientes do Gabinete do Presidente do Governo Regional dos Açores, notícias remetidas pelas Autarquias Locais dos Açores. Por outro lado, documentação/notícias da parte do Gabinete de Relações Públicas e das diversas secretarias regionais, relacionadas com a atuação dos membros do Governo. É composta ainda, por coleções de recortes de imprensa nacionais e das regiões dos Açores e Madeira.

Região Autónoma dos Açores. Gabinete de Imprensa dos Açores. 1976-1998

Foto Gráfica de José Leite Barbosa

Secção [com título atribuído] constituída por documentação relativa à atividade comercial de José Leite Barbosa, a firma Foto Gráfica. Os documentos dizem respeito a obrigações fiscais, férias de pessoal, indemnizações, multas e quotizações sindicais.
Há documentos originais e cópias, impressos, datilografados e manuscritos.

Décima Primeira Legislatura

Esta secção contém fotografias referentes às diversas atividades onde estiveram presentes o Presidente do Governo Regional dos Açores, Vasco Ilídio Alves Cordeiro, ou membros do seu governo.
A coleção fotográfica é referente ao XI Governo Regional dos Açores, que abrange os anos de 2012 a 2016.

Presidência do Governo Regional dos Açores. 1976-

Décima Legislatura

Esta secção contém fotografias referentes às diversas atividades onde esteve presente o Sr. Presidente do Governo Regional dos Açores ou de membros do governo em sua representação. Contém a coleção fotográfica do X Governo Regional dos Açores.

Presidência do Governo Regional dos Açores. 1976-

Documentos fotográficos

Conjunto de fotografias de família e amigos, albuminas e reproduções em papel, muitas acondicionadas em álbuns. Contém imagens da família Dias do Canto e Medeiros e, algumas, da família Machado de Faria e Maya. Há fotografias mais recentes de Canto da Maya com a família mais próxima como pais, irmãos, filhos e as duas mulheres. Há, igualmente, várias fotografias das esculturas.
Deste conjunto do fotografias, para além das que constam da aquisição deste Arquivo à filha mais nova [Marie Ysabelle do Canto da Maya], há as que integram a doação adicional de Yves Colman [neto de Canto da Maya, filho de Violante do Canto da Maya].
Os documentos fotográficos são a cores e a preto e branco. Para além destes, faz parte da aquisição um lote de imagens em vidro [de familiares e outros] que integram o banco de imagens do Museu Carlos Machado.

Documentos de terceiros

Secção [com título atribuído] que contém um conjunto de documentação de autoria ou posse de pessoas que não fazem parte dos Ramos Familiares da Secção B ou que não puderam ser a estes associados. Contém correspondência, textos, apontamentos, recibos, faturas, entre outros.
Seja como um dos correspondentes das cartas ou autores de textos, notas ou recibos/faturas, há nomes que podem ser encontrados nesta documentação como António Vicente Peixoto, Eusébio Dias Poças Falcão (1814/1870), José Jacinto da Luz, Manuel Cláudio de Almeida, José Maria Raposo do Amaral (1826/1901), Laureano Francisco da Câmara Falcão (1804/1868), Armando Côrtes-Rodrigues (1891/1971), Jacinto Pacheco de Castro, Cláudio Jardiné, António de Faria do Canto e Francisco Afonso da Costa Chaves e Melo (1797/1863), entre outros.

Doação Yves Colman

Esta Secção [com título atribuído] é constituída por um ingresso adicional por doação de Yves Colman, (neto de Canto da Maya, filho de Violante Canto da Maya) em novembro de 2021. A doação integra correspondência (transcrições impressas de cartas que Canto da Maya enviou aos pais, uma carta original que lhe foi enviada pela mãe); de Ernesto do Canto (1831/1900) há um livro com registos muito variados de notas/apontamentos, textos como rascunhos de cartas ou transcrições de cartas recebidas, notas histórias e pessoais e 4 listas de títulos bibliográficos. Contém documentos sobre as averiguações feitas à morte de Júlio Canto da Maya (1920/1940); um rascunho de aditamento a um contrato de arrendamento rural; um desenho de Canto da Maya para a filha Violante e o impresso sobre o filme "Hino de Amor" sobre Canto da Maya.
Há cópias e originais, impressões, documentos datilografados e manuscritos.